Art Noveau e Art Déco

Descripción

Slide para a apresentação no dia 17/05 da disciplina de Artes (Professora Meire).
Leticia Barros
Diapositivas por Leticia Barros, actualizado hace más de 1 año
Leticia Barros
Creado por Leticia Barros hace más de 8 años
459
13

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

Diapositiva 2

    Art Nouveau: Contexto Histórico
    Surgiu na França, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Euroupa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.

Diapositiva 3

    Inspirava-se na natureza; Abandono de linhas retas; Riqueza de detalhes; Valorização do artesanato; Linhas curvas e assimétricas; Uso de flores e plantas para dar ideia de movimento, ou então insetos, para dar dinâmica às formas; Se opunha às máquinas e seus produtos industrializados e produzidos em massa; Percursor da arquitetura moderna; Visa inserir-se a vida cotidiana, atendendo as mudanças sociais e o ritmo movimentado da vida moderna. 
    Art Nouveau: Características

Diapositiva 4

    O movimento social e estético inglês liderado por William Morris (1834-1896), Arts & Crafts, está nas origens do Art Nouveau. Rompendo com a distinção entre Belas-artes e artesanato, lutando pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e tentando recuperar o ideal de produção artesanal colectiva, segundo o modelo das guildas medievais.
    Art Nouveau: William Morris

Diapositiva 5

    Art Nouveau: Arthur Heygate Mackmurdo
    Situou-se na Inglaterra a primeira manifestação concreta do art nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A igreja de Wren em Londres).  

Diapositiva 6

Diapositiva 7

Diapositiva 8

Diapositiva 9

    Art Déco: Contexto Histórico
    Vigorou nas décadas de 1920 e 1930 (aproximadamente). Foi a transição de dois momentos bem distintos: o eclético e o moderno. Seu nome teve origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internacionale dês Arts Décoratifs et Industriels Modernes) que ocorreu em Paris em 1925. Numa época em que o estilo eclético já não dava mais conta da produção que o século XX demandava, emerge o Art Deco, com suas formas menos rebuscadas e mais geometrizadas.

Diapositiva 10

Diapositiva 11

    Art Déco: Características
    Possuem linhas geométricas, ecalonares, privilegiando a aerodinâmica; Inspiração em culturas antigas, como Grécia, Egito, África e as culturas sul-americanas; Movimento ligado ao American Way Of Life; É uma mistura de arte nova e arte primitiva; Influenciado pelo cubismo, construtivismo e futurismo; É um movimento heterogêneo, requintado e exótico; No urbanismo, valorizam a esquina e surgemvários fios elétricos que passavam em frente as edifícações, tornando assim o local mais poluído, por causa da revolução indústrial; Divisão do edifício em 3 partes (base, corpo e coroamento); No padrão decorativo Art Deco predominam linhas retas e circulares estilizadas, e formas abstratas; Emprego dos materiais: marfim, jade e laca.
    Pie de foto: : Cristo Redentor, maior escultura Art Déco do mundo

Diapositiva 12

    Art Déco: Arquitetura
    Art Déco foi essencialmente um estilo decorativo que combinava luxo, e ornamentação formal, e que apresentava cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas; Muitos designers da Arte Déco rejeitaram os materiais tradicionais (ou industriais) e preferiam materiais nobres — como o ébano, o mármore, a laca e madeiras raras; Uma característica da Art Déco é a exaltação da monumentalidade, muito de acordo com o novo-riquismo da «Golden Age» norte-americana, numa era onde o poder industrial e a expansão capitalista servia uma élite afluente, dedicada ao lazer.

Diapositiva 13

    Pintura: Tamara de Lempicka
    Pintora polaca art déco, sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza europeia e socialites. As Linhas Art Deco são retas e angulares, mas também curvas, circulares e oval, não no sentido de Art Nouveau floral, mas com formas geométricas como o hexágono e pentágono. Silhuetas humanas são finas e leves, com vestidos de seda em linha reta ou encaixotados e brilhante.
    Pie de foto: : Tamara de Lempicka, auto-retrato

Diapositiva 14

Diapositiva 15

Diapositiva 16

    Mais exemplos de Art Nouveau na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                         http://art-noveau-love.tumblr.com/                                                                                                              https://br.pinterest.com/sharla39/botanical-william-morris/ Mais exemplos de Art Déco na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                                         http://decoarchitecture.tumblr.com/
    Extras

Diapositiva 17

    Fontes:
    https://arquitracobrasil.wordpress.com/art-deco/ http://tuxedoronny.tumblr.com/post/26354032073/dear-tumblr-users-art-nouveau-is-not-art-deco http://globomidia.com.br/educacao/art-nouveau http://tipografos.net/designers/art-deco.html
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ArqFlashcards
Carlos Eduardo Plens
Resumen sobre Los Reyes Católicos
maya velasquez
Ejemplo Prueba de Inglés para el Saber Pro
D. Valenzuela
Deeper Learning
Maya V.
Fomentando la Creatividad en el Aula
Diego Santos
Mapa Mental Administración Financiera
Cristian Neftalí
Herencia Genética básica
Catalina Ramos
Enlaces Químicos
Camila Barbosa
Estructura Titulo V. Revisión actos en vía administrativa, Ley 39/2015, de 1 de octubre de procedimiento administrativo común
Javier A