A teoria de controle ou teoria de controlo - dentro da
engenharia e da matemática - trata do comportamento de sistemas dinâmicos. A
saída desejada de um sistema é chamada de referência. Quando uma ou mais
variáveis de saída necessitam seguir uma certa referência ao longo do tempo, um
controlador manipula as entradas do sistema para obter o efeito desejado nas
saídas deste sistema.
Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a revolução industrial, no final do século 19. As funções de controle eram implementadas através deengenhosos dispositivos mecânicos, os quais automatizavam algumas tarefas críticas erepetitivas das linhas de montagem da época.
Nos anos 20, os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés e contadores. A lógica a relés viabilizou o desenvolvimento de funções de controle mais complexas esofisticadas.Na indústria moderna, a lógica a relés é raramente adotada para o desenvolvimento de novos sistemas de controle, mas ainda é usada em um grande número de sistemas antigos .
No início dos anos 70, os primeiros computadores comerciais começaram a serutilizados como controladores em sistemas de controle de grande porte.Os primeiros computadores eram grandes, caros, difíceis de programar e muito sensíveis à utilização em ambientes “hostis” encontrados em muitas plantas industriais. A partir de uma demanda existente na indústria automobilística norte-americana, o Programmable Logic Controller (PLC), ou Controlador Lógico Programável (CLP), foi desenvolvido nosinício dos anos 70. O CLP é um computador projetado para trabalhar no ambienteindustrial.
Com o objetivo de melhorar a qualidade e viabilizar a reutilização de programas, existecada vez mais pessoas trabalhando com sistemas orientados a objetos. Nestes sistemas, os elementos reais de processo como motores, válvulas e controladores PID são programados através de objetos de software armazenados em bibliotecas. Estes objetos são devidamente testados e possuem interfaces de dados padronizadas.