Pie de foto: : Rebelião de escravos africanos na colônia de São Domingos
Diapositiva 3
A colônia de São Domingos
Os espanhóis chegaram a Ilha Hispaniola, onde hoje estão o Haiti e a República Dominicana, em 1492. A Espanha, porém, estava mais interessada em explorar a parte continental da América e, em pouco tempo, acabou abandonando algumas regiões da ilha.
Pie de foto: : Escravos trabalhando na colônia de São Domingos
Diapositiva 4
Em 1697, a Espanha reconheceu a soberania francesa na parte ocidental de Hispaniola. Ali foi fundada a colonia de São Domingos. Instalados na colônia, os franceses desenvolveram o cultivo do café, anil, cacau, algodão e outros artigos. Porém, o principal empreendimento dos colonos foi a produção de açúcar.A principal mão de obra utilizada nas plantações da ilha era a de escravos africanos.Na lavoura, os escravos eram submetidos a uma dura rotina de trabalho, semelhante à dos escravos no Brasil.
Diapositiva 5
O levante dos jacobinos negros
Em 1791, durante o processo revolucionário na França, a Assembléia Constituinte do país aprovou a igualdade de direitos entre toda a população de São Domingos, mas manteve a escravidão. No mesmo ano, diante das péssimas condições de vida a que estavam submetidos, os escravos africanos no norte da colônia iniciaram uma rebelião.
Pie de foto: : Revolta de escravos na colônia francesa
Diapositiva 6
Quando o governo jacobino aboliu a escravidão nas colônias francesas, no período do Terror, o clima revolucionário se disseminou por São Domingos.Três anos após os levantes, um ex-escravo aderiu ao movimento: François-Dominique Toussaint L'Ouverture. Ele acabou liderando as revoltas dos escravos africanos e organizou um exército disciplinado de combates.
Pie de foto: : François-Dominique Toussaint L'Ouverture
Diapositiva 7
Em 1801, Napoleão Bonaparte decidiu intervir na ilha para conter a revolta e restabelecer a escravidão, enviando cerca de 25 mil soldados à região. Após diversos conflitos, Toussaint foi capturado e levado à França, onde morreu na prisão em abril de 1803.Liderados agora pelo ex-escravo Jean-Jacques Dessalines, os escravos prosseguiram os combates e conseguiram expulsar o exército francês da região. Em 31 de dezembro de 1803, a Declaração de Independência do novo país foi aprovada e a colônia de São Domingos foi proclamada independente, recebendo o nome de Haiti.