slide história

Descripción

w jthug3hgbbsfuuhwkjfg
eduardo proner
Diapositivas por eduardo proner, actualizado hace más de 1 año
eduardo proner
Creado por eduardo proner hace más de 8 años
192
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

Diapositiva 2

    Pie de foto: : Napoleão Bonaparte.
    A revolução chega à América
     Os acontecimentos na Europa napoleônica mudaram os rumos do continente americano.   As tropas de Napoleão Bonaparte difundiam os liberais da Revolução Francesa e pregavam o fim dos privilégios comercias das metrópoles, alimentando a insatisfação de alguns países europeus com o domínio colonial.A liberdade comercial com o continente americano também foi incentivada pela Inglaterra.

Diapositiva 3

    Pie de foto: : Juntas de Governo.
    José Bonaparte
     O evento que marcou mais diretamente as colônias espanholas ocorreu em 1808, quando Napoleão Bonaparte ocupou a Espanha e nomeou seu irmão, José Bonaparte, como o novo governante do país. Com o objetivo de coordenar a resistência ao invasor Francês e exercer o poder na ausência do rei, um movimento espanhol organizou as juntas de governo. 

Diapositiva 4

Diapositiva 5

    Países independentes na América
    Principais países: Brasil: 1822 - - - México: 1821 Argentina: 1816 - - - Haiti: 1804  Chile: 1818 - - - Paraguai: 1811 Uruguai: 1828 - - - Equador: 1822 Bolívia: 1825 - - - Colômbia: 1819 Peru: 1821 - - - Jamaica: 1962Venezuela: 1819.

Diapositiva 6

    A organização política e econômica.
     No final do século 18, os domínios espanhóis na América encontravam-se divididos em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais.
     A base da economia das colônias era a mineração, além da agricultura e da pecuária.

Diapositiva 7

Diapositiva 8

    Crescimento econômico
     Por volta de 1800, o crescimento econômico nas colônias era evidente. A maior parte da população colonial, entretanto, pouco usufruía desse desenvolvimento.
     Uma elite formada por Espanhóis, os chapetones, e seus descendentes, os criollos, explorava cerca de 15 milhões de pessoas, a grande maioria mestiça, índia e escrava de origem africana.    

Diapositiva 9

    Chapetones
     Branco nascido na Europa e habitantes das colônias espanholas na América. Eram proprietários de terras e minas e ocupavam o postos mais altos na administração. 
    Pie de foto: : Chapetones

Diapositiva 10

    Criollos
    Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas. 
    Pie de foto: : Criollos

Diapositiva 11

    As guerras pela independência
    Entre 1810 e 1815, os criollos lideraram várias revoltas e tentativas de independência nas capitanias da Venezuela e do Chile e nos vice-reinados do Rio da Prata e da Nova Espanha.
    Pie de foto: : Revoltas lideradas por criollos

Diapositiva 12

    Significado de independência, para eles.
    Para os criollos e chapetones, a independência representava liberdade política e liberdade econômica. Considerando essa autonomia, as elites americanas poderiam escolher seus parceiros comerciais e atuar de maneira independente no mercado internacional.
    Para os indígenas e boa parte dos mestiços, liberdade significava o fim dos tributos e a promessa de melhores condições de vida e de trabalho.

Diapositiva 13

Diapositiva 14

    José de San Martín
    Governador da província de Mendoza, uniu-se às forças rebeldes que combatiam o governo espanhol, no Chile. Após duas vitórias contra os espanhóis, tornou a região independente. Segui então para o Peru.

Diapositiva 15

    Simón Bolívar
    Em 1819, após combater os espanhóis, proclamou na região a independência da Grã-Colômbia. Três anos depois um de seus generais, Antônio de Sucre, libertou o Alto Peru. Ai surgia a Bolívia.

Diapositiva 16

    Grã - Colômbia
     Compreendia, principalmente, os territórios das atuais repúblicas da Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela. Três anos depois, um de seus generais, Antônio de Sucre, liberou o Alto Peru. Nasceria ali um novo país, a Bolívia.

Diapositiva 17

    Uma América unida
    Pie de foto: : América unida
    Simón Bolivar afirmava sonhar com o dia em que veria a América unida. Em um de seus mais famosos documentos, a Carta de Jamaica (1815), Bolívar defendeu a união americana, dizendo ser a única saída para se obter a independência.

Diapositiva 18

     A proposta mais ambiciosa de Simón Bolívar era a criação de uma confederação capaz de integrar uma faixa de terra que se estendia da Guatemala até a Bolívia. Não incluía o México, a área do Rio da Prata ou o Brasil. Bolívar temia que a inclusão do México ou da região de Buenos Aires colocasse em risco a hegemonia venezuelana.
    O principal temor de Simón Bolívar, no entanto, se dirigia contra as supostas pretensões de o Império Brasileiro dominar o continente, que, segundo ele, ameaçava avançar sobre terras vizinhas, antes e depois de sua independência. O sonho de Bolívar não se realizou.
    A proposta

Diapositiva 19

    Bolívar hoje
    No dia 16 de julho de 2010, o presidente da Venezuela Hugo Chávez acompanhou, ansioso, a exumação dos ossos de Simón Bolívar. O evento e as declarações do presidente naquela ocasião reafirmavam a admiração do presidente por Bolívar e a disposição de se apresentar como seu herdeiro.
    Pie de foto: : Simón Bolívar hoje.

Diapositiva 20

    Curiosidades
     A Revolta de Túpac Amaru: Entre 1780 e 1781, no Vice-Reinado do Peru, eclodiu uma revolta indígena contra a mita, liderada pelo cacique Túpac Amaru. Por muito tempo a rebelião foi considerada precursora dos movimentos de independência no Peru. Porém, desde a década de 1970, historiadores argumentam que a revolta não se voltou conta o domínio metropolitano, mas por melhores condições de vida e de trabalho para os indígenas.
    Pie de foto: : Revolta

Diapositiva 21

    Pie de foto: : Uruguai
    O caso do Uruguai
    Entre 1811, a Banda Oriental do Vice-Reinado do Rio da Prata foi invadida pelos luso-brasileiros. Para emancipar a região, o general José Gervasio Artigas uniu-se à junta revolucionária de Buenos Aires e sitiou Montevidéu, expulsando os invasores.   

Diapositiva 22

    Em 1815, as tropas de Artigas também expulsaram os espanhóis da cidade, onde o líder revolucionário instalou um governo independente. Artigas, entre outras medidas, promulgou uma lei que previa os confisco de terras e sua distribuição entre índios, negros livres e criollos pobres. Dois anos depois, os luso-brasileiros realizaram novos ataques e, em 1821, a Banda Oriental foi anexada ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Los Reyes Católicos y la Organización del Estado
maya velasquez
INGLES PRONOMBRES 73
Pedro Fernández
Fichas Verbos inglés - español (131)
JOWANI BELLO MELO
Las Alteraciones
mariajesus camino
Análisis de una Pintura
Diego Santos
CUADRO SINÓPTICO DE LOS TRASTORNOS DE LA PERSONALIDAD
Luz Contreras
III. FORMACIÓN Y DESARROLLO PROFESIONAL DE LOS MAESTROS
DIRECCIÓN GENERAL DE EDUCACIÓN FISICA FEDERALIZADA
MAPA MENTAL - BASES EPISTEMOLÓGICAS
Víctor Giovanny Alvarez Gómez
Paso 2 - Planificación
lucenith rosado
CORRELATOS DEL DELITO.TEMA 3
Rafael Perez
Texto Narrativo
Diana Banda