Sistema de Justiça

Descripción

Introdução
Bruno Vieira
Diapositivas por Bruno Vieira, actualizado hace más de 1 año
Bruno Vieira
Creado por Bruno Vieira hace casi 8 años
122
3

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    Instituições Jurídicas
    - Poderes constituídos do Estado (Divisão de Poderes)- Criou também mecanismos de controles recíprocos (Checks and balances)- o Sistema da Justiça Brasileira: O Poder Judiciário; O Ministério Público; e as demais Instituições constitucionalmente incumbidas das funções essenciais à Justiça, de natureza pública: a Advocacia Pública e a Defensoria Pública, Polícia Federal e a Policia Civil.

Diapositiva 2

    Poder Judiciário
    - O Poder Judiciário é um dos Três Poderes clássicos previstos na Constituição (Art. 2º), e tem como função a administração da Justiça e como verdadeiro mister a guarda da Constituição. Não se consegue conceituar um Estado Democrático de Direito sem a existência de um Poder Judiciário, autônomo e independente, para o pleno exercício de suas funções. Daí as garantias que seus membros gozam, asseguradas pela própria Constituição, como a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídios. - A magistratura é exercida pelo Poder Judiciário, composto de juízes e desembargadores (magistrados), cuja missão é julgar as chamadas "causas" que podem opor cidadãos ou en­ volver o Poder Público, aplicando a Constituição Federal e a lei ao caso concreto. O juiz é quem diz como a lei será aplicada, interpretando-a de acordo com o sistema jurídico e com os fios sociais para promover a Justiça.

Diapositiva 3

    Ministério Público
    - Já o Ministério Público, consagrado com novo perfil em nossa Constituição e situado fora da estrutura dos demais poderes da República, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático de Direito e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (Artigo 127 da CF). Para tanto, também lhe foi conferida uma estrutura organizacional própria, com autonomia, independência e garantias. - O Ministério Público é uma instituição permanente e fundamental da Justiça. É composto por seus membros, denominados promotores e procuradores de justiça, dentre outras nomenclaturas. Tem por missão a defesa dos interesses da sociedade, como a proteção do meio ambiente, do consumidor, do patrimônio histórico e artístico, das minorias étnicas e sociais e outras elencadas na Constituição Federal. Para tanto, o Ministério Público se vale de instrumentos como o inquérito civil, a ação civil pública e tem o direito de processar, com exclusividade, o indivíduo na prática dos crimes de ação penal pública. Características importantes do Ministério Público são a imparcialidade e a independência, sendo também chamado de advogado da sociedade em razão da defesa dos interesses da coletividade.

Diapositiva 4

    Advocacia
    - A Advocacia Pública, inserida constitucionalmente no novo texto magno, é instituição que, diretamente ou por intermédio de órgão vinculado, representa a União; os Estados e o Distrito Federal; e os Municípios, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. - A advocacia privada também se caracteriza como uma função essencial da Justiça, e está historicamente ligada ao fortalecimento da democracia e da luta pelos direitos sociais. Para exercer a advocacia, o indivíduo deve ser bacharel em Direito e ser aprovado no exame da OAB, o que o habilita a prestar consultoria jurídica e defender os interesses de seus clientes em juízo, dentre outras funções. A OAB é a entidade que representa os advogados do país e exerce funções públicas, como a possibilidade de ingressar com ações específicas perante o Supremo Tribunal Federal e dar diretrizes para o currículo das faculdades de Direito.

Diapositiva 5

    Defensoria Pública
    - A Defensoria Pública, prevista na Constituição Federal como instituição essencial à função jurisdicional do Estado, está incumbida da orientação jurídica, da promoção dos direitos humanos e da defesa em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, dos necessitados. 

Diapositiva 6

    Polícia
    - Policia Federal e as Polícias Civis, que também possuem previsão constitucional, são destinadas a apurar as infrações penais e atuar como polícia judiciária, na forma preconizada no Artigo 144 da CF, sendo dirigidas por delegados de polícia, privativamente bacharéis em direito.

Diapositiva 7

Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Griego - Vocabulario Básico
maya velasquez
Libros Recomendados
Diego Santos
Test Primera Guerra Mundial
juanmadj
Vocabulario aspecto físico (FRANCÉS)
batcot96
Elaboración de mapas mentales
ortenzias
PRESENT CONTINUOS
fapn
Historia de Colombia
orfavictoria
REPASO DE ANEMIAS
Claudia Genoveva Perez Cacho
Metodos de separacion de mezclas
elkin parada
Test de Ecuaciones Bicuadradas
MANUEL LUIS PÉREZ SALAZAR