Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da QualidadeAvaliações consistem na atribuição de valor. No meio acadêmico há uma tendência natural de minimizar e simplificar as avaliações, a fim de atender às expectativas da sociedade, dos pais, alunos e gestores.Uma consequência desta visão é metodologia das questões objetivas para atribuições de notas. Algo retrógrado, impessoal e puramente tecnicista, cujo resultado pode ser fornecido por uma máquina.
O caráter simplista das avaliações tradicionais limitam talentos e não refletem o verdadeiro aprendizado do aluno.São decorrentes das condições de trabalho e das necessidades de cumprir expectativas e atender aos planos de ensino das instituições.
Pie de foto: : DEU BRANCO...
Diapositiva 3
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Luiz Fernandes Dourado e João Ferreira de Oliveira analisaram com clareza a questão da qualidade da educação, analisando suas diversas significações e dimensões, sob a ótica de um horizonte teórico-conceitual.Através do texto foi possível compreender as dimensões intra e extraescolares; a necessidade de consideração do contexto sócio-econômico da comunidade; a importância da criação de condições para oferta de ensino de qualidade social; o reconhecimento da qualidade da escola para todos com alicerce na promoção e atualização histórico-cultural; a importância do financiamento público etc.
Diapositiva 4
ÍNDICE DO DESENVOLVIMENTO
O Índice do Desenvolvimento da Educação Básica consiste em um indicador de metas a serem atingidas (objetivos em prazos determinados).O IDEB leva em consideração a taxa de rendimento escolar e a média de desempenho em exames oficiais, tendo como base no censo do INEP e nas médias da Prova Brasil e do Saeb.
Diapositiva 5
COMPOSIÇÃO DO Saeb
O Saeb (Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica) é composto, basicamente, da Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica), com objetivo de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira; da Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), com o objetivo de avaliar o rendimento em escolas públicas; e da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), que avalia níveis de alfabetização e letramento.
Um exemplo de exame em larga escala, implantado no Brasil no final dos anos 90, foi capaz de unificar os vestibulares, através de um sistema unificado de seleção acadêmica para ingresso em cursos de graduação de instituições públicas e provadas.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Diapositiva 7
Na presente aula abordamos a questão da qualidade do ensino e das políticas de avaliação da educação brasileira. Alguns pontos importantes foram observados:1) O financiamento da educação como base material;2) Os fatores condicionantes da qualidade da educação;3) O financiamento da educação como política de Estado;4) O controle da sociedade civil organizada;5) Avaliações pedagógicas como diagnóstico de problemas;6) A abordagem de conceitos mais amplos acerca das avaliações;7) O IDEB como indicador de desenvolvimento;8) O SAEB como sistema de avaliação para estabelecer uma visão de conjunto e estabelecer diagnósticos; e9) A razão de existência do INEP.
ABORDAGENS GERAIS
Diapositiva 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHUEIRI, M. S. F. Concepções Sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008;DOURADO, L. F e OLIVEIRA, J. F. A Qualidade da Educação: Desafios e Perspectivas. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009; eFRANCO, C. e BONAMINO, A. O ENEM para o Contexto das Políticas para o Ensino Médio. Química Nova na Escola N° 10, nov. 1999.