+ Conceito: O termo presidencialismo de coalizão foi criado pelo cientista político Sérgio Abranches, em 1988, e significa o ato de fechar acordos e fazer alianças entre partidos políticos forças políticas em busca de um objetivo específico. Para o professor Adriano Codato, esses acordos entre partidos são, normalmente, com a finalidade de ocupar cargos em um governo.
Diapositiva 2
Crise
+ O QUE O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO TEM A VER COM A CRISE POLÍTICA HOJE?Perda de apoio pode ser facilmente interpretada como um dos principais pilares da atual crise política. Uma vez que o governo não conta mais com a sustentação de uma base no Legislativo, sua capacidade de governar cai significativamente, fazendo com que a aprovação de leis de interesse do governo, bem como a execução de políticas públicas fiquem severamente prejudicadas.
Diapositiva 3
Pontos positivos e negativos
+ Positivos O presidencialismo de coalizão decorre do sistema de freios e contrapesos existentes entre os três poderes, considerado fundamental para o equilíbrio do poder político em uma república. O Poder Legislativo tem formas efetivas de fiscalizar e submeter o trabalho do Poder Executivo, o que em teoria é muito positivo, já que evita posturas ditatoriais por parte do chefe de governo, por exemplo.+ Negativos Há constante iminência de crises. Caso o Executivo conte com um presidente pouco hábil na arte de negociar, poderá ter sua governabilidade reduzida.
Diapositiva 4
Soluções
+ Reduzir o tamanho da máquina pública+ Criar mecanismos para reduzir a fragmentação partidária+ Reforma Política (Alterar o sistema representativo)