DIREITO INFÂNCIA E JUVENTUDE

Descripción

DIREITO INFÂNCIA E JUVENTUDE Diapositivas sobre DIREITO INFÂNCIA E JUVENTUDE, creado por Neury N el 10/07/2017.
Neury N
Diapositivas por Neury N, actualizado hace más de 1 año
Neury N
Creado por Neury N hace más de 7 años
10
0

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

    PRINCÍPIO DA PRIORIDADE ABSOLUTA
    ART. 227 CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88  É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.    O caput do artigo 227 reafirma às crianças, jovens e adolescentes todos os direitos fundamentais que a constituição já nos apresentou, colocando-os em situação prioritária considerando a sua condição de vulnerabilidade. Os direitos e as proteções garantidas pelo caput do artigo são DEVERES não apenas do Estado, mas também da família e da sociedade.

Diapositiva 2

    SAÚDE DAS CAJ
     1º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo aos seguintes preceitos:   I - aplicação de percentual dos recursos públicos destinados à saúde na assistência materno-infantil; II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.  2º A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.

Diapositiva 3

    DIREITO A PROTEÇÃO ESPECIAL
    3º O direito a proteção especial abrangerá os seguintes aspectos: I - idade mínima de quatorze anos para admissão ao trabalho, observado o disposto no art. 7º, XXXIII; II - garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; III- garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem à escola;  IV - garantia de pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, igualdade na relação processual e defesa técnica por profissional habilitado, segundo dispuser a legislação tutelar específica; V - obediência aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicação de qualquer medida privativa da liberdade;  
    VI - estímulo do Poder Público, através de assistência jurídica, incentivos fiscais e subsídios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de guarda, de criança ou adolescente órfão ou abandonado; II - programas de prevenção e atendimento especializado à criança, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins. 

Diapositiva 4

    § 4º A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente. § 5º A adoção será assistida pelo Poder Público, na forma da lei, que estabelecerá casos e condições de sua efetivação por parte de estrangeiros. § 6º Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. § 7º No atendimento dos direitos da criança e do adolescente levar-se- á em consideração o disposto no art. 204. § 8º A lei estabelecerá  I- o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens;  II - o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

Diapositiva 5

    INIMPUTABILIDADE DOS <18
    Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial

Diapositiva 6

    ECA
    dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Inglés - Conjugación Verbos Irregulares
maya velasquez
7 Claves para un Comentario de Texto de Selectividad de 10
Diego Santos
Funciones Matemáticas
maya velasquez
Práctica sobre el verbo
Kenneth Zapata
Repaso de Revalida Enfermeria 2015
Tomas Maun
VOCALES. Diptongo o Hiato...
JL Cadenas
Filosofia -Pau
Alicia Chinarro
EXAMENES UNAM
ROSA MARIA ARRIAGA
Test 1. I medio
Samuel Campos Cid
Tema 1.- De la prehistoria hasta la monarquía visigoda en el 711. Preguntas abiertas
Salustiano Gutiérrez Baena