Hisb 47- República Oligárquica: Café, Indústria e Movimento Operário
Descripción
História do Brasil Diapositivas sobre Hisb 47- República Oligárquica: Café, Indústria e Movimento Operário, creado por maria livia mariani el 18/08/2017.
Encerrada a República da Espada, a sociedade brasileira exerceu, pela primeira vez, o direito de voto para a Presidência da República, elegendo Prudente de Morais, representante dos cafeicultores do Sudeste.
Interesses dos grupos oligárquicos da sociedade.
Eram muito exportados: café, açúcar, algodão, borracha, couros e peles, cacau, ouro, etc.
Diapositiva 2
Economia
*Funding Loan;
*Café;
*Borracha e outros produtos;
*Indústria.
Diapositiva 3
*Funding Loan (1898)
Nos primeiros anos do regime oligárquico, o Brasil ainda vivia as graves consequências do Encilhamento. Buscando solucionar essa crise, o presidente Campos Sales, antes mesmo de sua posse, iniciou um acordo econômico externo, assinado com banqueiros ingleses, conhecido como Funding Loan.
O acordo tratou-se de uma renegociação da dívida brasileira e da entrada de um novo montante monetário de 10 milhões de libras.
O Funding Loan conseguiu reduzir os desastrosos efeitos do Encilhamento.
Diapositiva 4
*Café
Superprodução com consequente explosão nos estoques e, devido à crise de 1929, não houve muitos compradores.
Diapositiva 5
*Indústria
Além dos recursos oriundos das exportações, a atividade industrial foi estimulada pela necessidade de substituir importações durante a Primeira Guerra Mundial. Houve também a colaboração de imigrantes para a industrialização brasileira.
Diapositiva 6
Movimento operário
Uma das consequências do desenvolvimento industrial foi a formação do movimento operário no Brasil.
Prova do papel repressor do Estado veio no ano de 1907 com a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao governo expulsar estrangeiros considerados subversivos e, já no final da República Velha, com a Lei Celerada (1927), aprovada no Congresso Nacional, que autorizava o fim de manifestações grevistas e a possibilidade de as autoridades legais fecharem qualquer grupo representativo considerado contrário à ordem pública, como sindicatos e partidos.
Tamanha arbitrariedade governamental não foi capaz de eliminar a luta do operariado no Brasil. Em 1906, vinte e oito sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro iniciaram o Primeiro Congresso Operário, criando as bases para a fundação, em 1908, da Confederação Operária Brasileira (COB), que unificou a luta pela causa trabalhadora no Brasil. O Congresso Operário seguia tendências anarquistas e socialistas, além de optar pelo uso da greve como instrumento de luta.
Porém, o grande instante do movimento operário ficou por conta da Greve de 1917. O governo paulista, com a intermediação de uma comissão de jornalistas, conseguiu negociar o fim da greve, após atender alguns dos pontos defendidos pelos trabalhadores.