O capítulo I, artigo 1º da lei federal 9.795 Política Nacional de Educação Ambiental define a EA, como se segue;
“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Trabalhar educação ambiental fazendo uso do saber de outras áreas do conhecimento torna o processo de ensino aprendizagem dinâmico, criativo, atrativo, interativo e articulado. O método interdisciplinar neste contexto favorece a formação de cidadãos conscientes ambientalmente.
Diapositiva 2
PLANTIO DE MUDAS DE ARVORES
Diapositiva 3
A interdisciplinaridade representa uma prática que envolve disciplinas de áreas semelhantes para explicar determinado conteúdo. “ A interdisciplinaridade normalmente é compreendida como a prática de cruzamento de disciplinas ou de partes do conteúdo disciplinar que eventualmente ofereçam ponto de contato nas atividades letivas “. ( CASCINO, 2000, p. 67).
A educação ambiental deve ser trabalhada na escola articulada com as demais áreas do conhecimento. Conscientizar o educando que ele é parte integrante do meio , que suas ações causam transformações ambiental e que ele mesmo sofre as consequências
Diapositiva 4
O conceito de meio ambiente é amplo e abrange uma totalidade que inclui os aspectos naturais e os resultantes das atividades humanas, sendo assim, meio ambiente é o resultado da interação de fatores biológicos, físicos, econômicos e culturais (BRUGGER, 1999).
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Qualquer alteração indesejável das características físicas, químicas ou biológicas do solo, da água ou do ar que podem afetar, prejudicialmente a vida do homem ou das espécies desejáveis, os nossos processos industriais, as condições de vida e o patrimônio cultural, ou que possam deteriorar os nossos recursos em matérias primas, são considerados poluição (DINIZ & FRAGA, 2000).