Portugues

Descripción

FlashCards em Portugues, criado por Daniel Bento em 04-01-2018.
Daniel Bento
Fichas por Daniel Bento, actualizado hace más de 1 año
Daniel Bento
Creado por Daniel Bento hace más de 6 años
7
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Porquê É um substantivo. Por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três, quatro)
Por quê Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.
Por que Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Porque É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.
o que são morfema? Estudar a estrutura das palavras é estudar os elementos que formam a palavra, denominados de morfemas.
Radical? O que contém o sentido básico do vocábulo. Aquilo que permanecer intacto, quando a palavra for modificada Ex. falar, comer, dormir, casa, carro.
o que é vogal temática? Nos verbos, são as vogais A, E e I, presentes à terminação verbal. Elas indicam a que conjugação o verbo pertence: • 1ª conjugação = Verbos terminados em AR. • 2ª conjugação = Verbos terminados em ER. • 3ª conjugação = Verbos terminados em IR.
o verbo por pertence a qual conjugação? O verbo pôr pertence à 2ª conjugação, já que proveio do antigo verbo poer.
o que é o TEMA? É a junção do radical com a vogal temática.
Oque são desinências? É a terminação das palavras, flexionadas ou variáveis, posposta ao radical, com o intuito de modificá-las.
exste dois tipos de desinência? Desinências verbais, Desinências nominais
existe desinência verbal Modo-temporais = indicam o tempo e o modo. São quatro as desinências modo-temporais: -va- e -ia-, para o Pretérito Imperfeito do Indicativo = estudava, vendia, partia. -ra-, para o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo = estudara, vendera, partira. -ria-, para o Futuro do Pretérito do Indicativo = estudaria, venderia, partiria. -sse-, para o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo = estudasse, vendesse, partisse.
existe desinência verbal Número-pessoais, explique? indicam a pessoa e o número. São três os grupos das desinências número- pessoais.
o que é desinência nominal de gênero? de gênero = indica o gênero da palavra. quando houver a oposição masculino - feminino. EX: cabeleireiro - cabeleireira. A vogal a será desinência nominal de gênero sempre que indicar o feminino de uma palavra, mesmo que o masculino não seja terminado em o. Por exemplo: crua, ela, traidora.
Desinências nominais de numero? indica o plural da palavra. É a letra s, somente quando indicar o plural da palavra. Por exemplo: cadeiras, pedras, águas.
o que são afixos, prefixos e sufixos? Afixos: São elementos que se juntam a radicais para formar novas palavras. São eles: Prefixo: É o afixo que aparece antes do radical. Por exemplo destampar, incapaz, amoral. Sufixo: É o afixo que aparece depois do radical, do tema ou do infinitivo. Por exemplo pensamento, acusação, felizmente.
o que são vogais consoante de ligação? São vogais e consoantes que surgem entre dois morfemas, para tornar mais fácil e agradável a pronúncia de certas palavras. Por exemplo flores, bambuzal, gasômetro, canais.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza