Envelhecimento Populacional e Avaliação Geriátrica Ampla

Descripción

Geriatria Fichas sobre Envelhecimento Populacional e Avaliação Geriátrica Ampla, creado por Eduardo Borça Barp el 25/04/2018.
Eduardo Borça Barp
Fichas por Eduardo Borça Barp, actualizado hace más de 1 año
Eduardo Borça Barp
Creado por Eduardo Borça Barp hace más de 6 años
9
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O aumento da longevidade ocorre por fatores genéticos e de prevenção primária. Defina as respectivas porcentagens de influência: 30% e 70%
O aumento da transição demográfica, jovem-idoso, da população ocorre por: Diminuição da fecundidade e da mortalidade
O aumento da transição epidemiológica, jovem-idoso, da população ocorre por: Aumento das doenças degenerativas crônicas por consequente diminuição das doenças infectocontagiosas
O aumento da transição econômico-social, jovem-idoso, da população ocorre por: Advento da sociedade pós-industrial e da tecnologia. Aumento de medidas como a previdência.
A avaliação geriátrica ampla analisa, no idoso, as dimensões: Do estado funcional, das condições médicas, do funcionamento social e da saúde mental (cognição e humor)
O estado funcional do idoso avalia: 1- Equilíbrio e mobilidade; 2- Atividades da vida diária; e 3- Atividades instrumentais da vida diária.
As condições médicas do idoso são avaliadas por: 1- Lista de problemas; 2- Comorbidades; 3- Gravidades da doença; 4- Medicações; 5- Deficiências sensoriais; e 6- Avaliação nutricional.
O funcionamento social do idoso é avaliado por: 1- Suporte familiar e social; e 2- Condições ambientais.
A saúde mental do idoso é avaliado por: 1- Função cognitiva; e 2- Rastreio da depressão.
A marcha e mobilidade do idoso é avaliada por: Velocidade de marcha (alterado quando menor do que 0,74 m/s) e TIME TO GET UP AND GO (normal quando < 10s; senescência quando entre 10 e 20 s; alterado quando >20s).
O equilíbrio é analisado pelo teste de: Teste de Romberg
No teste de Romberg com ataxia cerebelar, o paciente: Possui instabilidade imediata mesmo de olhos abertos.
No teste de Romberg com ataxia vestibular, o paciente: Instabiliza-se de olhos fechados e cai de forma lateralizada.
No teste de Romberg com ataxia sensitiva, o paciente: Instabiliza-se de olhos fechados e cai sem tendência à lateralização.
O exame do estado muscular do paciente idoso é representado, principalmente, por dois testes: Circunferência da panturrilha (medida mais sensível da massa muscular) e força de preensão manual (preditora do desempenho funcional e da mortalidade em 1 ano).
A análise das atividades da vida diária é feita pelo teste de: Teste de Katz (0 a 6 pontos; 3-4 dependência parcial ; <2 dependência importante).
A análise das atividades instrumentais da vida diária envolve a escala de: Escala de Lawton (9 a 27).
A avaliação de humor do paciente idoso é feita por meio da: Escala de depressão geriátrica abreviada (0 a 15 em que >10 há alta probabilidade de depressão).
A avaliação cognitiva do paciente idoso possui cinco testes passíveis de triagem de demência: Mini-Mental, Teste do relógio, Teste de Fluência Verbal, Teste da Lista de Palavras e Teste das Figuras.
O mini-mental da população brasileira possui os seguintes pontos de corte: > ou = a 26 para 8 anos de escolaridade; > ou = a 18 para para menos de 8 anos de escolaridade; e > ou = a 13 para não alfabetizados.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ENVELHECIMENTO GASTROINTESTINAL
Danilo Lopes
Saúde do Idoso
Thais Machado
Delirium
Daniela Fróis
Alzheimer
Tatiana An
Saúde do Idoso
hayanenc
PA de Geografia- Envelhecimento da população brasileira
Francisco Turrer
Fármacos no envelhecimento
Lincoln Freitas
Envelhecimento
Talita Meleschco
Envelhecimento
sil resende
Delirium na geriatria
Eduardo Borça Barp