Gestação durante a adolescência

Descripción

Fichas sobre Gestação durante a adolescência , creado por Lucélia Pereira el 28/05/2018.
Lucélia Pereira
Fichas por Lucélia Pereira, actualizado hace más de 1 año
Lucélia Pereira
Creado por Lucélia Pereira hace más de 6 años
14
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Por que a gravidez na adolescência constitui um problema de saúde pública? Por que tem um aumento do índice de baixo peso ao nascer (<2,5Kg), retardo do crescimento intra-uterino, prematuridade (<37 semanas) e riscos aumentados em relação as adultas (cesariana – imaturidade física)
Por que é importante uma equipe multiprofissional na assistência de gravidez na adolescência? Por que são responsável pela redução dos riscos de complicações em gestantes adolescentes.
Quais são a 2ª causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos? Complicações durante a gestação e o parto.
Quais são os fatores determinantes da gestação na adolescência? Menarca e iniciação sexual precoces, desajustes e desagregação familiar, diminuição dos tabus, estigmas e inibições, uso inconstante do método contraceptivo, baixa autoestima, baixa qualidade do tempo livre, modelo sociocultural, uso de drogas.
Quais são os riscos relacionados ao aspectos biológicos da gravidez na adolescência? Por ser um período de crescimento e maturação significantes, há maiores requerimentos nutricionais. A fertilidade completa se dá 2 anos após menarca, portanto, gravidez antes disso é ruim por causa da imaturidade biológica.
Quais são os fatores sociais envolvidos na gravidez na adolescência? Baixo nível socioeconômico, pouca escolaridade, abuso físico e psicológico, falta de assistência pré-natal e apoio social insuficiente.
Quais são os fatores nutricionais, psicológicos e econômicos envolvidos na gravidez da adolescência que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e da mãe? Maiores necessidades de nutrientes (estirão) e mais ainda para suportar o crescimento fetal, aspectos culturais (corpo esbelto, anorexia, esconder a gravidez), aspectos psicológicos (depressão, isolamento, anorexia/bulimia, rejeição da gravidez), fatores econômicos (acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente).
Quais são os aspectos ambientais que podem aumentar o risco da gravidez na adolescência? Hábitos alimentares inadequados, exposição ao fumo e álcool, inserção socioeconômica, acesso ao serviço de saúde, acompanhamento pré-natal, instabilidade familiar e marital.
Por que é importante o Pré-natal? Por que o adequado acompanhamento PN minimiza o risco de complicações obstétricas quando se compara mulheres adultas e adolescente de mesmo nível socioeconômico.
O que a gravidez na adolescência pode acarretar para a mãe? Anemia materna, desnutrição e outras deficiências nutricionais, desproporção céfalo pélvica, SHG, instabilidade emocional, parto prematuro e parto cirúrgico, mortalidade materna, GP insuficiente, complicações puerperais, interrupção temporária ou definitiva dos estudos.
O que a gravidez na adolescência pode acarretar para o feto? Prematuridade, anemia fetal, BPN (RN<2,5Kg), RCIU (retardo do crescimento intra-uterino), doenças respiratórias, anomalias congênitas e mortalidade infantil.
Os riscos anteriormente citados não se relacionam apenas com a idade materna. Explique essa afirmação. Porque tem outros fatores envolvidos, principalmente os fatores como: baixa escolaridade, realização e qualidade da assistência PN, baixo nível socioeconômico, curto intervalo interpartal e comprometimento do EN materno.
Por que a assistência da gravidez na adolescência é diferenciada? Pela complexidade da situação (dependência da família, falta de autonomia financeira e de espaço próprio, dificuldades nas relações pessoais e sociais e contextos de violência doméstica e urbana), porque a família geralmente se constitui como um determinante central (forte pressão sobre as decisões), pelas especificidades da própria faixa etária, principalmente de 10 a 14 anos, por estarem em processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, podem apresentar pouca maturidade emocional para as decisões que devem ser tomadas no processo e para as mudanças advindas com a maternidade.
Quais são as importâncias a serem dadas em relação a gravidez na adolescência? Ao vínculo mãe/pai/filho, ao aleitamento materno, ao hábito de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do filho, à vacinação, à prevenção de acidentes na infância.
Como é a avaliação nutricional de gestantes adolescentes? Utilizar referenciais antropométricos da OMS (2007) específicos para adolescentes, de acordo com a faixa etária, para avaliação do ENPG. Adolescentes com idade cronológica >15 anos e idade ginecológica >2 anos: interpretação dos resultados gestacionais equivalente a de adultas. Altura deve ser mensurada em todas as consultas ou pelo menos trimestralmente. Sempre tratar como risco nutricional, acompanhamento do traçado da curva que deve ser ascendente.
Como são as recomendações energéticas para gestantes adolescentes segundo as DRI’s? O cálculo do VET de acordo com as DRIs segue o mesmo conceito do acréscimo de energia sobre os valores recomendados para a mulher não gestante a partir do 2ºT gestacional. Calcula-se a EER da gestante com seu peso pré- gestacional e adiciona o valor de energia de acordo com a IG.
Quais são as atenções que devem ser dadas em relação a esse processo de intervenção nutricional? Consumo de alimentos de baixo valor nutricional, omissão de refeições principais, dietas restritivas, baixo consumo proteico: dietas da moda, dietas restritivas, baixo consumo de alimentos fonte de cálcio e ferro, baixa ingestão hídrica.
Quais seriam as principais orientações nutricionais dadas para a gestante adolescente? Esclarecer a importância do ganho de peso gestacional, dar ênfase a seleção de alimentos ricos em micronutrientes: leite e derivados (cálcio e proteínas), carnes em geral (ferro e proteínas), vegetais folhosos, vegetais amarelos e vísceras (vit. A, ácido fólico), frutas principalmente as cítricas (vit. C), desencorajar o consumo de fast foods em substituição às principais refeições e de alimentos diet e light. Desencorajar o consumo de calorias vazias (refrigerantes, álcool, doces), estimular o uso de alimentos fortificados, lançar mão de suplementação caso necessário, evitar alimentos fonte de AG trans, estimular a prática da amamentação.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Capítulo II. Ciclo de vida del proyecto
molo544
Mapa conceptual de la materia.
gaby271975
Mapas Conceptuales
Zita Mayoral
Cáncer de mama
Hugo Sau
INGENIERÍA CIVÍL QUÍMICA
camila.bertiola
LEY 1/2000 ENJUICIAMIENTO CIVIL: "De los procesos sobre filiación, paternidad y maternidad"
Miguel Angel del Rio
Aparato CIRCULATORIO - De Mapa Mental
JL Cadenas
Test de Radicales 1 sencillo
MANUEL LUIS PÉREZ SALAZAR
Balanza de pagos
Marceline Gutierrez
ANTZINAKO ERLIJIOAK (Txantxiloia)
Txemi López