Alimentos Funcionais e Câncer

Descripción

Fichas sobre Alimentos Funcionais e Câncer, creado por Lucélia Pereira el 29/05/2018.
Lucélia Pereira
Fichas por Lucélia Pereira, actualizado hace más de 1 año
Lucélia Pereira
Creado por Lucélia Pereira hace alrededor de 6 años
8
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é o câncer? Conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Como surge o câncer? As células são formadas por três partes: a membrana celular, o citoplasma e o núcleo, que contem os cromossomas que por sua vez são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa "memória química" - o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
Como se comportam as células cancerosas? As células cancerosas comportam-se de forma anormal. • Multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. • Adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metástases. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
O que é a fase de iniciação de um tumor? É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.
O que é a fase de promoção de um tumor? É o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estágio. Alguns componentes da alimentação e a exposição excessiva e prolongada a hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação de células iniciadas em malignas.
O que é a fase de progressão de um tumor? É o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença. Os fatores que promovem a iniciação ou progressão da carcinogênese são chamados agentes oncoaceleradores ou carcinógenos. --> O fumo é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese.
Quais são as causas do câncer? Causas Externas – meio ambiente, hábitos ou costumes. Causas Internas – componente genético ligado à capacidade do organismo se defender das agressões externas.
O que é nutrigenética e nutrigenômica? A nutrigenética aborda as diferenças entre os indivíduos referente as suas reações a um nutriente ou uma dieta específica. Enquanto que a nutrigenômica estuda os diferentes nutrientes em relação às mudanças que estes podem causar na expressão gênica
Cite alguns tipos de alimentos envolvidos no desenvolvimento do câncer. Alimentos ricos em gorduras. Nitritos (conservante): transformam-se em nitrosaminas no estômago. Defumados e churrascos: alcatrão, proveniente da fumaça do carvão. Alimentos preservados em sal: carne-de-sol, charque e peixes salgados. Tipo de preparo do alimento: temperaturas muito elevadas favorecem a formação de compostos que aumentam o risco de câncer. Dieta pobre em fibras.
Quais são as categorias dos agentes quimiopreventivos dietéticos? Preventivos: atuam evitando a ativação ou formação do carcinógeno. Bloqueadores: atuam impedindo a sua ação sobre o DNA. Supressores: atuam inibindo as alterações que ocorrem nas fases de promoção e progressão de tumor.
Quais são os eventos celulares e moleculares afetados ou regulados pelos agentes quimiopreventivos? Ativação/detoxificação pelas enzimas xenobióticas. Reparo do DNA. Progressão do ciclo celular. Proliferação celular, diferenciação e apoptose. Expressão e ativação de oncogenes ou supressores de tumor. Angiogênese e metástase. Atividade hormonal e de fator de crescimento.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Cómo crear un Mapa Mental
maya velasquez
Tema 7. Organización Económica de las Sociedades
Joaquín Ruiz Abellán
Factorización
maya velasquez
Cómo crear un Mapa Mental
gladis_lomeli
Mapa Conceptual, Seguridad Social en Colombia
mafe__09
Pequeños Trucos para Leer Más en Menos Tiempo
Diego Santos
Organizador Gráfico
r2p2casa
Linea del tiempo de la Ecología
sha_sonia7631
LA ECONOMÍA Y SUS 10 PRINCIPIOS
viviana joya
ANÁLISIS MORFOLÓGICO...
Ulises Yo
Estructura Titulo V. Revisión actos en vía administrativa, Ley 39/2015, de 1 de octubre de procedimiento administrativo común
Javier A