A questão migratória na Europa

Descripción

PA geografia - Ana Iza, Pedro Feldner, Rafaela Paolucci e Thais Albuquerque 97
Rafaela Paolucci
Fichas por Rafaela Paolucci, actualizado hace más de 1 año
Rafaela Paolucci
Creado por Rafaela Paolucci hace alrededor de 6 años
51
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
A QUESTÃO MIGRATÓRIA NA EUROPA Projeto Acadêmico de geografia - 3º etapa Ana Iza - 1 Pedro Feldner - 33 Rafaela Paolucci - 35 Thais Albuquerque - 39 Turma: 97
O grande desenvolvimento econômico de muitos países na Europa é responsável por uma grande atração populacional. Muitos encontram na Europa uma chance de tentar superar dificuldades econômicas enfrentadas nos países subdesenvolvidos e emergentes.
Vale lembrar que a Europa é também o destino de muitos imigrantes refugiados, sendo eles, em sua maioria, originados de países do Oriente Médio, que encontram-se em conflito por questões religiosas e territoriais.
Mesmo apresentando um enorme contingente de imigrantes, deve-se entender que o processo migratório é muito complicado na Europa, sendo fortemente marcado pela xenofobia. Há países como a Alemanha, que vêem essa questão com bons olhos, e outros que não lidam bem com a situação. Como é o caso da Inglaterra e França, que repulsam aqueles que não imigram em razão da fuga de cérebros, ou seja, aqueles que não representam um desenvolvimento econômico para a Europa.
A xenofobia nesses países ocorre por questões culturais, mas também em função das altas taxas de desemprego, que os europeus acreditam ser fomentada pelo fato de que os imigrantes aceitam realizar cargos conhecidos como "trabalhos sujos" Porém, a presença desses imigrantes não aumenta o desemprego da população local, uma vez que os europeus se recusam a trabalhar nos cargos que são atribuídos aos imigrantes.
Envelhecimento da população + Queda das taxas de natalidade provocada pela ascensão da mulher ao mercado de trabalho, alto custo, mudança no planejamento familiar = Declínio da PEA (População Economicamente Ativa). Esse declínio deveria levar o governo a incentivar o crescimento das taxas imigratórias, mas contraditoriamente isso não acontece, por conta da xenofobia.
Outra questão que se relaciona à imigração na Europa é a livre circulação de pessoas entre os países membros da União Europeia. Isso representa hoje o principal problema da UE, uma vez que muitos países se recusam a aceitar imigrantes. Foi o caso do Reino Unido, que dentre outros motivos, teve a xenofobia como causa de sua negociação de saída do bloco econômico, também conhecida como Brexit.
Crise de identidade do europeu Europa vai se tornando um local miscigenado, já que a maioria dos imigrantes não costuma retornar para os seus locais de origem. No ponto de vista do europeu xenofóbico, esse fato pode representar a perda da identidade física "tradicional" do europeu (pele, cabelo e olhos claros).
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano