Ana Carolina, Ana Rosa, Isabel G, Isabel D

Descripción

Projeto Acadêmico 224
Ana Carolina  Santos
Fichas por Ana Carolina Santos , actualizado hace más de 1 año
Ana Carolina  Santos
Creado por Ana Carolina Santos hace más de 5 años
22
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Expectativa de Vida Também chamada de esperança de vida, é um índice (número médio) que representa quantos anos se espera que um indivíduo possa viver quando nasce.
Situação Brasileira De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em dezembro de 2016, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos (referente a 2016). Com o passar dos anos, este índice vem aumentando em função da melhoria da qualidade de vida da população. Como uma base de comparação, o brasileiro vivia, em média, 50 anos na década de 1960.
Relação com IDH É um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar. Países com alto IDH tendem a ter maiores expectativas de vida, enquanto países com baixo IDH tendem a ter menores expectativas de vida.
Fatores que levam à uma maior expectativa de vida Disponibilidade de saneamento básico e tratamentos de saúde para a população, investimentos em saúde e pesquisa, além da difusão de campanhas de vacinação.
Como se insere: fase 1 da transição demográfica Países na fase 1 da transição demográfica apresentam equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade, porém com valores muito altos. Característico de sociedades com baixo desenvolvimento econômico e social(baixo IDH). Portanto, como já foi apresentado na relação IDH x Expectativa de vida, aqui a ela é baixa. EX: Afeganistão
Como se insere: fase 2 da transição demográfica Países na fase 2 da transição demográfica apresentam rápido crescimento demográfico em consequência da diminuição da taxa de mortalidade, em razão das melhorias sociais, principalmente o saneamento básico. EX: Iraque
Como se insere: fase 3 da transição demográfica Países na fase 3 estão na conclusão do processo de transição demográfica, apresentando queda na natalidade e baixa mortalidade. Aqui a expectativa de vida é alta. EX: Índia
Como se insere: fase 4 da transição demográfica Também chamada de regime demográfico moderno, a fase quatro apresenta taxa de natalidade baixa e muito baixa e taxa de mortalidade muito baixa. Aqui a expectativa de vida é alta. EX: Brasil
Em países desenvolvidos Geralmente, os países desenvolvidos (altos índices de desenvolvimento humano) apresentam expectativas de vida elevadas ( 80-83 ). Este fato está relacionado com a alta qualidade de vida da população, educação de qualidade e bom atendimento médico-hospitalar.
Expectativa de Vida X Previdência Social O aumento gradativo da expectativa de vida acompanhado da diminuição das taxas de natalidade, fenômeno característico da fase 3, dificulta a reposição da PEA (população economicamente ativa) e aumenta a pressão previdenciária.
Efeitos negativos de seu aumento Alegada falência do sistema previdenciário e, quando associada a baixa natalidade, gradativa não reposição da PEA.
Efeitos positivos de seu aumento Maior longevidade, associada a melhorias no âmbito da saúde e portanto, contribuição para o aumento do IDH.
Como amenizar seus efeitos negativos Incentivos governamentais ao aumento da natalidade e abertura de fronteiras para imigrantes são formas de amenizar a pressão previdenciária.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Readings para Preparar el First Certificate
Diego Santos
Fichas de Grandes Filósofos
maya velasquez
FISICA ELECTRÓNICA
Diego Santos
Elaboración de mapas mentales
ortenzias
MAPA LITERATURA PRECOLOMBINA
Sharit Romero Bolaño
TEORIAS ADMINISTRATIVAS DE TAYLOR Y FAYOL
Elan Bolaños
TIPOS DE COMPUTADORAS
jesus-paopao
Cáncer de Ovário
Luz Moor
ATMÓSFERA
Ulises Yo
Prehistoria
Ismael Hernández
Estructura Titulo V. Revisión actos en vía administrativa, Ley 39/2015, de 1 de octubre de procedimiento administrativo común
Javier A