Brasil: divisões regionais

Descripción

Gabriel Muniz, Mariana e Mateus
Gabriel Muniz
Fichas por Gabriel Muniz, actualizado hace más de 1 año
Gabriel Muniz
Creado por Gabriel Muniz hace alrededor de 6 años
57
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Projeto Acadêmico 3ª Etapa- Geografia Brasil: Divisões Regionais Turma 223 Alunos: Gabriel Muniz- 14 Mariana- 31 Mateus- 33
Para que serve a regionalização Dividir o Brasil em regiões ajuda a diferenciar suas características e a buscar um melhor estudo para controle e gestão, servindo para promover o desenvolvimento econômico de uma região. Os órgãos públicos e geógrafos são os responsáveis por propor essas divisões com diferentes objetivos e critérios.
Um pouco sobre a história das regionalizações... A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988.
Os critérios e os desafios para regionalizar Cada tipo de regionalização é feito a partir de um único ou mais critérios. Como por exemplo: Continente Ricos e pobres Desenvolvidos e subdesenvolvidos Culturas Economia Aspecto histórico Recursos hídricos Regiões metropolitanas
Regionalização de 1913 A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
Entre 1913 e 1970 Durante os anos de 1913 a 1970 diversas alterações foram feitas na regionalização que se encontrava em vigor. Dentre essas mudanças diversos fatores começaram a ser levados ou tirados em conta até se alcançar a regionalização de 1970 que se encontra em vigor até os dias atuais
Regionalização de 1970 Em 1970, o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.
"Regionalização de 1990" Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.
Principais propostas de regionalização Existem três principais regionalizações: a macrorregião, o complexo regional e o meio-técnico-científico-informacional (Milton Santos)
Macrorregião A divisão por macrorregião foi organizada pelo IBGE e é adotada como oficial do Brasil. Nessa divisão é estabelecida uma divisão político-administrativa em 5 regiões: Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Essa divisão político-administrativa tem o objetivo de juntar os Estados com maior semelhança a fim de facilitar sua administração e criação de políticas públicas do governo federal que estimule o desenvolvimento na região.
Regiões geoeconômicas Outra divisão regional foi elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger no ano de 1967 e é nomeada de regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão estabelece três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Esta proposta tem como critério os aspectos socioeconômicos, históricos e ambientais. Nessa proposta é desconsiderada a fronteira estadual tendo os limites das regiões de Geiger cortando os estados. O motivo dessa desconsideração é que as divisas do estado não coincidem com as dinâmicas econômicas.
Características de cada complexo regional Complexo regional Amazônia: Este complexo é relacionado principalmente a presença da Floresta Amazônica e da biodiversidade. Complexo regional Centro-Sul: O complexo Centro-Sul junta as regiões Sul e Sudeste, concentrando a maior população, o parque industrial e os centros tecnológicos, a agricultura modernizada, predomínio do relevo de planalto e de uma variação climática: tropical típico, tropical de altitude e subtropical. Complexo regional Nordeste: Este complexo é delimitado pelos problemas sociais e econômicos, o clima semi árido, a presença do polígono da seca, a faixa litorânea com maior concentração populacional e o problema da estrutura fundiária concentrada no predomínio das grandes propriedades rurais.
Meio-técnico-científico-informacional (Os quatro Brasis) Essa divisão foi criada em 1999 pelo geógrafo Milton Santos. O critério estabelecido foi da divisão do meio-técnico-científico-informacional, que trata da diferença do grau de modernização, informação e das finanças no território brasileiro. Essa divisão estabelece quatro regiões ou “quatro brasis”: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Região Concentrada.
Características regiões "quatro brasis" Amazônia: Região com baixa densidade técnica e demográfica, cuja principal atividade é extrativa. Nordeste: Historicamente uma região formada pelos plantations e agricultura pouco mecanizada. Centro-Oeste: Região da agricultura modernizada altamente mecanizada. Uma mudança nessa região em relação a divisão oficial é que coloca o Estado de Tocantins (oficialmente da região Norte) na região Centro-Oeste. Região Concentrada: Nessa região é onde se concentra a maior população e mais povoado, os maiores investimentos de capitais realizados por empresas multinacionais, alto desenvolvimento científico, maiores indústrias, principais portos, aeroportos, shopping centers e etc.
Referências bibliográficas http://blog.educahelp.com/regionalizacao-no-brasil/ https://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm https://www.google.com.br/search?q=regionaliza%C3%A7%C3%A3o+do+brasil&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR746BR746&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiV0Ljzh8HeAhUDgZAKHUb0CPwQ_AUIDygC&biw=1920&bih=920
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Estilos de Aprendizaje
maya velasquez
INGENIERIA DE MATERIALES
Ricardo Álvarez
ESTEQUIOMETRIA EN REACCIONES QUIMICAS
mabllynn
CIUDADES II...
JL Cadenas
METABOLISMO DE LOS LÍPIDOS
Diego Santos
Preguntas de repaso de la Restauración Borbónica
maya velasquez
Origenes e Insercciones de los músculos de la cara cuero cabelludo
Yuly Arely
Aula Invertida
Diego Santos
Ciclos de los Elementos
Diego Santos
Árbol genealógico de Zeus
marvyn.goicochea
Examen Didactica I
Oscar Daniel Gómez Cruz