Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica

Descripción

Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica
Felipe  Reinaldo
Fichas por Felipe Reinaldo, actualizado hace más de 1 año
Felipe  Reinaldo
Creado por Felipe Reinaldo hace más de 5 años
31
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é Derivação parasintérica? Dentro do estudo de formação das palavras. Onde existem os institutos da: Derivação: PREFIXAL, SUFIXAL, PREFIXAL E SUFIXAL, PARASSINTÉTICA, REGRESSIVA, IMPRÓPRIA. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: ocorre com a adição simultânea de prefixo + sufixo. Atenção! Não podemos retirar só o sufixo ou só o prefixo. Ou empregamos ambos ou retiramos ambos. Exemplos: abençoar (a + bênção + ar) , emagrecer( e + magro+ ecer), desalmado (des + alma + ado) - Percebam que não existe "abenço", nem "bençoar", a mesma situação é verificada nos outros exemplos.
Em Relação a Derivação Regressiva: DERIVAÇÃO REGRESSIVA: ocorre quando palavra é formada por redução, e não por acréscimo. Exemplos: comprar -> compra, beijar -> beijo, pescar -> pesca, fugir -> fuga, dançar-> dança Fique de olho! Em regra, quando o substantivo expressar ação (compra, pesca, beijo, fuga, dança), ele será palavra derivada e o verbo será a palavra primitiva, como mostram os exemplos acima. Fique de olho! Quando o substantivo for concreto e representar objeto/coisa/substância, o verbo que derivará dele, vejamos: âncora -> ancorar (ancorar deriva de "âncora" por sufixação) arquivo -> arquivar (arquivar deriva de "arquivo" por sufixação) telefone -> telefonar (telefonar deriva de "telefone" por sufixação)
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: a palavra em si não sofre alteração, o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido, ou seja, para constatarmos este tipo de derivação precisamos analisar a palavra em cada contexto, vejamos: Ele não foi ao parque porque estava cansado. (conjunção) Ele não foi ao parque, mas não sei o porquê. (substantivo) Tenho treze sapatos de festa. (numeral) O treze é um número de sorte.(substantivo) Tenho medo de fantasma. (substantivo) Descobriram um funcionário fantasma naquele órgão. (adjetivo) Atenção! As bancas geralmente trabalham o tema derivação imprópria por meio de exemplos de substantivação (transformação de uma palavra de outra classe gramatical em substantivo).
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

La Ley de la Gravedad
maya velasquez
Consejos para un Horario de Estudio para Selectividad
maya velasquez
CIUDADES I...
JL Cadenas
La Segunda Guerra Mundial - EDUpunto.com
EDUpunto Por: Ernesto De Frías
Organigramas
Diego Santos
Examen informática
Cova M
Lenguas que influyen en el español
dorydan01
Relación del Derecho Mercantil con otras ramas del Derecho
Juan Jose Avila Espinoza
GEOGRAFIA
ROSA MARIA ARRIAGA
Leyes de Newton
Wladimir Basantes
Épocas teatro vacío
Manu prieto