REVISÃO - MORFOLOGIA (FORMAÇÃO DE PALAVRAS)

Descripción

MATERIAL - Site 'Só Português' CRIADO EM - 15/04/2019.
Bruna_ Concursada
Fichas por Bruna_ Concursada, actualizado hace más de 1 año
Bruna_ Concursada
Creado por Bruna_ Concursada hace más de 5 años
32
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
MORFOLOGIA QUAIS PROCESSOS ENVOLVEM A FORMAÇÃO DE PALAVRAS? Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES DOIS PROCESSOS? A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical.
O QUE É DERIVAÇÃO? Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva.
QUAIS OS TIPOS DE DERIVAÇÃO? Há dois tipos de Derivação: 1) Derivação Prefixal ou Prefixação; 2) Derivação Sufixal ou Sufixação.
O QUE É DERIVAÇÃO PREFIXAL OU PREFIXAÇÃO? Resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado.
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL OU SUFIXAÇÃO? Resulta de acréscimo de sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical.
QUAIS OS TIPOS DE DERIVAÇÃO SUFIXAL? - Nominal; - Verbal; - Adverbial.
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL NOMINAL? - Nominal, forma substantivos e adjetivos. Por exemplo: papel - papelaria riso - risonho
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL VERBAL? - Verbal, forma verbos. Por exemplo: atual - atualizar
O QUE É DERIVAÇÃO SUFIXAL ADVERBIAL? - Adverbial: forma advérbios de modo. Por exemplo: feliz - felizmente
O QUE É DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL? Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
O QUE É DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA OU PARASSÍNTESE? Ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva.
COMO OCORRE A PARASSÍNTESE? Considere o adjetivo "triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer através do prefixo  "en-" e do sufixo "-ecer". a presença de apenas um desses afixos não é suficiente para formar uma nova palavra, pois não existem as palavras "entriste", nem "tristecer".
QUAL A DIFERENÇA ENTRE 'DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL' E 'DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA'? Retire o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
O QUE É DERIVAÇÃO REGRESSIVA? Ocorre derivação regressiva quando uma palavra é formada não por acréscimo, mas por redução. Exemplo: comprar (verbo) compra (substantivo)
COMO SABER SE UM SUBSTANTIVO DERIVA DE UM VERBO (OU O CONTRÁRIO)? 1) - Se o substantivo denota ação, será palavra derivada, e o verbo palavra primitiva. 2) - Se o nome denota algum objeto ou substância, verifica-se o contrário.
O QUE SÃO SUBSTANTIVOS DEVERBAIS? Por derivação regressiva, formam-se basicamente substantivos a partir de verbos. Por isso, recebem o nome de substantivos deverbais. Note que na linguagem popular, são frequentes os exemplos de palavras formadas por derivação regressiva.
COMO A GRAMÁTICA ANALISA A DERIVAÇÃO REGRESSIVA? O processo normal é criar um verbo a partir de um substantivo. Na derivação regressiva, a língua procede em sentido inverso: forma o substantivo a partir do verbo.
O QUE É DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? A derivação imprópria ocorre quando determinada palavra, sem sofrer qualquer acréscimo ou supressão em sua forma, muda de classe gramatical.
QUAIS SÃO OS CASOS DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? 1) Os adjetivos passam a substantivos. 2) Os particípios passam a substantivos ou adjetivos. 3) Os infinitivos passam a substantivos. 4) Os substantivos passam a adjetivos.
HÁ MAIS CASOS DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA? 5) Os adjetivos passam a advérbios. 6) Palavras invariáveis passam a substantivos. 7) Substantivos próprios tornam-se comuns.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (ADJETIVOS) 1) Os adjetivos passam a substantivos. Por exemplo: Os bons serão contemplados.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (PARTICÍPIO) 2) Os particípios passam a substantivos ou adjetivos. Por exemplo: Aquele garoto alcançou um feito passando no concurso.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (INFINITIVO) 3) Os infinitivos passam a substantivos. Por exemplo: O andar de Roberta era fascinante. O badalar dos sinos soou na cidadezinha.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (SUBSTANTIVOS) 4) Os substantivos passam a adjetivos. Por exemplo: O funcionário fantasma foi despedido. O menino prodígio resolveu o problema.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (ADJETIVOS) 5) Os adjetivos passam a advérbios. Por exemplo: Falei baixo para que ninguém escutasse.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (PALAVRAS INVARIÁVEIS) 6) Palavras invariáveis passam a substantivos. Por exemplo: Não entendo o porquê disso tudo.
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA (SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS) 7) Substantivos próprios tornam-se comuns. Por exemplo: Aquele coordenador é um caxias! (chefe severo e exigente)
QUAL O MOTIVO DA DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA ESTAR DENTRO DA MORFOLOGIA? Por implicarem alterações na forma das palavras. No entanto, a derivação imprópria lida com seu significado, o que acaba caracterizando um processo semântico. Por essa razão, entendemos o motivo pelo qual é denominada "imprópria".
O QUE É COMPOSIÇÃO? Composição é o processo que forma palavras compostas, a partir da junção de dois ou mais radicais. Existem dois tipos: - Composição por Justaposição; - Composição por Aglutinação.
O QUE É COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO? Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética. Exemplos: passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor
O QUE É COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO? Ao unirmos dois ou mais vocábulos ou radicais, ocorre supressão de um ou mais de seus elementos fonéticos. Exemplos: embora (em boa hora) planalto (plano alto)
COMO OCORRE A ACENTUAÇÃO NA COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO? Ao aglutinarem-se, os componentes subordinam-se a um só acento tônico, o do último componente.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .