Aula 1 - noções gerais em parasitologia

Descripción

(1 NPC) Parasitologia Fichas sobre Aula 1 - noções gerais em parasitologia, creado por Alina Pinheiro el 05/07/2019.
Alina Pinheiro
Fichas por Alina Pinheiro, actualizado hace más de 1 año
Alina Pinheiro
Creado por Alina Pinheiro hace alrededor de 5 años
58
2

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Defina parasitismo. Interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.
Quais são os seres estudados como parasitos em Parasitologia? Helmintos; Protozoários; Artrópodes
Conceito de parasito. São organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Conceito de hospedeiro. É o organismo que alberga o parasito.
Conceito de reservatório. Qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros.
Conceito de endoparasito. São parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso das tênias e nematelmintos. Invadem o corpo do hospedeiro para alimentar-se ou procriar.
Conceito de ectoparasito. São designados ectoparasitas ou parasitas externos os tipos de parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como no caso de piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, sanguessugas e algumas espécies de lampreia.
Conceito de hospedeiro definitivo. É aquele que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.
Conceito de ciclo de vida heteroxeno. Heteroxenos, heteroxênico ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.
Conceito de ciclo de vida monoxeno. Monoxenos, monoxênicos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúro).
Conceito de hospedeiro intermediário. Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni.
Conceito de parasito acidental. Aquele que parasita outro hospedeiro que não o seu norma ou não constitui seu ciclo de vida clássico. Ex: Dipylidium caninum, parasitando criança.
Cite três tipos de ações que os parasitos podem desempenhar sobre o hospedeiro. Tóxica; Mecânica; Espoliativa.
Conceito de doença parasitária. Doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode) quando ocorre desequilíbrio na relação parasito-hospedeiro..
Exemplos de medidas profiláticas gerais das parasitoses. Educação em saúde; Saneamento básico; Higiene pessoal; Higiene da água e alimento; Combate a vetores.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Parasitología, microbiología e inmunidad
Monserrat Ramirez
Parasitologia
Nathália Souza
2. Preparación de material para recolección de muestras
Claudia Mora Sepúlveda
Filariose Linfática
luis eduardo6733
Teníase e cisticercose
luis eduardo6733
Esquistossomose
luis eduardo6733
5. Protozoos intestinales
Claudia Mora Sepúlveda
Parasitología: Terminos habituales
Andrés Espinosa
Independencia de México
Alejanda Aias
Vocabulario y personajes destacados en la España del siglo XIX
Juan Fernando de la Iglesia