Comandos lscpu, lspci, lscpu, uname, lsmod e modeprobe.

Descripción

Comandos lscpu, lspci, lsusb, uname, lsmod e modeprobe
Marcelo Rodrigues Ferreira
Fichas por Marcelo Rodrigues Ferreira, actualizado hace más de 1 año
Marcelo Rodrigues Ferreira
Creado por Marcelo Rodrigues Ferreira hace más de 4 años
9
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
lscpu comando para visualizar informações de processadores conectados ao sistema. O comando busca informações nos arquivos localizados em /proc/cpuinfo bem como em arquivos presentes no sistema de arquivos contidos no /sys
lspci Mostra todos os equipamentos sobre os barramentos pci disponibilizados no sistema bem sobre os dispositivos ligados a eles.
Principais opções do comando lspci Principais opções: -v - modo detalhado -vv - modo ainda mais detalhado -vvv - modo super detalhado -s - Mostra informações específicas sobre um dispositivo -t - Apresenta o resultado em forma de arvore -n - Mostra os códigos do fabricante
lsusb Permite visualizar as informações sobre os barramentos usb disponíveis no sistema, bem como sobre os dispositivos conectados a eles.
Principais opções do comando lsusb -v - modo detalhado -d ID - Exibe informações do dispositivo de ID especificado. -t - Exibe a saída em formato de arvore. Esta opção sobreescreve a opção -v
kernel Linux responsável pela gestão do hardware, segurança, manipulação de processos, serviços e aplicações, etc.
uname comando para visualizar a versão do kernel do sistema. É possível ainda obter ainda mais detalhamento através de opções a serem utilizadas junto com o comando.
Módulos O kernel trabalha constantemente com módulos (geralmente armazenados no diretório /lib/modules/versão-do-kernel). Esses são, na verdade, drives que servem para controlar o hardware (processador, memória, placas controladoras, equipamentos periféricos...) e interagir com componentes de software (particionamento de discos, sistemas de arquivos, redes etc...)
lsmod Responsável por formatar o conteúdo do arquivo /proc/modules - mostrando assim a lista de módulos do kernel que estão atualmente carregados no sistema.
modeprobe Comando responsável por adicionar ou desabilitar/remover módulos do kernel Linux. Para remover um módulo que não esteja sendo utilizado basta acrescentar a opção -r no comando.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Inicialização do Sistema (BIOS)
Taverna do URF
Why Linux?
Danilo Sampaio
La Unión Europea
maya velasquez
Criterios generales de evaluación de la Selectividad: Comentarios de Texto
maya velasquez
Statistics Equations
maya velasquez
Género lírico
Karina Valles
La desintegración del Renacimiento
amadis96
FORMAS DE HACER NEGOCIOS INTERNACIONALES
yandsbernardo
Mapa mental: Bases epistemológicas
Ana Yolima Gutierrez Sabogal
EL IMPERIALISMO
andrea acosta