IDEG HBR - 08

Descripción

Professional HBR Fichas sobre IDEG HBR - 08, creado por Shinji Carvalho el 16/03/2015.
Shinji Carvalho
Fichas por Shinji Carvalho , actualizado hace más de 1 año
Shinji Carvalho
Creado por Shinji Carvalho hace más de 9 años
5
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Pauta exportadora após a Rev. de 1930. Afranio de Melo Franco buscou manter a exportação do café, sem mudar imediatamente para um PEx industrialista. A política de promoção do café (inclusive com o Instituto de Café) buscava financiar a industrialização.
Comissão de Estudos Financeiros e Econômicos de Estados -Buscava superar o problema da dívida externa. Dela saiu o plano de Oswaldo Aranha para renegociar o conjunto das dívidas, com uma política contracionista.
Dinamização do Departamento de Serviços Comerciais do Itamaraty -Na primeira república, o Itamaraty tinha pouca participação na questão econômica. -Diante da crise, Oswaldo Aranha busca dinamizar o Departamento. -Nesse primeiro momento, Vargas e Aranha buscam firmar vários tratados de comércio com CNMF (31-todos desfeitos)
América do Sul na PEB -Guerra do Chaco -Questão de Letícia -Relações tensas com a Argentina
Questão de Letícia (Origem e preocupação brasileira) -Litígio lindeiro entre Colômbia e Peru, com origem no tratado Salomon Lozano, de 1922, que dá a região para Colômbia. -Preocupação brasileira era que a Colombia tivesse pretensões sobre áreas além de Letícia, para dentro do Brasil -Ata de Washington (1928) tira a preocupação brasileira
Questão de Letícia (resolução) -Brasil oferece mediação -Resolução resolvida sem guerra de fato -Prevalece o tratado de Salomon-Lozano
Guerra do Chaco (origem) -Brasil mantém a não-intervenção e autoderminação -Bolivia insta a entrada em territorio paraguaio (em busca de petroleo) -Paraguaio apoiado pela Argentina -Inicio da Guerra em 1932
Guerra do Chaco (Fim) -Chancelaria Argentina faz a mediação. -Economia paraguaias e bolivianas ficam mais atreladas à Argentina e ao Brasil. -Argentina é mais simpática ao Paraguai, ainda que seja neutra.
Conferência de Buenos Aires (1936) -Brasil atua como força centrípeta na América do Sul, em contraposição às forças centrífugas vigentes, tais quais os interesses ingleses na argentina.
Duas vertentes da política trabalhista do Estado Novo 1) Lógica da Dádiva (Ângela de Castro Gomes - construção do trabalhismo) - concessão de direitos materiais em troca de apoio ao regime 2) Formação da figura Carismática de Vargas.
Faca de dois gumes dos direitos sociais (José Murillo de Carvalho) Os direitos sociais vinham em contrapartida da vigilância estatal, não reconhecendo sindicatos "não pelegos"
Sistematização da justiça trabalhista de Vargas Feita pela Justiça de Trabalho, em 1939. Sedimentação do salário mínimo.
Diferença entre Hanna Arendt entre totalitarismo e autoritarismo No totalitarismo há a confusão entre nação e partido do Estado. Envolve constante mobilização das massas.
III Reunião de Consultas dos Chanceleres americanos -Rio de Janeiro -Argentina consegue evitar que a ruptura de relações com o Eixo seja obrigatória na América.
Autor da Equidistância Pragmática Gerson Moura
Posição de Ricardo Sabin (e Lessa) sobre a Equidistância Pragmática Brasil estava mais próximo de Washington.
Frente de Oposição ao Estado Novo UDN junto de comunistas e socialistas.
Origem da Intentona Comunista -Resposta à lei de Segurança Nacional -Antonio Manuel Bonfim faz o pedido à URSS -Inicio em novembro de 1935
Consequencia da Intentona -1936 - Senado referenda Estado de Guerra - Pasta da justiça cria a Comissão Nacional da Repressão, sob Filinto Muller.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ERA VARGAS
Luana Turrissi
Era Vargas
Erico e Bruno
Gverno Vargas 1951 - 1954
Erico e Bruno
História do Brasil IV
Raíza Da Cunha
Era Vargas (1930-45)
Vitor Ribeiro
Oriente Médio IDEG 10
Shinji Carvalho
IDEG Dir 08 - Poder Executivo
Shinji Carvalho
Era Vargas
Anna Lívia Gomes
Estado Novoo
rita.aniceto04
História do Brasil III
Raíza Da Cunha
O fim do Estado Novo e a democratização
Erika Oliveira