A ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE

Descripción

Flashcards sobre a Engenharia Civil e o Meio Ambiente
Márcia Vital
Fichas por Márcia Vital, actualizado hace más de 1 año
Márcia Vital
Creado por Márcia Vital hace alrededor de 4 años
18
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é a Engenharia Ambiental? A Engenharia Ambiental é o ramo da enhenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões eclógica, social, econômica e tecnológica, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável.
Por que os problemas ambientais aumentam? Por causa do crescimento populacional
A capacidade de recuperação da natureza é... Limitada
Quais as problemáticas do crescimento acelerado da populaçao? - A infraestrutura básica não acompanha o desenvolvimento das cidades; - Aumento da utilização de recursos naturais; - A poluição em excesso inviabiliza a recuperação dos sistemas.
Quais as causas do aumento do consumo de recursos naturais? - Alargamento das produções agrícolas; - Produção de bens industriais; - Ocupação do solo pela população.
O que é impacto ambiental? Impacto ambiental é a cadeia de efeitos que se produzem no meio natural e social (antrópico) como consequência de uma determinada ação.
O que causa o impacto ambiental? Alterações físicas, biológicas e antrópicas (atividades humanas).
Como as ações da Engenharia Civil interferem no Meio Ambiente? - Desmatamento; - Alterações no relevo e topografia; - Impermeabilização do solo; - Mudanças no regime hidrológico; - Modificações ou destruição dos ecossistemas; - Poluição ambiental; - Modificações de caráter global.
Outras consequências das modificações no ambiente fruto da ação da Engenharia Civil - Mudanças no regime hidrológico; - Modificação e destruição de ecossistemas; - Poluição ambiental.
Impactos Ambientais: Desmamtamento - Danos a flora e a fauna; - Aumento do escoamento da água; - Assoreamento de rios e lagos; - Erosão do solo; - Alterações climáticas.
Impactos Ambientais: Alterações no relevo e topografia - Mudanças no escoamento das águas; - Problemas de drenagem; - Empoçamentos; - Erosão do solo.
Impactos Ambientais: Impermeabilização do solo - Maior escoamento da água; - Menor recarga dos aquíferos; - Problemas de drenagem; - Enchentes; - Redução da evapotranspiração -> Alterações climáticas.
Impactos Ambientais: Mudanças no regime hidrológico - Alterações no escoamento das águas; - Problemas de drenagem; - Cheias -> danos materiais e sociais; - Inundação de áreas de valor econômico, histórico, cultural ou ecológico; - Desalojamentos e modificações das atividades da população afetada; - Impactos nos meios sócio, econômico e cultural; - Impactos no meio biótico.
Impactos Ambientais: Modificações ou destruição dos ecossistemas - Danos à flora; - Danos à fauna; - Desequilibrios ecológicos; - Prejuízos as atividades do homem; - Danos materiais e sociais; - Desfiguração da paisagem; - Alterações no ciclo hidrológico.
Quais são as ações preventivas da Engenharia? Estudo de impacto ambiental identificando e avaliando os danos que possam causar nos meio físico, biótico e antrópico e, principalmente, medidas com o objetivo de minimizar os impactos negativos e maximizar os seus benefícios.
O que é um Termo de Referência Ambiental? Termos de Referência são documentos que informam as diretrizes para a elaboração de Estudos de Impacto Ambientais/ Relatórios de Impacto Ambientais (EIAs/RIMAs).
Quem é que faz o Termo de Referência Ambiental? O órgão ambiental
O que é EIA? Estudo de Impacto Ambiental
O que é RIMA? Relatório de Impactos Ambientais
Quem é o responsável pela elaboração do EIA e do RIMA? A empresa
Quem faz a Análise Técnica do EIA e do RIMA? O órgão ambiental
Para que o EIA e o RIMA servem? O EIA e o RIMA são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras correspondentes
Para que o EIA serve? Estudo de Impacto Ambiental ou Estudo de Impacte Ambiental (EIA) é um relatório técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras. Por estas razões, é um importante instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA).
Resumo sobre o EIA O EIA é um documento técnico multidisciplinar que trata sobre controle preventivo de danos ambientais para a atividade na qual for constatado riscos e perigos ao meio ambiente.
Para que o RIMA serve? O RIMA é um documento público que confere transparência ao EIA, um resumo em linguagem didática, clara e objetiva, para que qualquer interessado tenha acesso à informação e exerça controle social.
Outra definição de Impacto Ambiental Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetem, a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Quais atividades são obrigadas a elaborar o EIA? - As estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; - Ferrovias; - Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos; - Oleodutos, gasodutos, minerodutos; - Troncos coletores e emissários de esgotos sanitários; - Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230 Kw e extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão); - Entre outras.
Diferenças entre o EIA e o RIMA O EIA é estritamente técnico e o RIMA tem uma linguagem mais acessível (é uma simplificação do EIA).
Quem precisa de EIA/RIMA? O art. 225, 1°, IV, da CF assegura a efetividade do direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado incumbindo ao Poder Público: “Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade” O EIA/RIMA é exigido na fase de Licença Prévia de empreendimentos ou atividades que possam causar significativa degradação ambiental.
Quando é necessário compensar impactos ambientais? O órgão ambiental competente poderá exigir compensações quando os impactos foram significativos e irreversíveis e não puderem ser mitigados. Além disso, os empreendimentos e atividades licenciados com EIA/RIMA devem aplicar, no mínimo, 0,5% dos custos totais para a instalação do empreendimento, em uma Unidade de Conservação, como compensação ambiental.
Planejamento Territorial e Aspectos Ambientais - Zoneamento urbano com localização adequada de distritos industriais e de outros usos poluidores; - Implantação de faixas de proteção nas margens dos recursos hídricos; - Disciplinamento do uso e ocupação do solo; - Definição de índices urbanos considerando a infraestrutura sanitária disponível e as características do meio.
Como se faz o Controle do Desmatamento? - Restringir exclusivamente às áreas onde for necessário, evitando-se queimadas; - Recuperação de áreas degradadas; - Reflorestamento.
Como proteger da impermeabilização do solo? Garantir áreas para infiltração da água precipitada evitando-se escoamentos e os problemas de drenagem
Quais medidas de controle da erosão do solo? Não permitir o assoreamento dos corpos aquáticos.
Implantação de serviços de saneamento básico - Coleta de esgotos; - Limpeza pública e gestão de resíduos sólidos; - Drenagem urbana.
Aperfeiçoamento dos processos industriais - Visando reduzir ou eliminar a emissão de poluentes; - Uso de matérias-primas e de combustíveis com baixo teor poluidor; - Projeto de equipamentos adequados à realidade ambiental; - Instalação de equipamentos corretivos de controle da poluição; - Reaproveitamento de resíduos.
Tijolo Ecológico - Requer baixo consumo de energia na extração da matéria-prima; - Não geram nenhum tipo de poluição ou resíduos no seu processo produtivo; - Dispensam o processo de queima; - Gera menos entulho durante a execução da obra.
Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis? - Adotando medidas de conservação da energia; - Uso de fontes renováveis de energia (energia solar, energia gerada por ondas marítimas)
Compatibilização dos Usos Múltiplos da Água - Abastecimento humano e industrial; - Irrigação; - Produção de energia; - Recreação; - Preservação da fauna e flora; - Navegação; - Diluição de dejetos.
Obras que geram grandes impactos ambientais (levantamento e controle) - Barragens; - Usinas hidrelétricas; - Estradas; - Sistemas de irrigação; - Usinas nucleares; - Distritos industriais; - Estações de tratamento de esgotos; Entre outros.
Como construir de maneira sustentável na Engenharia Civil? Com projetos inteligentes, redução da poluição, materiais ecológicos e com aproveitamento de água.
Telhados Verdes - Drenagem; - Isolamento acústico e térmico; - Redução da temperatura do ambiente.
Como reduzir os custos na Engenharia Civil com a Construção Sustentável? - Sistemas de Captação de Água; - Aquecedores solares; - Janelas amplas; - Eletrodomésticos mais econômicos.
Qual a missão ambiental da Engenharia? A Engenharia deve exercer a sua função de utilizar e modificar os recursos ambientais em benefício da humanidade sem, contudo, provocar mudanças que tragam prejuízos ao próprio homem e ao meio.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

El Cuerpo Humano: Aparatos y Sistemas
Diego Santos
20) Negative personality
John Goalkeeper
Fichas para oposiciones de auxiliar de enfermería
leyvamiri
¿Qué sabes de Roma antígua? - EDUpunto.com
EDUpunto Por: Ernesto De Frías
Esquema resumen de la Prehistoria
Francisco Ayén
Diagrama QCLD
Andrea Castro Romero
Mapa Mental Administración Financiera
Cristian Neftalí
Choose the most suitable future form in each sentence
Margarita Beatriz Vicente Aparicio
COSTAS E RÍOS
Nuria Prado Álvarez
Sistemas nervioso y reproductivo
JORGE LEYVA RIVERA
Relación del sistema nervioso y reproductivo
Anna Sánchez