FISIOLOGIA DO SONO

Descripción

Fichas sobre FISIOLOGIA DO SONO, creado por Gabrielle izadora el 22/07/2020.
Gabrielle izadora
Fichas por Gabrielle izadora, actualizado hace más de 1 año
Gabrielle izadora
Creado por Gabrielle izadora hace más de 4 años
8
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
COMO SE ENCONTRA O LIMIAR DE EXCITABILIDADE E O TÔNUS MUSCULAR DURANTE OS PERÍODOS DE SONO O E VIGÍLIA? DURANTE O SONO O LIMIAR DE EXCITABILIDADE É ALTO E O TÔNUS MUSCULAR REDUZIDO. JÁ NA VIGÍLIA O LIMIAR DE EXCITABILIDADE É MAIS BAIXO E O TÔNUS MUSCULAR MAIOR.
DIFERENCIE SONO FISIOLÓGICO E SONO NÃO FISIOLÓGICO. O SONO FISIOLÓGICO É RESPONSIVO A ESTÍMULOS E APRESENTA UMA ARQUITETURA BEM DEFINIDA. O SONO NÃO FISIOLÓGICO NÃO É RESPONSÍVO A ESTÍMULOS E NÃO SEGUE UMA ARQUITETURA.
DESCREVA A ARQUITETURA DO SONO FISIOLÓGICO. INICIA-SE NO SONO NÃO-REM PASSANDO PELAS SUB-FASES 1, 2, 3, 4, 3, 2, E POR FIM REM.
COMO A LUZ INFLUÊNCIA NO CICLO CICARDIANO? A LUZ É CAPTADA POR FOTORECEPTORES NA RETINA QUE GERAM ESTÍMULOS QUE SÃO CONDUZIDOS PELA VIA RETINO-HIPOTALÂMICA E ATIVAM ÁREAS NO CÉREBRO IMPORTANTES PARA MANUTENÇÃO DO CICLO SONO-VIGÍLIA.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA LUZ PARA MANUTENÇÃO DO CICLO CICARDIANO? ESTÍMULOS GERADOS PELA LUZ ATIVAM O NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO E INIBEM A GLÂNDULA PINEAL, ATIVANDO AINDA MAIS O NSQ, MANTENDO A VIGÍLIA
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GLÂNDULA PINEAL? PRODUZIR MELATONINA, HORMÔNIO RELACIONADO À INDUÇÃO DO SONO.
DIFERENCIE DISSONIA DE PARASONIA. DISSONIAS AFETAM A QUALIDADE E A QUANNTIDADE DO SONO. PARASONIAS NÃO AFETAM A QUALIDADE NEM A QUANTIDADE DO SONO.
QUAL O EFEITO DA ACETILCOLINA NO CICLO CICARDIANO? ATUA NO PROSENCÉFALO ESTIMULANDO A VIGÍLIA E NO MESENCÉFALO ESTIMULANDO O SONO REM.
QUAL O EFEITO DA HIPOCRETINA NO CICLO CICARDIANO. ATUA NO HIPOTÁLAMO LATERAL ESTIMULANDO A VIGÍLIA.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO HIPOTÁLAMO NA PRODUÇÃO DO CORTISOL? O ESTÍMULO LUMINOSO ESTIMULA O HIPOTÁLAMO A LIBERAR CRH, QUE ATUA INDUZINDO A ADENO HIPÓFISE A PRODUZIR ACTH, QUE ESTIMULA O CÓRTEX DA ADRENAL A PRODUZIR CORTISOL, QUE ESTIMULA O NSQ.
DESCREVA A RELAÇÃO ENTRE O HIPOTÁLAMO E O NSQ.. O NSQ ATUA ESTIMULANDO O HIPOTÁLAMO LATERAL A LIBERAR HIPOCRETINA, QUE ESTIMULA OS NEURÔNIOS COLINÉRGICOS DO PROSENCÉFALO BASAL A PRODUZIR ACETILCOLINA, QUE ESTIMULA O NSQ. FEEDBACK POSITIVO DA VIGÍLIA.
QUAL O PAPL DA HIPOCRETINA NO CICLO SONO-VIGÍLIA? A HIPOCRETINA ATIVA O SISTEMA MONOAMINÉRGICO ASCENDENTE. SENDO IMPORTANTE PARA MANUTENÇÃO DA VIGÍLIA POR INIBE AS ÁREAS DO SONO. O SMA TAMBÉM PODE ATIVAR A REAÇÃO CORTICAL.
DESCREVA O EEG NA VIGÍLIA. APRESENTA ONDAS DE PADRÃO BETA COM ALTA FREQUÊNCIA E BAIXA AMPLITUDE; É DESSINCRONIZADO, INDICA ALTA ATIVIDADE NEURONAL PARA DIFERENTES FUNÇÕES.
DESCREVA O EEG DO REPOUSO. APRESENTA NO SONO NÃO-REM ONDAS DELTA DE BAIXA FREQUÊNCIA E ALTA AMPLITUDE; SINCRONIZADAS. JÁ NO SONO REM APRESENTA ONDAS DO TIPO BETA COM GRANDE ATIVIDADE CEREBRAL.
DESCREVA COMO A COCAÍNA, ECSTASY E ANFETAMINAS ATUAM NO CICLO-S SONO-VIGÍLIA. ESSAS DROGAS INIBEM A RECAPTAÇÃO DAS MONOAMINAS, MANTENDO-AS NA FENDA SINÁPTICA, FAZENDO COM QUE O EFEITO DELAS SEJAM PROLONGADOS, ATIVANDO AINDA MAIS A VIGÍLIA.
O NSQ É O RELÓGIO BIOLÓGICO DO CORPO. VERDADEIRO.
ANTI-HISTAMÍNICOS NÃO CAUSAM SONO. FALSO. ANTI-HISTAMÍNICOS INIBEM AS HISTAMINAS NO SNC CAUSANDO SONOLÊNCIA. ALÉM DISSO, BLOQUEIAM RECEPTORES DE HIPOCRETINA, FACILITANDO O DESENCADEAMENTO DO SONO.
MELATONINA INDUZ O SONO. VERDADEIRO.
O SONO REM É PREDOMINANTE. FALSO. O SONO NÃO-REM É PREDOMINANTE.
CARACTERIZE O SONO NÃO-REM. É IMPORTANTE PARA O REPOUSO E REPARO DO ORGANISMO, TEM PREDOMÍNIO DA ATIVIDADE PARASSIMPÁTICA (MIOSE, BAIXA PA, BRADICARDIA) AUMENTA A PRODUÇÃO DE GH E PROLACTINA.
CARACTERIZE O SONO REM. POSSUI ALTA ATIVIDADE NEURONAL, REPOUSO CORTICAL IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM E MEMÓRIA, RELAXAMENTO MUSCULAR INTENSO, ABALOS MUSCULARES BRUSCOS, SONHOS, EREÇÃO PENIANA. MAIOR ATIVIDADE SIMPÁTICA
QUAL SUBSTÂNCIA É IMPORTANTE PARA INDUÇÃO DO SONO ALÉM DA MELATONINA? A ADENOSINA, PRODUTO DA DEGRADAÇÃO DE ATP. ATUA SE LIGANDO À RECEPTORES A1 NO TERMINAL AXONAL, DIMINUINDO A LIBERAÇÃO DE ACETILCOLINA, FAZENDO COM QUE A ATIVIDADE DO NSQ SEJA REDUZIDA, CAUSANDO DIFICULDADE PARA MANUTENÇÃO DA VIGÍLIA.
COMO A CAFEÍNA ATUA NO ORGANISMO? INIBE OS RECEPTORES A1 DE ADENOSINA, FAZENDO COM QUE A ACETILCOLINA CONTINUE SENDO LIBERADA.
COMO A REDUÇÃO DE ATIVIDADE DO NSQ INDUZ O SONO? A REDUÇÃO DA LUZ, AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE ADENOSINA E A REDUÇÃO DO CORTISOL LEVAM À REUÇÃO DE ATIVIDADE DO NSQ, ATIVANDO O VLPO, QUE PRODUZ GABA E GALANINA, QUE INIBEM A REAÇÃO CORTICAL E AS ÁREAS RESPONSÁVEIS PELA VIGÍLIA
COMO OCORRE A MODULAÇÃO PELO GABA? O GABA SE LIGA A RECEPTORES LEVANDO À ENTRADA DE CLORO NA CÉLULA CAUSANDO HIPERPOLARIZAÇÃO E UM POTENCIAL PÓS-SINÁPTICO INIBITÓRIO.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro