Gêneros Textuais na Escola

Descripción

Estudo baseado em artigo de autoria de Carla Viana Coscarelli
Djárcia Santana
Fichas por Djárcia Santana, actualizado hace más de 1 año
Djárcia Santana
Creado por Djárcia Santana hace más de 9 años
74
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O reconhecimento de um Gênero Textual Questiona-se a prototipicidade, seja pela forma ou pela função, nem sempre o reconhecimento de gênero textual se dá de modo assimilável e inconteste.
Gêneros Híbridos São a regra e não a exceção.
Como Bakthin legitima o hibridismo e a não prototipicidade? “falamos apenas através de determinados gêneros do discurso, isto é, todos os nossos enunciados possuem formas relativamente estáveis e típicas de construção do todo” (BAKHTIN, 2003, p.282) Para Bakhtin, as formas dos gêneros “são bem mais flexíveis, plásticas e livres que as formas da língua (p. 283)” Pagano 2005
Sobre a necessidade de domínio dos gêneros “Quanto melhor dominamos os gêneros tanto mais livremente os empregamos, tanto mais plena e nitidamente descobrimos neles a nossa individualidade (onde isso é possível e necessário), refletimos de modo mais flexível e sutil a situação singular da comunicação; em suma, realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de discurso”. (BAKHTIN, 2003, p. 285)
Flexibilidade As sequências tipológicas se misturam para formar um gênero e que não há uma sequência predeterminada e fixa em que isso acontece.
O que se deve levar em conta para trabalhar com gêneros textuais na escola? A idéia de trabalhar com os gêneros na escola surgiu da necessidade de trazermos o contexto, ou seja, a situação de produção e recepção daquele texto, para a sala de aula. Quem escreve precisa saber para quem está escrevendo, o que quer dizer e com que objetivo está escrevendo.
Nomenclaturas e Classificações Não se domina os gêneros decorando nomenclaturas e classificações.
Não precisamos conhecer todos os gêneros textuais Há gêneros para ler e gêneros para escrever, para ouvir, para falar.
Textos diferentes Requer leituras diferentes, não se ler um poema da mesma forma que um texto informativo, por exemplo.
Como seria um trabalho com produção textual eficaz? Na produção, o aluno precisa aprender a construir um texto que provoque no interlocutor as reações que ele, autor, deseja e, para isso, precisa ter em mente o seu público-alvo, seu objetivo ou a finalidade do texto, sobre o que vai escrever e onde o texto vai circular.
Reflexão Linguística O aspecto linguístico pode ser abordado em função da produção de sentido
Dar público às produções ou oferecer meios do aluno interagir não somente com o professor. Esse tipo de atividade leva em consideração o gênero, os recursos formais e lingüísticos que o constituem em uma situação sócio-comunicativa que, mesmo sendo simulada, traz o contexto de uso da linguagem em que as condições de produção são consideradas.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

La Escala Musical
mariajesus camino
Examen de Sociales - GED
Diego Santos
Ejemplo Prueba de Inglés para el Saber Pro
D. Valenzuela
Al Ándalus
ignaciobll
¿Qué sabes de Roma antígua? - EDUpunto.com
EDUpunto Por: Ernesto De Frías
MAPAS SEMÁNTICOS
Bvne
Vocabulario Inglés (I y II) para la Selectividad
maya velasquez
Anatomía cabeza
Diego Santos
Preparacion TOEFL page 382
Jorge Silva Granados
LITERATURA DEL ROMANTICISMO ESPAÑOL
leandro.farleths