ELEMENTOS DO DISCURSO POÉTICO

Descripción

Fichas sobre ELEMENTOS DO DISCURSO POÉTICO, creado por Luiza Venina Batista el 14/09/2020.
Luiza Venina Batista
Fichas por Luiza Venina Batista, actualizado hace más de 1 año
Luiza Venina Batista
Creado por Luiza Venina Batista hace más de 4 años
34
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Professora Luiza Venina
DISCURSO POÉTICO O discurso poético tem uma finalidade estética e utiliza recursos literários e jogos de palavras para alcançá-lo, propondo uma visão particular do mundo. Não está focado na realidade objetiva, apela para as emoções e a estética, relaciona-se com a realidade de uma forma especial.
POESIA É a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. Do grego poiesis, poesia, no sentido etimológico, significa “produção artística” ou ainda “criar” e “fazer”.
POEMA É a composição formal. Estruturados em versos e estrofes, os poemas existem por si mesmos. Estrofes e versos são parte da estruturação dos poemas.
VERSO Cada uma das linhas que compõe um poema, independentemente de estarem agrupadas ou não.
ESTROFE É uma parte, cada uma das seções do poema constituída por um agrupamento de versos. São separadas por uma linha em branco.
GÊNERO LÍRICO Refere-se ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.
EU LÍRICO É um elemento fundamental da poesia. Também chamado de eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia (fala) o poema. Essa voz do poema, não é necessariamente o autor, mas sim um eu fictício, que pode ou não ter características do eu autoral.
VERSOS BRANCOS Também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica.. Utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.
VERSOS LIVRES Também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Representam uma importante caraterística da literatura moderna e contemporânea, visto que a intenção maior desses escritores é criar algo novo e inovador.
VERSIFICAÇÃO Representa o conjunto de elementos que compõem os textos poéticos: ritmo, musicalidade, metrificação, encadeamento, rima, entre outros.
MÉTRICA É a medida dos versos, isto é, o número de sílabas poéticas de cada verso. Para determinar o número de sílabas poéticas é necessário fazer a escansão dos versos. A divisão em sílabas poéticas considera o modo como as palavras são pronunciadas.
RITMO É um recurso estilístico que consiste na divisão de tempo em períodos uniformes mediante a sucessão de intensidades diferentes nas sílabas poéticas dos versos, isto é, pronunciadas com maior e menor intensidade..
RIMA Recurso que consiste na semelhança sonora entre as palavras. Utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade. Ocorre entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Heterónimos de Fernando Pessoa
Prelo Blogue Editorial
POEMA
Margot Marie
textinho que eu fiz :)
Yolanda Rozin
Devorador de Almas diz: Uma pessoa pode até sorrir para você... Mas será que ela realmente é feliz?
Guardião Tsukymirax
CONTEXTO HISTÓRICO CONCRETISMO
Victória Rodrigues
Poema E Poesia
Maria Rafaela Rabelo
"No dia de quarta-feira de cinzas"
João Morais
Literatura
Juliana Vítor
Heterónimos de Fernando Pessoa
Biblioteca Escolar
Heterónimos de Fernando Pessoa
Vitória Julia Rodrigues Santa Rosa