Citoplasma

Descripción

Fichas sobre Citoplasma, creado por laleska.grp13 el 30/04/2015.
laleska.grp13
Fichas por laleska.grp13, actualizado hace más de 1 año
laleska.grp13
Creado por laleska.grp13 hace más de 9 años
44
3

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Hialoplasma, matriz citoplasmática, citoplasma fundamental ou citosol Mistura formada por água, proteínas, aminoácidos, açúcares, ácidos nucleicos e íons minerais. (sistema coloidal com a água como sistema dispersante e e principalmente proteínas como fase dispersa). Nele acontecem importantes reações do metabolismo como a glicólise e onde ficam armazenadas muitas substância de reserva como gorduras, amido e glicogênio
Microfilamentos Filamentos proteicos imersos no hialoplasma constituído por actina e ás vezes miosina, proteínas contráteis responsáveis pela contração muscular. Pode polimerizar-se e despolimerizar-se.
Microtúbulos Filamentos proteicos imersos no hialoplasma formados por uma proteína denominada tubulina. Pode polimerizar-se e despolimerizar-se. Participam da formação dos centríolos, do fuso da divisão celular e da formação de cílios e flagelos.
Filamentos intermediários Filamentos proteicos imersos no hialoplasma formados por uma grande família de proteínas. Estendem-se da membrana plasmática até o núcleo. Aumentam a resistência da célula à tensões e ajudam na sustentação mecânica do núcleo e das organelas.
Citoesqueleto Rede de de finos túbulos ligados e entrelaçados formada pelos microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários. É o responsável pela manutenção da forma da célula e por movimentos celulares como a ciclose e o movimento ameboide. AUSENTE EM CÉLULAS PROCARIÓTICAS.
Ciclose Movimento citoplasmático proporcionado pela contração rítmica de microfilamentos proteicos. Nele a porção mais interna do citoplasma (endoplasma) encontra-se em constante movimento. Presente notadamente em células vegetais, ele ajuda a distribuir substâncias no citoplasma e rearranja cloroplastos de acordo com a oferta de luz
Movimento ameboide Movimento de responsabilidade dos microfilamentos no qual a célula forma pseudópodes. Realizado por amebas, macrófagos e leucócitos.
Retículo endoplasmático ou citoplasmático Organela membranosa encontrada somente em eucariontes formada por um sistema de canalículos (encanamento) e cisternas de paredes comunicantes que percorrem todo o citoplasma, desde a superfície externa até a carioteca. É dividido em granular e liso.
Retículo endoplasmático não granuloso (liso, agranular) -Transporte ou distribuição de substâncias; -Facilitar troca de substância; -Armazenamento de substâncias, íons Ca++ nas células musculares para serem usados na contração -Neutralização de toxinas, hepatócitos absorvem substâncias tóxicas, modificando-as ou destruindo-as; -Fabricação de lipídeos (principalmente esterídeos).
Retículo endoplasmático granuloso (rugoso, granular, ergastoplasma) -Transporte ou distribuição de substâncias. -Facilita troca de substâncias; -Armazena substâncias produzidas dentro da célula ou vindas de fora - Síntese de proteínas.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Citologia
Thamy Procopio
Citologia - Citoplasma (Hialoplasma)
Lucas Oliveira
*******Evolução da célula e teoria da endossimbiose
Beatriz nonato
organelas
izabela maria
Biologia
Fernanda Estrada
MEMBRANA CELULAR E CITOPLASMA
Janayna Barbosa
Célula
marta cabete
ESTRUTURA CELULAR
BRUNNA DOS REIS
Célula Animal
Dani Verso