Secção II - Órgãos de Soberania - Presidente da República

Descripción

Fichas sobre Secção II - Órgãos de Soberania - Presidente da República, creado por Yasmin Souza el 16/06/2015.
Yasmin Souza
Fichas por Yasmin Souza, actualizado hace más de 1 año
Yasmin Souza
Creado por Yasmin Souza hace más de 9 años
6
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Quais são as três funções do PR? -> Representante da republica e da comunidade politica promovendo a unidade cultural; -> Promove a garantia da Constituição, é guardião da CRP aliado aos tribunais (TC); -> Tem funções de controlo: poderes de crise e desempenha funções politicas mas não governativas.
Características do PR: Tipo de órgão e eleição O PR é um órgão de soberania (art.110), singular e presidencial autónomo; O PR é eleito por sufragio direto dos cidadão portugueses residentes em Portugal ou emigrantes com laços a comunidade; por maioria absoluta (art.126º)
(2) Características do PR Os partidos foram afastados da eleição do PR; São elegíveis para PR os cidadãos portugueses maiores de 35 anos (art.122); O mandato do PR é de 5 anos e pode ser reeleito apenas 1 vez sucessivamente (art. 123)
(3) Características do PR O PR não pode ser destituido antes do fim do mandato (130º); O PR é livre de renunciar ao mandato (131º); O PR é substituido interinamente pelo Presidente da AR (132º)
Tipos de competências do PR e respectivos artigos - Competências quanto a outros órgãos (art. 133º). - Competências para a prática de actos próprios; poderes discricionários, autónomos do PR (art. 134º). - Competências quanto a relações internacionais (art. 135º).
Quais são as competências do PR quanto a outros órgãos? O PR preside o Conselho de Estado, marca o dia das eleições, pode convocar a AR, pode dirigir mensagens, nomeia e demite o GOV, se solicitado pode dirigir o conselho de Ministros.
Paulo Otero, Gomes Canotilho e Vital Moreira recusam a classificação do sistema de governo como semi-presidencial. Defendem que este é...? um sistema parlamentar misto ou parlamentarismo racionalizado.
O que é a promulgação? É um acto do PR mediante o qual este atesta ou declara que um determinado diploma elaborado por certo órgão constitucional pode valer como lei, decreto-lei, decreto regulamentar ou lei de revisão constitucional. É um acto eminentemente político.
Jorge Miranda define três momentos na promulgação. Quais? - O conhecimento qualificado que o PR tem da prática de certo acto. - O PR qualifica o acto com a promulgação como sendo um acto de certo tipo: lei da AR, decreto-lei, decreto regulamentar, lei de revisão constitucional. - Com a promulgação, o PR declara solenemente essa qualificação.
Identifique a teoria da natureza da promulgação: Função notarial do PR. Teoria declarativa
Identifique a teoria da natureza da promulgação: PR participaria na função legislativa Teoria legislativa
Identifique a teoria da natureza da promulgação: acto produziria efeitos com a promulgação. Teoria da administração
Identifique a teoria da natureza da promulgação: com o poder de promulgação o PR faz o controlo constitucional/ defendida por Gomes Canotilho, Blanco de Morais e Jorge Miranda. Teoria do controlo constitucional.
O que é o Veto? O veto é um poder político de impedimento. O veto é um meio de controlo formal e material, ou seja, é um meio de controlo do mérito intrínseco do diploma.
Identifique o tipo de veto: quando para o superar basta que a AR confirme o diploma por maioria simples (Constituição francesa). Veto simples.
Identifique o tipo de veto: quando para o superar é necessário que a AR confirme o diploma por maioria qualificada (maioria absoluta, art. 136º, nº 2). Veto qualificado.
Identifique o tipo de Veto: : quando para o superar é exigida a maioria de 2/3 dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções (art. 136º, nº 3). Veto hiper-qualificado.
O que acontece se o PR vetar um decreto do Governo? O processo legislativo termina.
O que acontece se o PR vetar um decreto da AR? Esta pode: - Desistir do diploma e, assim, termina o processo legislativo. - Confirmar o diploma, ou seja, superar o veto (art. 136º, nºs 2 e 3). Se a AR confirmar o diploma, o PR é obrigado a promulgá-lo, no prazo de oito dias (promulgação obrigatória). - Alterar o diploma. O PR é livre de vetar esse novo diploma.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Toxoplasmose
Larissa Vitória
Fisica
Igor Vieira
Acne Vulgar
Bárbara Rêgo
Tabla Periódica de los Elementos
maya velasquez
Alemán Básico
Diego Santos
Miguel de Unamuno
Diego Santos
Hoja de Cálculo Excel
Miguel Angel España
Campo de acción de la Psicología Jurídica
grafomodelo01
LAS TIC APLICADAS A LA INVESTIGACIÓN
tereacevedobtr
Cuestionario Básico sobre GoConqr
Diego Santos