Função do Segundo Grau

Descripción

É conhecida como função do 2º grau, ou também como função quadrática, quando em sua lei de formação ela possui um polinômio de grau dois, ou seja, f(x) = ax² +bx +c, em que a, b e c são números reais, e a ≠ 0.
Fernanda Andrade Vanderlei
Fichas por Fernanda Andrade Vanderlei, actualizado hace más de 1 año
Fernanda Andrade Vanderlei
Creado por Fernanda Andrade Vanderlei hace más de 3 años
15
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Como calcular uma equação do segundo grau? --> Fórmula de Bhaskara (pode ser usadas em todos os casos de uma função do segundo grau) (−b±√(b^2−4ac))/2a --> Pode utilizar quando tiver uma equação do segundo grau incompleta, no caso B=0 Ax²+C=0 --> Pode utilizar quando tiver uma equação do segundo grau incompleta, no caso C=0 Bx+C = 0 1° Fatora a equação 2° Como a equação está igualada a zero um dos Xs é = 0, portanto Exemplo: 4x2-6=0 2x(2x-3)=0 2x = 0 x1=0 ou 2x-3=0 x2=3/2 S=(0,3/2)
Sabendo que a função do segundo grau possui como definição f(x) = ax2+bx+c. Qual é o formato do seu gráfico? O gráfico será uma parábola.
O que o coeficiente A e C define no gráfico da função do segundo grau? Coeficiente A, define: - Se a concavidade é para cima ou para baixo; - Estreitamento/Abertura. Coeficiente C, define: - Ponto de encontro com o eixo y
O que o discriminante (delta) define no gráfico da função do segundo grau? --> Delta > 0 resultará em duas raízes reais e distintas, portanto a parábola irá interceptar o eixo X em dois pontos. --> Delta = 0 resultará em duas raízes reais iguais, portanto a parábola irá interceptar o eixo X em um único ponto. --> Delta < 0 não possui resultado real, portanto a parábola não irá interceptar o eixo X.
Como montar o gráfico? 1) Calcular o discriminante, pois irei saber se a parábola intercepta o eixo X; 2) Se possível, calcular as raízes para saber em quais pontos a parábola intercepta o eixo X; 3) Analisar coeficiente A e C. *Encontrar as coordenadas do vértice também pode ser um caminho para montar o gráfico. O vértice de uma parábola é o seu ponto de máximo (se a < 0) ou de mínimo (se a > 0). Ele pode ser encontrado pela substituição dos valores dos coeficientes “a”, “b” e “c” nas fórmulas: xv = – b 2a yv = – ∆ 4a
Para que serve a forma fatorada da equação do segundo grau? Forma tradicional da função quadrática: F(x)=Ax²+Bx+C Forma fatorada da função quadrática: F(x)= a.(x-x1).(x-x2) Quando se tem a forma fatorada se torna mais fácil montar o gráfico já que possui as duas raízes.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar