Neurofisiologia

Descripción

A organização funcional do corpo humano e o controle do "meio interno"
Cássia Gomes
Fichas por Cássia Gomes, actualizado hace más de 1 año
Cássia Gomes
Creado por Cássia Gomes hace más de 3 años
103
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Quais as substâncias encontradas no líquido extracelular (LEQ) e suas quantidades? Sódio, cloreto e íons de bicarbonato em grandes quantidades e oxigênio, glicose, ácidos graxos e aminoácidos em menores quantidades.
O que diferencia o liquido extracelular e o intracelular ? A quantidade de substâncias em cada meio, o liquido intracelular contém grandes quantidades de íons de potássio, magnésio e fosfato, enquanto o liquido extra celular possui quantidades diferentes da mesma substância.
Conceitue o termo homeostasia: Indica um estado de equilíbrio interno, manutenção das condições quase contantes no meio interno, independente das alterações que ocorram no meio externo.
Conceitue retroalimentação ou feedback negativo: Esse mecanismo de controle provoca uma mudança negativa em relação à alteração inicial, um estímulo contrário aquele que levou ao desequilíbrio.
Exemplo de feedback negativo: Respiração O CO2(dióxido de carbono) aumenta no LEQ, produzindo um excitação nos neurônios do centro respiratório, assim gerando o aumento do ritmo respiratório, do fornecimento de O2 para os tecidos e por fim a eliminação do CO2.
Conceitue a retroalimentação positiva ou feedback positivo: Esse mecanismo provoca o aumento ou reforço do estímulo que gera desequilíbrio no meio interno.
Exemplo de feedback positivo: Perda sanguínea, o ciclo resulta no maior enfraquecimento cardíaco, que é gerado devido a queda da pressão arterial.
Sobre as proteínas da membrana celular, quais os dois tipos: As proteínas integrais, formam canais (poros), pelos quais a substâncias hidrossolúveis podem difundir e também podem atuar como proteínas carregadoras, para o transporte ativo. Já as proteínas periféricas, atuam como enzimas.
Quais os tipos de transporte passivo: Difusão simples -> pode ocorrer diretamente através da bicamada lipídica ou por meio dos canais aquosos. Difusão facilitada --> só ocorre com a interação das proteínas carregadoras. Ambos são a favor do gradiente de contração.
Sobre os canais aquosos (proteicos), quais os tipos de reguladores: 1.Regulação por voltagem: depende de um potencial elétrico; II. Regulação por agentes químicos: dependes de ligantes.
O gráfico mostra que, conforme aumenta da concentração da substância, a velocidade da difusão simples continua a aumentar proporcionalmente, enquanto a difusão facilitada apresenta uma limitação ao valor de Vmáx.
O que limita a velocidade na difusão facilitada? A quantidade de proteínas transportadoras, se todas as substâncias estiverem no sítio de ligação, ocupado em atividade máxima, a concentração do soluto não tem nenhuma influência.
Conceitue o transporte ativo e seus tipos: O transporte ativo acontece contra o gradiente de concentração. O transporte primário -> a sua energia é derivada diretamente do ATP; O transporte secundário -> a energia é derivada secundariamente do transporte primário.
Exemplo de transporte ativo primário: Bomba de sódio-potássio Nesse processo, é bombeado 3 íons de sódio pra fora e ao mesmo tempo, 2 íons de potássio pra dentro.
Porque a bomba de Na+/K+ é dita como eletrogênica? Devido a sua capacidade de criar uma diferença de potencial entre as duas faces da membrana, positividade do lado externo e negatividade do lado interno.
Os dois tipos de transporte ativo secundário: Co-transporte-> Transporta as substâncias no mesmo sentido (Simporte); Contratransporte --> transporta a substâncias em sentidos opostos.
Como funciona o transporte ativo secundário? A sua energia é derivada da diferença de concentração iônica gerada pelo transporte primário, pode ocorrer sendo co-transporte ou contratransporte.
Exemplo de co-transporte: Sódio-glicoses; A proteína carregadora possui dois locais de ligação, sendo assim são levados para o interior da célula ao mesmo tempo.
Exemplo de contratransporte: Sódio-Hidrogênio; Ambos fixados à mesma proteína, porém se movem em sentidos opostos, os íons de sódio para o interior e os íons de hidrogênio para a parte externa.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Posologia
Letícia Silva
Portaria 344/98
Dayseanne Bugarim
Vias de Administração
Amélia Ferruccio
Antibióticos
Bruna M
Anestésicos locais
Amélia Ferruccio
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Sistema dopaminérgico
Cássia Gomes
Sinapses e neurotransmissores
Cássia Gomes
Agonistas e antagonistas adrenérgicos
Amélia Ferruccio
FARMACODINÂMICA
Paula Ceccon