Sistema colinérgico

Descripción

Farmácia Fichas sobre Sistema colinérgico , creado por Cássia Gomes el 28/07/2021.
Cássia Gomes
Fichas por Cássia Gomes, actualizado hace más de 1 año
Cássia Gomes
Creado por Cássia Gomes hace casi 3 años
17
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Enzima responsável pela síntese da Ach? Colina-O-Acetil-Transferase (ChAT), a partir de acetil-coenzima A e colina.
Explique o processo de transporte e armazenamento de acetilcolina: Esse processo é realizado por um transportador vesicular de Ach (VAChT), contra-transporte de Ach - H+, enquanto os prótons vão para fora, acontece a captação de acetilcolina para dentro da vesícula sináptica.
Enzima responsável pela degradação de Ach: Enzima acetilcolinesterase (AChE), presente na fenda sináptica.
Os receptores colinérgicos nicotínicos (RCN) pertencem à família : Receptores ionotrópicos que, quando ativados, adquirem a conformação de canal aberto permeável aos íons Na+ e K+. Sua ação, sempre será excitatória.
Quais as ações dos receptores muscarínos, no sistema nervoso periférico: Tem ações que incluem a redução da frequência e força da contração cardíaca, o relaxamento de vasos sanguíneos periféricos e a constrição das vias respiratórias (brônquios e bronquíolos).
E no SNC? Estão envolvidos no controle da função extrapiramidal, vestibular, em funções cognitivas como memória, aprendizado e atenção, em respostas emocionais, na modulação do estresse, no sono e na vigília.
Os receptores muscarínicos M1, M3 e M5, quando ativados por: Agonistas colinérgicos, acoplam-se preferencialmente com a proteína Gq, induzem a ativação da fosfolipase C, que promove a hidrólise de fosfoinositídeos presentes na membrana e a produção de diacilglicerol (DAG) e inositol trifosfato (IP3) (segundos mensageiros).
E os os receptores muscarínicos M2 e M4: Quando ativados, acoplam-se preferencialmente à proteína G inibitória(Gi), que inibe a atividade da adenilciclase e reduz os níveis intracelulares de AMP cíclico
A ação dos receptores M2 no coração: Reduz a força de contração e também a frequência de batimentos cardíacos, o que está associado à inibição de canais de Ca2+ voltagem dependente e à ativação de canais retificadores de K+ através da estimulação da Gi.
A relação entre o sistema colinérgico e o Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa, causa alterações de memória, aprendizagem, atenção e outros processos cognitivos comuns afetados nesses pacientes. Além disso, altera a quantidade de receptores muscarínicos em diversas regiões cerebrais e a sinalização intracelular induzida por esses receptores.
Como funcionam os fármacos inibidores da colinesterase: Os inibidores da colinesterase têm como resultado concentrações mais elevadas de acetilcolina, conduzindo a um acréscimo da comunicação entre as células nervosas, o que por sua vez pode, temporariamente, melhorar ou estabilizar os sintomas da doença.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Posologia
Letícia Silva
Cronograma De Estudos
Hugo Nicolau
Cronograma de Estudos 2017
Camila Rossi
Tabela Periódica
Letícia Satiko Seo
Dicas para sobreviver a rotina cansativa de estudante
Malu Miralha
Estatuto do Desarmamento
Gustavo Pereira1692
Portaria 344/98
Dayseanne Bugarim
Memória
vivi sousa
Vias de Administração
Amélia Ferruccio
Antibióticos
Bruna M
Anestésicos locais
Amélia Ferruccio