Sofistas e Sócrates

Descripción

1º ano Filosofia Fichas sobre Sofistas e Sócrates, creado por Erika Satiko el 05/08/2021.
Erika Satiko
Fichas por Erika Satiko, actualizado hace más de 1 año
Erika Satiko
Creado por Erika Satiko hace más de 3 años
21
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Sofistas: eram nômades professores de retórica e persuasão (artes do convencimento e do bem falar). Eles ensinavam jovens da elite a se sair bem nos discursos na ágora e, consequentemente, se beneficiar da democracia direta eles deixam de lado o estudo da physis (rompimento com os pré-socráticos) e começam a se preocupar com a educação e as leis. Eram relativistas (não existe verdade absoluta)
Protágoras de Abdera: amigo de Péricles "o homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são e das que não são" -> reflete sua crença no relativismo: cada pessoa atribui um valor diferente a coisas diferentes, capacidade humana de criar verdades. Górgias de Leontini: reflete a limitação do conhecer e da linguagem humana: o bem e o mal não existem, se existissem, não poderíamos conhecer e, se conhecêssemos, não poderíamos falar. incapacidade do homem de conhecer aquilo que é absoluto .
Foram duramente criticados por Sócrates e Platão por serem relativistas (verdades absolutas) (sociedade ao caos) , por cobrarem por suas aulas (o conhecimento já se encontra dentro de cada um), por defenderem a democracia (alienação, pólis e filosofia em risco) Sócrates: histórico: com certeza existiu. Há dúvidas se Sócrates filósofo realmente existiu porque ele não deixou registros (era de ordem divina / teoria dos precursores orientais da filosofia). Tudo que sabemos dele foram retirados das obras de seus discípulos.
Sócrates andava pelas ruas de Atenas dialogando (o diálogo era muito valorizado por ele) com as pessoas sobre temas variados e coisas que pareciam óbvias. Por questionar tudo, ele foi perseguido por membros da elite e foi acusado e condenado à morte por duvidar dos deuses e corromper a juventude Sócrates e os pré-socráticos: Sócrates abandonou o estudo da physis pois se preocupava mais com questões humanas e da pólis.
"Só sei que nada sei" Amigo de Sócrates, Querefonte, diz a ele que os deuses afirmaram no oráculo de Delfos que ele era o homem mais sábio de toda a Grécia. Duvidando dessa afirmação, Sócrates investiga dialogando com os homens considerados sábios da pólis (artesãos, políticos e poetas), chegando a conclusão de que o oráculo estava certo: Diferentemente daqueles que se diziam sábios, Sócrates reconhecia e admitia sua ignorância diante do saber. Para ele, reconhecer que não se sabe nada é um ciclo virtuoso que leva o homem a busca incessante pelo conhecimento verdadeiro.
O Método Socrático: Sócrates utilizava seu método nos diálogos, este com 4 etapas: 1. diálogo: Sócrates convidava a pessoa para dialogar 2. ironia: ele fingia ignorância diante do tema discutido para dar oportunidade ao outro de expressar sua opinião 3. elenchos: Sócrates começava a questionar as afirmações do outro, desconstruindo o saber superficial, a opinião, a DOXA 4. maiêutica: desta forma, ele dava á luz a novas ideias, fazendo dessa forma os outros alcançarem o conhecimento verdadeiro Obra : no centro, são representados Platão e Aristóteles. Platão aponta para cima, fazendo referência a sua teoria das 2 dimensões: a sensível, das coisas materiais, e a inteligível, o mundo das ideias. Aristóteles mantém sua mão no sentido horizontal, afirmando sua crença no mundo sensível apenas.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227