Conceitos Semanas de 1 a 5 - Empreendedorismo social

Descripción

Fichas sobre Conceitos Semanas de 1 a 5 - Empreendedorismo social, creado por TAVANY COELHO el 28/03/2022.
TAVANY COELHO
Fichas por TAVANY COELHO, actualizado hace más de 1 año
TAVANY COELHO
Creado por TAVANY COELHO hace más de 2 años
332
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é Agenda 2030? A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
Principais tópicos da agenda 2030 Visão e princípios: elementos que norteiam a compreensão do que é a Agenda e sua importância para o planeta e sobre quais são os principais princípios que devem nortear a sua utilização.  Quadro de resultados: correspondem à descrição dos 17 ODS.  Implementação: indica os meios que podem ser utilizados para implementação das ações relacionadas à Agenda e como os diversos agentes podem atuar em parceria para lograr êxito nos resultados.  Acompanhamento e revisão da Agenda: explica como pode ocorrer o registro das ações e seus resultados, prevendo, também, como será o processo de revisão a partir dos resultados do acompanhamento.
Áreas da agenda 2030 Pessoas: erradicar a fome e a pobreza de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade.  Planeta: proteger o clima e os recursos naturais do planeta para as gerações futuras.  Paz: promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.  Prosperidade: garantir vidas plenas e prósperas, em harmonia com a natureza.
Setores
Setor 2.5 O setor 2,5 é um híbrido entre o segundo setor, das empresas, e o terceiro setor, das organizações sem fins lucrativos. As empresas deste setor são conhecidas como negócios sociais, que têm como missão gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável
Setor 2.5
O que é empreendedorismo social? O empreendedorismo social consiste na criação de produtos, serviços e inovações que beneficiam a sociedade em áreas como educação, meio ambiente, segurança e saúde. Problemas dos mais diversos tipos existentes na sociedade podem ser solucionados por meio de iniciativas de empreendedorismo social.
A tríade do empreendedorismo social Propósito Todo empreendedor social age de acordo com um propósito social. O empreendedor social é movido pela consciência dos problemas na sociedade em que está inserido. E, entendendo esses problemas, ele parte para o próximo passo: encontrar a solução. Inovação Apesar de, para muitos, a palavra inovação remeter a tecnologias novas, aqui o sentido de inovação é amplo. Inovação é sobre estruturas, metodologias e processos que solucionem problemas atuais. É assim que o empreendedorismo social inova: implementando soluções para problemas que ninguém conseguiu solucionar até então. E, para isso, ele precisa do terceiro ponto desta tríade: atitude. Atitude Quais problemas sociais mais te incomodam? É a partir desse incômodo que empreendedoras e empreendedores sociais tomam atitudes, que visam superar essas dificuldades da sociedade em que vivem. Com atitude e guiado por um propósito, o empreendedorismo social é capaz de inovar e gerar mudanças significativas na sociedade.
Modelo C
Modelo C A nova metodologia, que une o Canvas e a Teoria de Mudança, destaca que é essencial modelar os negócios de forma integrada, articulando tese de impacto e modelo de negócios. Desenvolvida para ajudar negócios de impacto social a desenhar em uma narrativa única a sua lógica de impacto associada ao modelo do negócio, o Modelo C integra duas ferramentas extremamente eficientes que têm sido utilizadas para modelar negócios de impacto socioambiental: o Business Model Canvas, que privilegia a cadeia de resultados, e a Teoria de Mudança, que se concentra no desenho do negócio.
Teoria da mudança . A teoria da mudança representa uma relação entre causas e efeitos de situações problemáticas mediante propostas inovadoras. Para a utilização da ferramenta, deve ser seguida uma série de etapas, que iniciam no processo de avaliação e mensuração de impactos socioambientais, passam pela definição do propósito da iniciativa para, posteriormente, estabelecer as operações que resultarão nas ações para a implementação do empreendimento.
Dimensões da teoria da mudança
Referências Conteúdos disponibilizados na disciplina https://institutolegado.org/blog/o-que-e-empreendedorismo-social/ https://ice.org.br/modelo-c-uma-nova-abordagem-para-o-campo-dos-negocios-de-impacto-socioambiental-no-brasil/
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Qué Carrera Estudiar
maya velasquez
Test de Nombres de Alimentos en Inglés
maya velasquez
Preposicions
Eva_95
Formas de una función cuadrática
HECTOR ESPINOZA HERNANDEZ
MAPAS SEMÁNTICOS
Bvne
GS-2. LAS GUARDIAS DE SEGURIDAD
antonio del valle
Autores vacío
Manu prieto
TEORÍAS DEL COMERCIO INTERNACIONAL
Yuleni Fkgeghtrhrqwergw
CONCEPTOS BÁSICOS DE INTELIGENCIA
Edgar Sarzosa
KRISTAUTASUNA_plantilla
Txemi López
PREVENCIÓN DE ENFERMEDADES
Juan Alejandro Urquina Tovar