Ciclo de vida de produto turístico

Descripción

Ensino Médio Técnico - 1o, 2o, e 3o anos Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem Fichas sobre Ciclo de vida de produto turístico, creado por Ana Lucia Lodi Ribeiro el 15/06/2023.
Ana Lucia Lodi Ribeiro
Fichas por Ana Lucia Lodi Ribeiro, actualizado hace más de 1 año
Ana Lucia Lodi Ribeiro
Creado por Ana Lucia Lodi Ribeiro hace más de 1 año
9
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é e para que serve o ciclo de vida do produto turístico? O ciclo de vida do produto turístico é uma ferramenta de análise importante para o setor do turismo (planos de marketing, planos de ordenamento do território, planos operacionais, entre outros), na medida em que delinear estratégias para um produto turístico pressupõe conhecer a sua evolução e em que estádio de desenvolvimento se encontra para assim sugerir que ações, medidas e/ou iniciativas promover para o produto.
O ciclo de vida de um produto é um conceito desenvolvido por que área de atuação? E para quê? O ciclo de vida de um produto é um conceito desenvolvido pelo marketing para analisar a situação de um produto no mercado.
Para que serve o estudo do ciclo de vida de um produto turístico? Este estudo é utilizado para analisar o crescimento e desenvolvimento, a evolução e a situação das regiões ou localidades turísticas ou equipamento turístico.
E qual é o objetivo dessa análise como instrumento de planejamento turístico? O objetivo desta análise como instrumento de planejamento turístico é determinar a fase em que se encontra a localidade e quais as estratégias para direcionar seu desenvolvimento.
Quais aspectos devem ser contemplados pelos agentes econômicos que programam o lançamento de produtos e/ou serviços, para obter estes objetivos? O produto, o lugar, o tempo, o preço, a qualidade e as quantidades certas.
Ao que devem se subordinar a criação de produtos/serviços em relação aos aspectos mencionados? E o que tem que se levar também em consideração? A criação de produtos e/ou serviços, em conformidade com os aspetos mencionados, tem que subordinar-se às necessidades e/ou desejos dos consumidores (os quais se alteram constantemente) e no mesmo sentido tem que se considerar as alternativas que a concorrência vai oferecendo.
Quais são os estágios do ciclo de vida do produto turístico? FORMATAÇÃO ou NASCIMENTO INSERÇÃO NO MERCADO CRESCIMENTO MATURIDADE ou CONSOLIDAÇÃO SATURAÇÃO ou DECLÍNIO RENOVAÇÃO ou REVITALIZAÇÃO
Quais as características da fase de FORMATAÇÃO ou NASCIMENTO? Procura muito limitada; Turistas atraídos pelos patrimônio cultural e/ou natural; A oferta turística geralmente não é estruturada e pode ser escasso ou inexistente.
Quais as características da fase de INSERÇÃO NO MERCADO? Criação das primeiras estruturas de apoio, como por exemplo, estabelecimentos hoteleiros, restauração. Cuidado: o produto só deverá ser inserido no mercado se toda a logística estiver pronta tais como: infraestrutura turística pronta e com pessoal capacitado para receber, parcerias estabelecidas para facilitar a comercialização, tarifários prontos, pontos de distribuição preparados, formas de pagamento definidas, etc...
Quais as características da fase de CRESCIMENTO? O crescimento (existência de uma época de maior procura; surgem alguns mercados predominantes; desenvolve a preferência por marcas; procura elevada; oferta aumenta; impactos positivos e/ou negativos gerados pela forte procura). É a fase em que a avaliação deve ser priorizada para que os ajustes sejam efetuados no momento oportuno, através de uma pesquisa de satisfação do cliente, por exemplo, estaremos avaliando todas as ações necessárias ao bom desenvolvimento do produto. Esta é uma fase delicada, pois, muitas vezes, priorizamos o crescimento e esquecemos de acompanhar a qualidade dos serviços oferecidos.
Quais as características da fase de MATURIDADE ou CONSOLIDAÇÃO ? Na maturidade o turismo passa a ser a atividade econômica mais importante; As taxas de crescimento da procura mais reduzidas; Algumas instalações com menor qualidade; Pode surgir conflitos entre população local e visitantes. É a fase que o produto atinge seu máximo. Demanda já atraída e desejando consumir os serviços oferecidos. O controle da capacidade de carga deve ser muito bem observado nesta fase. A qualidade dos serviços prestados costuma cair nesta fase. Demanda cuidado.
Quais as características da fase de SATURAÇÃO ou DECLÍNIO? Na saturação ocorre a procura excessiva; O produto já não se encontra entre os mais reputados; Elevada rotação dos proprietários das unidades turísticas. O declínio da atratividade; Decréscimo da procura; perde penetração de mercado. Perda de autenticidade, Perda de qualidade; Novos produtos concorrentes no mercado que estão vorazes pela sua fatia e fazendo um marketing agressivo.
Quais as características da fase de RENOVAR ou REVITALIZAÇÃO? É o momento que há uma ruptura da logística e um novo elemento entra em cena: Inovação - capacidade do produto turístico de inovar.
Como evitar o declínio quando um produto turístico entra na fase de saturação no ciclo de vida do produto? Mediante alterações que o revitalizem ou o adaptem às novas exigências do mercado.
O que é, e qual a diferença entre uma inovação parcial e uma inovação total no produto turístico? Uma inovação parcial é uma alteração de um ou mais dos seus elementos, e uma inovação total é quando se modificam todos os elementos que o constituem. A inovação parcial corresponde ao prolongamento da vida do produto enquanto a renovação corresponde a um novo ciclo na vida do produto que tem efeitos idênticos à fase de nascimento.
Quais fatores críticos de sucesso devem ser levados em conta pelos agentes econômicos podem promover um ciclo de vida do produto turístico mais longo? A prévia identificação e caracterização dos consumidores; A qualidade da criação do produto turístico; A qualidade das campanhas de publicidade e de marketing; O número/qualidade de redes de distribuição e venda; A adoção de uma monitorização do produto turístico de forma sistemática e atempada que acompanhe a evolução das vendas e do grau de satisfação dos consumidores,. Adoção de pequenas inovações no produto que permitam renová-lo perante os consumidores, e As alterações substanciais no produto, de modo a adaptar-se a novas ou diferentes necessidades claras dos consumidores.
O que é capacidade de carga de um destino turístico? A OMT define capacidade de carga turística como “o número máximo de pessoas que podem visitar um destino turístico ao mesmo tempo, sem causar a destruição física, econômica, sociocultural e ambiental e um inaceitável decréscimo da satisfação dos turistas”.
O que é perfil o psicográfico dos turistas? E quais são esses perfis? O perfil psicográfico dos turistas descreve o comportamento do turista, os quais são importantes para definirem os segmentos. É um modelo cognitivo-normativo que analisa o comportamento da população, em três categorias de perfil: psicocêntrico, mesocêntrico alocêntrico. Também relacionou-se os perfis de viajantes com as características dos destinos.
Como se caracteriza o perfil do TURISTA PSICOCÊNTRICO? Apenas se interessa por destinos conhecidos e mais visitados. Aprecia os tipos de serviços estandardizados, criados especialmente a pensar no turista. É por norma, um indivíduo que não gosta de correr riscos e não tem interesse particular em interagir com a população ou contexto local.
Como se caracteriza o perfil do TURISTA PARAPSICOCÊNTRICO ou QUASE PSICOCÊNTRICO ? Interessa-se por destinos conhecidos e mais visitados. É apreciador de serviços turísticos de qualidade, mas preocupa-se em interagir com a população local.
Como se caracteriza o perfil do TURISTA CÊNTRICO ou MEIO CÊNTRICO ou MESOCÊNTRICO? Podemos localizá-los entre o alocêntrico e o psicocêntrico mediante as preferências e motivações pessoais. Por norma, é onde se inserem a maior parte dos turistas.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Revisão de Boas práticas de sustentabilidade para a gestão e operação dos meios de hospedagem
Ana Lucia Lodi Ribeiro
Italiano - Vocabulario Básico
maya velasquez
Los reyes católicos: La integración de las coronas
maya velasquez
2. PROTEINAS
Vivi Riquero
Literatura Siglo XVIII-XIX-XX
noelia.ag
ANATOMÍA TOPOGRÁFICA DEL ABDÓMEN
Marcela Pazmiño
FIRST CERTIFICATE: Linking words
sandraselva2006
TIPOS DE INVESTIGACIÓN
ricky taimal
Miembro Superior - Anatomía
Ivan Salas
Conceptos fundamentales de química orgánica.
sarai palque santos
Guía para Tener Éxito en los Exámenes
Diego Santos