Ecologia

Descripción

A ecologia estuda a vida na Terra, sua relação com o meio (fatores abióticos), e a relação dos seres vivos entre si (fatores bióticos).
vitória cristina
Fichas por vitória cristina, actualizado hace 9 meses
vitória cristina
Creado por vitória cristina hace 9 meses
1
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O QUE É ECOLOGIA? A ecologia estuda a vida na Terra, sua relação com o meio (fatores abióticos), e a relação dos seres vivos entre si (fatores bióticos).
O QUE É Ecossistema? conjunto de seres vivos de diferentes espécies (comunidade) interagindo entre si, e com os fatores fisicoquímicos do meio à sua volta (luz, umidade, salinidade, solo).
O QUE É Biótopo (ecótopo)? É o espaço físico delimitado onde está estabelecido o ecossistema.
Biocenose A comunidade biótica presente em um ecossistema. Pode ser definida como o conjunto de populações que habitam um determinado ambiente.
População grupo de indivíduos de uma mesma espécie que vive em um mesmo ambiente.
Habitat Os organismos vivos possuem certo grau de adaptação a determinados ambientes, estabelecendo moradia, procriação e busca alimentos. Esse local passa a caracterizar o habitat natural da espécie.
Nicho ecológico É a forma como cada indivíduo explora os recursos do meio. É o conjunto de atividades que desenvolve em seu habitat.
Cadeias e teias alimentares Os ecossistemas apresentam os fatores bióticos representados por três categorias de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores.
Produtores São os organismos autotróficos que introduzem energia nas cadeias alimentares, através da fotossíntese ou da quimiossíntese. São indispensáveis em qualquer ecossistema, pois são os únicos organismos capazes de transformar compostos inorgânicos em compostos orgânicos, que servirão de alimento aos seres heterotróficos.
Consumidores Alimentam-se de produtores atuando como consumidores primários, ou de outros animais, ao longo da cadeia alimentar, podendo ser consumidores secundários, terciários ou quaternários, dependendo de sua posição na cadeia.
Decompositores Realizam a conversão de matéria orgânica em matéria inorgânica. Uma parte da matéria orgânica proveniente dos alimentos é oxidada no corpo dos seres vivos para obtenção da energia necessária às suas atividades vitais. Nesse processo (respiração celular) são formados e liberados para o ambiente gás carbônico e água (respiração celular aeróbia) ou outros produtos (fermentação, processo realizado por algumas bactérias e por alguns fungos)
Relações ecológicas Intraespecíficas ou homotípicas Quando ocorrem entre seres da mesma espécie.
Relações ecológicas Interespecíficas ou heterotípicas Quando ocorrem entre seres de espécies diferentes.
Relações ecológicas Positivas ou harmônicas Quando não há prejuízo para nenhuma população nem para os indivíduos associados.
Relações ecológicas Negativas ou desarmônicas Quando, pelo menos, um dos indivíduos ou uma das populações é prejudicada na associação.
Relações ecológicas Sociedades Associações de indivíduos independentes, anatomicamente separados, organizados cooperativamente, com divisão de trabalho e um grau elevado de hierarquia (abelhas, formigas).
Relações ecológicas Colônias Ao contrário das sociedades, nas colônias os organismos encontram-se unidos anatomicamente, de tal maneira que podem até ser confundidos com um só organismo, formando uma unidade estrutural.
Relações ecológicas Mutualismo É um tipo de simbiose em que ambas as espécies que interagem obtêm benefícios; caracteriza-se por ser obrigatória, permanente e indispensável à sobrevivência dos indivíduos associados. Ex: líquens.
Relações ecológicas Protocooperação A cooperação é a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam, mas cuja coexistência não é obrigatória. Ex: pássaro-palito e crocodilo.
Relações ecológicas Competição Interação em que indivíduos disputam os mesmos recursos ambientais
Relações ecológicas Predatismo É a interação desarmônica na qual um indivíduo (predador) ataca, mata e devora outro (presa) de espécie diferente. A morte da presa pode ocorrer antes ou durante a sua ingestão.
Relações ecológicas Parasitismo É a associação desarmônica entre indivíduos de espécies diferentes na qual um vive à custa do outro, prejudicando-o. Ex: piolho, carrapato.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Ecologia I
kyungsos
Relações Ecologicas
Thamila Souza
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr