Queda do Império Romano/Cultura/Reinos Germânicos/Impérios do Ocidente

Descripción

Capítulos : 11/12/13/14
Arlene Moreira
Fichas por Arlene Moreira, actualizado hace 2 meses
Arlene Moreira
Creado por Arlene Moreira hace 2 meses
2
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
No século V o Império Romano do Ocidente estava falido sem o exército poder proteger as fronteiras muitas províncias tinham sido perdidas não estando mais sob as autoridades romanas e a população mais pobre. Odoacro (chefe germânico tomou Roma derrubando seu ultimo imperador Rômulo Augusto. foi o fim do Império Romano do Ocidente. É correto afirmar este período marca o fim do expancionismo causando um colapso no Império Romano também pela diminuição de escravos.
O fim do Império Romano do Ocidente passou a ser considerado o fim da Antiguidade e deu início ao período histórico chamado de .... Idade Média
A vitória do cristianismo deu-se na época do imperador Teodósio passando de religião do imperador para religião oficial Essa vitória concedeu aos cristão numerosos privilégios oficializando o cristianismo no Império Romano e simbolizando o fim do Mundo Antigo pois revelou com triunfo o monoteísmo surgindo uma nova mentalidade e a fusão entre a igreja e o Estado.
A respeito do Império Bizantino (organização política após a divisão do IR em Ocidente e Oriente) e as características da cidade de Constantinopla (Imperador Constantino. Foi cahamada anteriormente de Bizâncio, hoje Istambul) podemos afirmar que: Constantinopla poderia ser considerada uma cidade cosmopolita , uma vez que sua principal prática econômica era o comércio com intensas trocas culturais.
a) O que foi o Édito de Milão? b) E o Édito de Tessalônica? c) E o Édito Máximo? a) Foi um decreto criado pelo imperador Constantino que permitiu aos cristãos praticar livremente sua fé não sendo mais perseguidos. b) Decreto feito pelo imperador Teodósio que transformou o crisgianismo em religião oficial do IR c) Decreto criado pelo imperador Diocleciano para controlar os preços dos produtos (preço máximo) na tentativa de frear a inflação.
O que foi o processo de ruralização e quais foram as suas principais causas? Ruralização foi o esvaziamento das cidades onde os moradores empobrecidos, amedrontados e se sentindo inseguros com a invasão dos povos germânicos (bárbaros) sairam das cidades e foram morar nos campos.
ROMA: CULTURA E SUAS HERANÇAS CULTURA ROMANA: Os romanos levaram a sua cultura para quase todo o mundo conhecido na época. tireram contato com várias culturas, religiões e modos de vida incorporando aos próprios modos de viver e pensar. Sendo assim podemos dizer que os romano construiram um vasto imprério na Antuguidade, principalmente no auge de sua expansão.
RELIGIÃO: Eram politeístas (vários deuses que tinham formas e emoções humanas). Buscavam ter boas relações com as divindades através de sacrifícios e rituais buscando proteção. Essas divindades influenciavam o dia a dia dos romanos, a vida e a morte, as doenças, a colheita, a guerra e a paz. a maior influência que os romanos tiveram foi a dos gregos e também dos egípcios. OBs.: Para os romanos, seus imperadores também eram divinos (em menor parte) e deveriam ser cultuados em templos.
LÍNGUA E LITERATURA: Os romanos falavam o latim (originária de Lácio região de Roma), O latim foi se misturando com outros idiomas das diversas províncias dominadas e deu origem a outros idiomas que são chamadas de: ... Línguas neolatinas. São elas: o italiano, o espanhol, o português, o francês e o romeno, além de vários dialetos falados ainda hoje em regiões da Europa. Influenciados pelos gregos, os romanos produziram obras de ligeratura, teatro, poesia e história.
DIREITO: Ao longo a história, os romanos criaram várias leis e códigos para organizar a vida em sociedade. MULHERES E CRIANÇAS EM ROMA: As mulheres NÂO tinham os seguintes direitos: NÂO tinham direitos políticos; NÃO tinham participavam do governo da cidade: NÂO podiam exercer cargos políticos. as de famílias ricas poderiam ser proprietárias de forma discreta. As pobres trabalhavam com os maridos e eram responsáveisa pela casa e cuidados com a família.
ARTE E ARQUITETURA: Assim como na religiosidade e na literatura, a arte foi muito influenciada pelos gregos havendo semelhanças nas esculturas romanas e gregas que representavam líderes políticos e divindades. A principal expressão atística romana poe ser considerada a arquitetura. Dizemos isso porque os romanos produziram uma grande arquitetura para o uso público que sobreviveu por séculos. Construiram fóruns, prédios administrativos, banhos públicos com água aquecida (termas) templos relkigiosos,aquedutos, pontes, estradas, teatrose reservatórios de água p/abastecimento, além de granders monumentos,
ESPORTES E ENTRETENIMENTOS: Os esportes e espetáculos públicos eram muito populares entre os romanos. O povo era incentivado pelo governo como forma de distrair a população de propblemas mais sérios que pudessem vir afetar sociedade. O famoso Coliseu (Anfiteatro Flaviano) era um grande estádio para jogos e apresentações. Gladiadores: Os gladiadores romanos eram homens que lutavam para o entretenimento do público, em shows que podiam ocorrer no Coliseu. Eles eram treinados para lutar até a morte, enfrentando outros gladiadores ou animais, como leões e tigres / encenação (prisioneiros, criminosos e até cristãos) Eram patrocinados por patrícios ricos. Havia ta,bém a corrida de bigas em pistas.
SOBRE OS ETRUSCOS: Os etruscos foram uma civilização que habitou a Península Itálica entre 1200 a.C. e 700 a.C., antes da chegada dos romanos, e tiveram grande influência na cultura, artes, rituais e padrões sociais romanos.
CONCEITO DE IDADE MÉDIA : O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino. Por se tratar de um período muito longo iremos subdividi-lo em: Alta Idade Média e Baixa Idade Média Essa divisão nos auxilia a entender como ao longo desse tempo muitos elementos da sociedade foram se modificando. a identidade dos povos europeus foram sendo formadas da junção de vários elementos e características trazidas pelos germânicos e pela herança dos romanos.
A Alta Idade Média refere-se ao período entre os séculos V e X Suas principais características são: A ampla troca cultural entre os povos romanos e germânicos E A formação e consolidação de um modo de vida chamado FEUDAL.
A Baixa Idade Média refere-se ao período entre os séculos XI e XV Sua característica principal foi quando diante e uma série de mudanças de âmbito político, econômico e cultural esse modo de vida feudal, que se desenvolveu ao longo da Alta Idade Média, começa a entrar em declínio.
Aos poucos foi substituído por novas formas de organização social, política e econômica marcando a retomada do comércio, da ida urbana, do surgimento da burguesia e início da monarquia em algumas regiões da Europa. Essa divisão nos auxilia a entender como ao longo desse tempo muitos elementos da sociedade foram se modificando. a identidade dos povos europeus foram sendo formadas da junção de vários elementos e características trazidas pelos germânicos e pela herança dos romanos.
Os Germânicos (chamados pelos romanos de bárbaros) A crise no IR foi agravada pela pressão sofrida em suas fronteiras pelos povos germânicos (tribos e grupos de culturas diferentes que eram nômades e passaram a ser sedentários/agricultores /trigo, cevada, centeio e troca). Principais grupos foram: anglos, saxões, ostrogodos, visigodos, vândalos, burgúndios, lombardos, hérulos, francos, suevos e alamanos.
Por interesse de mão de obra , inicialmente romanos e germânicos tiveram uma boa convivência. Para suprir a crise escravista e atender demandas de soldados no exército e defender as fronteiras de outros invasores. Características da sociedade germânica: Patriarcal/todo poder-chefe co clã Se formassem uma aldeia (várias famílias) / pai ou guerreiro mais velho e experiente. em tempos de paz não havia presença de chefe ou líder. os líderes só surgiam em tempos de guerra.
"Comitatus" Relação entre chefes e guerreiros através do juramento de fidelidade (obrigações e direitos). Palavra = honra Quem quebrasse a palavra perdia o status e o respeito dentro do clã. As leis desse povos não era escrita mas baseada na traição oral, nis costumes passados de pai para filho. eram politeístas e seus deuses eram associados ao Sol, a terra, entre outros elementos da natureza.
A EUROPA DEPOIS DA QUEDA DE ROMA: Entre V e VI - Nova invasão ao IR (mais duradouro e piores consequências) Dessa vez a chegada dos bábaros foi mais intensa e de maior caráter militar envolvendo conquistas territoriais fando início a mentalidade FEUDAL. Os territórios germânicos ostrogodos e visigodos fora invadidos pelos hunos
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

AMÉRICA: PAÍSES~CAPITALES...
Ulises Yo
Sociales
David Andrino
Diagrama QCLD
Andrea Castro Romero
Artes Escénicas
amanda hernandez
FGM-11. DERECHOS Y DEBERES DE LOS MIEMBROS DE LAS FUERZAS ARMADAS
antonio del valle
El proyecto de empresa
belenssdl
Mapa conceptual Principios del Derecho Penal
martha lucia canizalez mera
FGM-3. REALES ORDENANZAS PARA LAS FUERZAS ARMADAS (I)
antonio del valle
LA CELULA
oscar otavo