Gestão de Processos

Descripción

Gerenciamento de Processos:
Débora Marques
Fichas por Débora Marques, actualizado hace alrededor de 1 mes
Débora Marques
Creado por Débora Marques hace alrededor de 1 mes
1
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Gestão de Processos Atividades inter-relacionadas, sequencialmente, logicamente estruturada. Entradas são transformadas em saídas. Agrega valor ao produto.
Gestão tradicional X Gestão por processos Tradicional: rígida, supervisão hierárquica, vertical, especialização, foco no indivíduo. Processos: flexível, horizontal, foco nos resultados e na equipe.
Guia BPM CBOK Guia de boas práticas para gerenciamento de projetos; NÃO é uma metodologia.
Processos x Projetos Processos: são perenes (constantes) e possuem um ciclo de vida contínuo. Projetos: são temporários, produção de um serviço/produto único, exclusivo.
Tipos de Processos: primários Primários: são essenciais, finalísticos, centrais; Agregam valor ao cliente.
Tipos de Processos: secundários Dão suporte e apoio aos processos primários e gerenciais.
Tipos de Processos: gerenciais e de gestão Monitora, mede, controla e avalia as atividades.
Megaprocesso Geram alto impacto na organização; Está relacionado à missão; Menor nível de detalhamento.
Subprocesso Está dentro de um processo; Nível maior de detalhamento.
Atividade Conjunto de ações, operações ou tarefas realizadas dentro de um subprocesso; Conjunto de tarefas.
Tarefas É o maior nível de detalhamento; Sequência de etapas; Parte específica da atividade.
Ciclo de vida de Gerenciamento de Processo Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Controle; Refinamento.
Planejamento Alinhamento Estratégico.
Análise Entender os atuais processos organizacionais. Mapeamento. ("As IS)
Desenho e Modelagem Desenho: criação de especificações. Modelagem: representações de um processo existente ou proposto. Perspectiva ponta a ponta. "TO BE"
Implementação Elaboração e execução
Monitoramento e Controle Avalia o desempenho através de métricas relacionadas às metas. Melhoria, redesenho ou reengenharia.
Refinamento Responsável pela transformação baseada nos resultados obtidos.
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: fluxograma Desenho gráfico; Demonstra o fluxo do trabalho; Representa o passo a passo do processo.
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: BPMN Padrão de notação utilizada para modelagem de processos.
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: blueprinting É um mapa; Foco nas necessidades dos clientes; Gera evidências tangíveis dos serviços prestados.
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: SIPOC Fornecedor - entrada - processo - saída e consumidor Identifica todos os elementos do processo.
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: Mapeamento LEAN Foco no tempo; Foco na redução de custos e desperdícios ao longo do processo. Busca do "zero defeito".
Técnicas de Mapeamento e Modelagem de Processos: Causa-Efeito - diagrama de ISHIKAWA "Espinha de Peixe" Identifica as causas que geram determinados efeitos (problemas).
Melhorias de Processos Melhorar o alinhamento e o desempenho de processos; Estratégia organizacional e expectativas do cliente; Se dá de forma contínua e gradual.
Técnicas de Melhorias de Processos: TQM Qualidade Total; Satisfaça (ou exceda) as expectativas dos clientes.
Técnicas de Melhorias de Processos: Seis Sigma Coleta e análise de dados; Busca eliminar os defeitos Foco principal: satisfação dos clientes.
Técnicas de Melhorias de Processos: benchmarking Análise das práticas adotadas por empresas concorrentes. "Melhores práticas adotadas no mercado".
Técnicas de Melhorias de Processos: brainstorming "Tempestade de Ideias" Criar alternativas criativa para solução de problemas.
Técnicas de Melhorias de Processos: Ciclo PDCA Foco na melhoria contínua; Planejar (Plan) Executar (Do); Verificar (Check); Agir corretivamente (Act).
Redesenho e Processos Perspectiva holística; Busca entender e modificar o processo de forma integral. Repensar ponta a ponta.
Reengenharia Reconstrução total dos processos fundamentais. "Parte do zero" Mudança radical, drástica e com foco em agregar valor para o cliente.
Mudança de Paradigma Defende a ideia de reinventar e melhorar continuamente e permanentemente. Foco no cliente e centrado em processos, mudanças, projetos.
Certificação ISO 9000 Define modelo de gestão da qualidade; A obtenção do certificado NÃO garante a qualidade. Foco no cliente, liderança, engajamento, melhoria contínua, abordagem de processo.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos
Bethânia Suano
QUIZZ DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO PROCESSO
Renato Nascimento
Lei nº 8.666/1993
Lavs Agah
Introdução Administração Pública
Carolina Fernanda Silva
Lei 8666/93
Rita Lima
Administração Pública
walmirluz
Licitação Pública - noções introdutórias
Lavs Agah
03 - Administração Pública na Constituição - Disposições Gerais
Silvio R. Urbano da Silva
Lei 8.666 - Modalidades
wallace rocha