SPED - Decreto nº 6022/2007

Descripción

Concursos Públicos (3.2. SPED) 03. Contabilidade Fichas sobre SPED - Decreto nº 6022/2007 , creado por César Cupertino el 11/11/2016.
César Cupertino
Fichas por César Cupertino, actualizado hace más de 1 año
César Cupertino
Creado por César Cupertino hace más de 7 años
7
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
SPED (Conceito) Art. 2º - O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de Informações.
O SPED dispensa o empresário e as pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, de manter sob sua guarda e responsabilidade os livros e documentos na forma e prazos previstos na legislação aplicável. FALSO. Conforme dispõe o § 2º do art. 2º do DEC 6022/07, o SPED não dispensa o empresário e as pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, de manter sob sua guarda e responsabilidade os livros e documentos na forma e prazos previstos na legislação aplicável.
Os usuários do SPED são as empresas que devem encaminhar os arquivos em formato digital às SEFAZ. FALSO. Segundo o art. 3º do SPED, os usuários são: I ­ a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda; II ­ as administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante convênio celebrado com a Secretaria da Receita Federal; e III ­ os órgãos e as entidades da administração pública federal direta e indireta que tenham atribuição legal de regulação, normatização, controle e fiscalização dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas.
O acesso às informações armazenadas no Sped deverá ser compartilhado com seus usuários, no limite de suas respectivas competências e sem prejuízo da observância à legislação referente aos sigilos comercial, fiscal e bancário. CORRETO. Conforme previsto no art. 4º do DEC 6022/07. Acrescenta-se também que "O acesso previsto no caput também será possível aos empresários e às pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, em relação às informações por eles transmitidas ao Sped."
Quem administra o SPED? Art. 5º - O Sped será administrado pela Secretaria da Receita Federal com a participação de representantes indicados pelos usuários de que tratam os incisos II e III do art. 3º.
Quais sãos as competências da Receita Federal em relação ao SPED? Art. 6º Compete à Secretaria da Receita Federal: I ­ adotar as medidas necessárias para viabilizar a implantação e o funcionamento do Sped; II ­ coordenar as atividades relacionadas ao Sped; III ­ compatibilizar as necessidades dos usuários do Sped; e IV ­ estabelecer a política de segurança e de acesso às informações armazenadas no Sped, observado o disposto no art. 4º.
Como deve ser executada a escrituração contábil em forma digital? (a) em idioma e em moeda corrente nacionais; (b) em forma contábil; (c) em ordem cronológica de dia, mês e ano; (d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens; e (e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis. Fundamentação: Resolução CFC CTG 2001 (R2)
O que deve conter a "forma contábil"? (a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu; (b) conta devedora; (c) conta credora; (d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio; (e) valor do registro contábil; (f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil. Fundamentação: Resolução CFC CTG 2001 (R2)
De quem é a atribuição e responsabilidade pela escrituração e emissão de relatórios e livros contábeis? 13. A escrituração contábil e a emissão de livros, relatórios, peças, análises, mapas, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição e responsabilidade exclusiva de contabilista legalmente habilitado com registro ativo em Conselho Regional de Contabilidade e devem conter certificado e assinatura digital da entidade e do contabilista. Fundamentação: Resolução CFC CTG 2001 (R2)
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Contingência epec
Marcelo Dias
Sped fiscal
Edu H
Ecuaciones de Segundo Grado
Diego Santos
Ejemplo Prueba de Inglés para el Saber Pro
D. Valenzuela
"Formas de integrar TIC en un aula de clases"
Diana Peñailillo
Estudio de Mercado
dggr9980
Artes Escénicas
amanda hernandez
VERBOS FRANCÉS (presente)
carmen muñoz
MAPA SINOPTICO
pozeliza
MAPA CONCEPTUAL CAP 1 GERENCIA ESTRATEGICA
DAVID ARCE