Revisão Geral - Comunicação e Expressão - Unidade 5

Descripción

O conteúdo apresentado nesse material tem como base os materiais referenciais da disciplina de Comunicação e Expressão produzidos pela professora Débora Mallet. (O resumo aqui apresentado foi produzido pelo tutor e professor Henrique Catai)
Henrique  Catai
Fichas por Henrique Catai, actualizado hace más de 1 año
Henrique  Catai
Creado por Henrique Catai hace más de 10 años
125
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
INTERTEXTUALIDADE Nosso diálogo com outros textos O que produzimos não é único e original. Cada um tem seu estilo, mas um texto é a recombinação das nossas leituras e observações.
INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA Ocorre quando citamos o texto que inspirou nossa produção. Exemplo: De acordo com o jornalista Mauricio Noriega "Brandão tinha um extraordinário conhecimento intuitivo do futebol. Eu costumo dizer que ele tinha a sabedoria dos antigos."
INTERTEXTUALIDADE IMPLÍCITA Não a citação expressa da fonte. Há necessidade do interlocutor reconhecer as marcas de intertextualidade. Exemplo letra da música País do Futebol do McGuime e Emicida: "Ô minha pátria amada e idolatrada Um salve à nossa nação" Encontramos uma relação intertextual com o Hino Nacional
Instrumentos conhecidos de intertextualidade Paráfrase. Estilização. Paródia.
PARÁFRASE Reescrever um texto com as suas palavras Reafirma a ideia do texto original. Texto Original: Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, “Canção do exílio”). Paráfrase: Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’? Eu tão esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! (Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”). Fonte: Brasil Escola
ESTILIZAÇÃO Forma de diálogo em que se acrescentam, no texto que cita outro, outros elementos que não pertenciam a esse original. Estilização reforma esmaecendo, apagando a forma, mas sem modificação essencial da estrutura.
PARÓDIA Subversão muito grande dos valores do texto original. Deforma o texto original subvertendo sua estrutura ou sentido. Original: “Hoje é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bundalelê ... ...Chega aí, pode entrar, quem ta aqui, ta em casa é festa lá no meu apê, pode aparecer, vai rolar bundalelê ...” Paródia “A família não para de crescer, usou, passou, limpou, é Assolan fenômeno Lã de aço, têm esponjas, panos multiuso, saponáceos Hoje é festa na casa e no apê, usou, passou, limpou, é Assolan fenômeno (bis)”
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Huesos del Cuerpo Humano
Diego Santos
PASAPALABRA  sobre  ANATOMÍA
JL Cadenas
Las Matemáticas
María Salinas
Test Asociado al Reading "extract from a novel"
Diego Santos
El sistema nervioso
crisferroeldeluna
Test sobre la obra de Marx
maya velasquez
Mapas mentales en ExamTime
arturo.alpizar
Ciclo del agua
teresilva
GRAMÁTICA
Ulises Yo
Importancia del uso de TICS en la educación universitaria
Nelson Rosales
Mapa conceptual método Flipped Classroom o aula invertida
Aitana Muñoz