DIR - 5.0 Poderes Administrativos

Descripción

FlashCards sobre 5.0 - Poderes Administrativos, criado por Vinícius Balt em 06-01-2017.
Vinícius Balt
Fichas por Vinícius Balt, actualizado hace más de 1 año
Vinícius Balt
Creado por Vinícius Balt hace más de 7 años
45
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
---------GERALMENTE CAI 1 QUESTÃO. --------- Os poderes administrativos decorrem do princípio da supremacia do interesse público. Permitem os agentes a praticarem atos para ressalvar esse interesse público. Os poderes administrativos são poderes instrumentais. É diferente dos poderes estruturais, como o judiciário, executivo, etc.
Poder Vinculado: é aquilo que está na lei e acabou. Sem escolha. Ex: cobrança. É um dever. Poder Discricionário: a lei não pode prever tudo. Por isso ele existe. Margem de flexibilidade, escolha. O agente escolhe o mais conveniente e oportuno. É diferente de arbitrariedade. Também se funda na revogação de atos incovenientes e inoportunos.
Poder Discricionário: razoabilidade e proporcionalidade. Se passar disso é arbitrariedade e pode ser anulado pelo poder público. Poder Hierárquico: níveis de subordinação. Não existe no judiciário e legislativo. Um juiz de maior instância não pode se sobrepor a outro de instância menor. Também não há hierarquia entre administração e administrado.
No poder hierárquico, o controle de tutela está em lei! Não pune. Dar Ordem: Poder de comando, assegura exercício da instituição. Direta, escrita, falada e atos ordinários. Tem que obedecer exceto em atos ilegais. Fiscalizar: fiscaliza de modo constante. É poder-dever. Poder de Controle: tomar medidas para o controle. Manutenção e anulação etc. Sanção Disciplinar: penalidade. Só entre a própria administração. Particular nao.
Delegação: ato discricionário. Transfere competência por um tempo determinado. Só exercício, titularidade não. Pode haver mesmo que não haja subordinação hierárquica. Privativa: pode delgar //// Exclusiva: ñ pode Avocação: pega um exercício de um subordinado por um tempo. Só pode em caráter de emergência (excepcional). Só pode se tiver hierarquia. Também há aquelas que não podem ser. Tais com a exclusiva, normativa e recurso administrativo.
Lembrando que: Entre a administração direta e indireta não há subordinação, apenas uma ligação, onde a direta executa controle sobre a indireta. É chamado de controle finalístico ou supervisão ministerial Poder Disciplinar: sanções em ordem administrativa. Punir agentes que cometem infrações funcionais e administrativas. Pune também particulares vinculados ao poder público. Controla desempenho e conduta, pode fazer uso do poder hierárquico, não pune crimes, só adm e amplo direito de defesa.
Poder Regulamentar: já lembra de poder executivo. Regula atos normativos. Decretos, regulamentos e decretos autônomos. Não altera, só complementa. Só quem edita é o executivo. Algo de natureza originária: lei Algo de natureza derivada: decretos, exercidos à luz da lei. Decreto Lei: Não pode mais ser feito. Era um decreto que não precisava passar pela câmara legislativa. Ex: Código Civil Decreto de Execução: Presidentes, governadores, prefeitos podem fazer esses decretos. Explicam o conteúdo da lei, mas não muda nada. Decreto Autônomo: Presidente cria um decreto sem lei. Pode ser delegável.
Poder de Polícia: Fiscalização. Administração pública punindo particular (NÃO PODE SER PESSOAS FÍSICA). Mantém ordem, disciplina e higiene. Calcada na supremacia do interesse público. Abrange também o poder legislativo. São atributos do poder de polícia: Discricionariedade, Coercibilidade e Auto-Executoriedade. Atributo do poder de polícia é DACo
Poder de polícia originário -> adm. direta. Poder de polícia delegado -> adm. indireta Poder de Polícia Repressivo: punem quem descumpre ordem. Podem ser cobradas taxas (espécie de tributo) em razão do exercício (efetivo) do poder de polícia , desde que haja competência e estrutura. → Licença: Vinculado e definitivo, reconhece que tem direito e condições pra fazer algo. → Autorização: discricionário e precário. Administração autoriza o particular a exercer determinada atividade que seja de seu interesse.
Polícia administrativa: caráter preventivo; exercida por diversos órgãos administrativos; incide sobre atividades, bens e direitos. BENS, DIREITOS E ATIVIDADES. Polícia judiciária: caráter repressivo; exercida por corporações especializadas (polícias civil,federal e militar); prepara a função jurisdicional; incide sobre pessoas.
Abuso de Poder: Excesso de poder - vício de competência ou proporcionalidade (exagera) Desvio de poder - vício de finalidade (ou não faz ou faz querendo algo) Deveres da Administração Pública: Poder-Dever de Agir: não pode deixar de fazer Eficiência: rendimento Probidade: boa fé e interesse público Prestar Contas: decorre da indisponibilidade do interesse público
Poder de Polícia: Macete : Las Vegas Ama Dinheiro - Licença = Vinculado / Autorização = Discricionário Ato Unilateral: a Administração pública faculta ao particular o uso do bem público. Preventivo ou repressivo. É preventivo quando destina a evitar condutas que violem o interesse da coletividade. É repressivo quando destinado a combater ilícitos que redundem em afronta ao interesse público. Significa dizer que no exercício da polícia administrativa preventiva a Administração expedirá os atos normativos (regulamentos, portarias etc), ou seja, atos gerais e abstratos, que delimitarão a atividade e o interesse dos particulares em razão do interesse público.
EXTINÇÃO DE CARGO QUANDO PREENCHIDO = MEDIANTE LEI EXTINÇÃO DE CARGO QUANDO VAGO = MEDIANTE DECRETO CRIAÇÃO DE CARGO = MEDIANTE LEI
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Dhsnsshs
Davi César
Modelos Atómicos
Raúl Fox
Elementos De la Casa
RAÚL ASFA
Alemán Básico
Virginia León
Cualidades del Sonido
mariajesus camino
Clasificación de las voces humanas
mariajesus camino
Membrana Plasmatica
Gisela Asendra Menitofe
Habilidades del Pensamiento
Kimm Fdez
Mapa de navegación UNIMINUTO
Alejandro Dueñas