Madeiras

Descripción

Fichas sobre Madeiras, creado por Kleber Moreira Vieira el 28/03/2017.
Kleber Moreira Vieira
Fichas por Kleber Moreira Vieira, actualizado hace más de 1 año
Kleber Moreira Vieira
Creado por Kleber Moreira Vieira hace más de 7 años
8
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Vantagens do uso da madeira Pode ser obtida a um preço relativamente baixo As reservas são renováveis, caso exploradas com responsabilidade Pode ser trabalhada com ferramentas simples Tem facilidade de afeiçoamento e simplicidade de ligações e emendas Primeiro material empregado capaz de resistir tanto a esforços de compressão como de tração Resiste excepcionalmente a choques e esforços dinâmicos: sua resistência permite absorver impactos que romperiam ou estilhaçariam outros materiais Boas condições naturais de isolamento térmico e absorção acústica No seu estado natural apresenta uma infinidade de padrões estéticos e decorativos
Desvantagens do uso da madeira É um material heterogêneo que pode possuir falhas em seu interior É bastante vulnerável aos agentes externos, e sua durabilidade, quando desprotegida é limitada É combustível É muito sensível aos agentes atmosféricos, aumentando ou diminuindo de dimensões com as variações de umidade Possui limitação dimensional Estas características negativas podem ser eliminadas ou atenuadas através de processos especiais de beneficiamento
arvores Endógenas De germinação interna, em que o desenvolvimento transversal do caule se processa de dentro pra fora; a parte externa do lenho é mais antiga e mais endurecida. São pouco aproveitadas na produção de madeiras para fins estruturais. Ex.: Palmeiras e bambus.
arvores Exógenas De germinação externa, em que o desenvolvimento da árvore se processa pela adição de novas camadas concêntricas de células, de fora para dentro (anéis de crescimento). Compreendem o grande grupo de árvores aproveitáveis para a produção de madeira para a construção.
Classificação das madeiras Gymnospermas: madeiras porosas, coníferas. Angiospermas: dicotiledôneas, representam a maioria dos vegetais, como: cedro; jatobá, imbuia etc.
Coníferas Cor bege, amarelada Leves e fáceis de trabalhar 500 espécies
Dicotiledôneas Grande variação de cor Cerne e alburno diferenciado pela cor Trabalhabilidade variável 3000 espécies na Amazônia
estrutura da madeira - Câmbio tecido que sob ação de hormônios é estimulado a dividir as camadas de crescimento tanto em direção ao centro do tronco como em direção a casca da árvore, constituindo os anéis de crescimento
estrutura da madeira - Lenho Consiste no núcleo de sustentação da árvore. Compreende as células que crescem para o centro do tronco denominadas de alburno e cerne.
estrutura da madeira - O Alburno é a parte mais permeável do caule e apresenta maior importância para a trabalhabilidade. É a parte mais atacada pelos insetos, fungos e outros microorganismos.
estrutura da madeira - O Cerne é constituído de células mortas. Apresenta baixa permeabilidade e durabilidade mais elevada.
fale sobre o cerne e o alburno O cerne e o alburno são formadas por células que crescem para o centro do tronco: fibras, elementos de vaso; raios; traqueídeos e parênquima axial.
Celulose molécula linear de açúcar (polissacarídeo), compõem cerca de 45% do peso molecular.
Hemicelulose difere da celulose pelo grau de polimerização e peso molecular.
Lignina molécula polifenóica tridimensional. Possui estrutura complexa e alto peso molecular. Confere à madeira resistências características a esforços mecânicos.
Produção A produção das madeiras se inicia com o corte das árvores e desenvolve-se na toragem, falquejamento, desdobro e aparelhamento da peças. Na exploração bem conduzida de reservas florestais, a operação de corte é sempre precedida de um levantamento dendrométrico que esclarece sobre o aproveitamento adequado dos espécimes a serem abatidos.
Corte O corte deve ser realizado em épocas apropriadas, geralmente no inverno, por questões de durabilidade, tendo em vista que: A secagem é lenta, sem rachar ou fendilhar. A vida vegetativa das árvores é reduzida, contendo menos seiva elaborada, amido e fosfato que nutrem os fungos e insetos destruidores da madeira. Ferramentas utilizadas: Machados, serras manuais (hoje pouco utilizadas) e serras elétricas.
Toragem A árvore abatida e desgalhada é traçada em toras de 5 a 6 metros para facilitar o transporte.
Falquejo Antes da operação seguinte, as toras podem ser falquejadas, ou seja, são retiradas quatro costaneiras, ficando a seção grosseiramente retangular.
Desdobro ou desdobramento Operação final na obtenção de madeira bruta (pranchas). Realiza-se nas serrarias com a utilização de serras de fita contínua.
Desdobro A Tangencial Também chamado de desdobro normal, o desdobro é feito na pranchas paralelas e tangenciais aos anéis de crescimento.
Desdobro B Radial Produz pranchas normais aos anéis de crescimento. Produz pranchas de melhor qualidade, mas exige mais mão de obra e gera maior desperdício.
Desdobro "C" (não é chamado assim) A tora também pode ser aproveitada sem que seja feito o desdobro. Duas alternativas podem então ocorrer: Maior área possível Maior quadrado inscrito na seção da tora Maior momento resistente Será um retângulo com dimensões: b = 0,57d e h = 0,82 d
Propriedades da madeira - Organolépticas propriedades capazes de impressionar os sentidos do homem.
Propriedades da madeira - Cor Deriva de substâncias químicas presentes no tronco. Tende a alterar-se com o passar do tempo, escurece devido a oxidação.
Propriedades da madeira - Odor classificado como agradável ou desagradável.
Propriedades da madeira - Peso específico relação entre volume verde (amostra saturada em água até peso constante) fornecido em cm³ e o peso da madeira seca em estufa fornecido em gramas.
Propriedades da madeira - Textura é a característica que envolve o diâmetro dos poros, sua distribuição e quantidade no lenho.
Propriedades da madeira - Resistência à compressão axial carga na direção paralela as fibras.
Propriedades da madeira - Flexão estática carga tangencialmente aos anéis de crescimento em uma amostra apoiada nos extremos.
Propriedades Mecânicas da madeira - Resistência à compressão axial carga na direção paralela às fibras.
Propriedades Mecânicas da madeira - Flexão estática carga tangente aos anéis de crescimento em uma amostra apoiada nos extremos.
Propriedades Mecânicas da madeira - Resistência à tração facilita a seleção de madeiras capazes de serem empregadas em treliças de telhados, cujas seções tornam-se reduzidas em função de ligações.
Propriedades Mecânicas da madeira - Cisalhamento resultante da separação das fibras, resultando num deslizamento de um plano sobre outro, devido a um esforço no sentido paralelo ou oblíquo as mesmas.
Propriedades Mecânicas da madeira - Compressão perpendicular carga aplicada sobre a peça de madeira a fim de verificar o valor máximo que a espécie suporta sem ser esmagada.
Propriedades Mecânicas da madeira - Resistência à flexão dinâmica capacidade da madeira de suportar esforços mecânicos de choque.
Propriedades Mecânicas da madeira - Elasticidade capacidade de apresentar deformação proporcional à intensidade de carga, e retornar à sua forma original.
Propriedades Mecânicas da madeira - Dureza superficial propriedade de resistir à penetração localizada, ao desgaste e abrasão.
Propriedades Físicas da madeira - Massa específica a medida que aumenta, elevam-se proporcionalmente a resistência mecânica e a durabilidade, em sentido contrário diminuem a permeabilidade à soluções preservantes.
Propriedades Físicas da madeira - Umidade a anatomia do xilema influencia no teor de água. Pode estar preenchendo vazios, sendo água livre ou de capilaridade. da umidade depende poder calorífico, capacidade de receber adesivos e secagem.
Propriedades Físicas da madeira - Retratibilidade é o fenômeno de variação das dimensões e do volume em função da perda e ganho de umidade.
Propriedades Físicas da madeira - Condutividade sonora a propagação das ondas sonoras é reduzida ao entrar em choques com a superfície de madeira.
Propriedades Físicas da madeira - Resistência ao fogo com espessura superior a 25mm são consumidas mais lentamente pelo fogo. Peças com espessura 50mm podem ser consideradas mais seguras que peças de aço. Peças com espessura abaixo de 20mm tornam-se elementos de alimento para incêndio.
Propriedades Físicas da madeira - Condutividade térmica devido a organização estrutural do tecido, que retém volumes de ar em seu interior, impede a transmissão de ondas de calor ou frio. A condutividade térmica depende do peso específico e teor de umidade. Quanto mais alto o peso específico e a umidade, maior será a capacidade da madeira de conduzir calor. Madeira seca e com umidade constante apresenta melhor desempenho como isolante. Os coeficientes Condutividade Térmica K (expressa capacidade de conduzir calor) e Resistência Térmica R (indica a capacidade isolante) são indicadores do isolamento térmico de uma material. A propagação do calor na madeira é maior no sentido paralelo às fibras e menor no sentido perpendicular.
Madeira transformada - Madeira Laminada Tábuas sobrepostas e coladas entre si, de maneira a compor peças com seções adequadas. As peças podem ser retas ou curvas, de qualquer largura e comprimento, de seção constante ou variável, produzidas, tratadas e prontas para o uso. Constituem vigas ou peças rígidas de madeira em estruturas pré-fabricadas, formando pórticos ou arcos para quaisquer vãos e flechas
Madeira transformada - Madeira Compensada Diversas lâminas finas de madeira, coladas uma sobre as outras, de maneira que as fibras de uma lâmina se disponham perpendicularmente sobre as da outra lâmina. Restrição da retratibilidade, relativa isotropia de comportamento mecânico. Os compensados de três folhas são indicados apenas para serviços de marcenaria e revestimentos. Aplicados em móveis e formas para concreto
Madeira transformada - Madeira transformada Aglomeração de pequenos fragmentos de madeira, utilizando-se como aglomerante materiais minerais (cimento, gesso) ou resinas sintéticas. Reduzida retratibilidade, isolamento térmico e acústico e relativa resistência mecânica (dependendo da densidade). Podem ser utilizadas para a fabricação de móveis, esquadrias, pisos, divisórias, escadas, telhados
Madeira transformada - OSB (Chapas de partículas orientadas) Composta de três camadas de partículas com orientação alternada de 90°. Melhor comportamento à flexão e estabilidade dimensional. Mesmas aplicações dos aglomerados, além de formas e escoramentos, divisórias e tapumes.
Madeira transformada - MDF (Média Densidade de Fibras) Chapas confeccionadas com fibras lignocelulósicas ligadas por adesivos sob determinadas condições de pressão e temperatura. Satisfatório desempenho à flexão, homogeneidade, estabilidade dimensional, trabalhabilidade. Aceita todo o tipo de acabamento. Utilizado como integrante de divisórias, forros e outros componentes da edificação.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

PRUEBAS DE CONCENTRACIÓN YDILUCIÓN URINARIAS
gncd.26
Práctica de Biología para la Prepa 1
Raúl Fox
PERSONAJES...
JL Cadenas
Investigación
silvanoperazaiti
Elaboración de mapas mentales
ortenzias
PARASITOLOGÍA
Juanxito Sardine
Métodos anticonceptivos
Sara Donado
VOCABULARIO DE INGLÉS
Sandra Molina Garcia
METODOLOGÍA DE LA ENSEÑANZA
Francisco Vergara
FASES PROCEDIMIENTO ADMTVO
Lauriña Gomez Martin
III. FORMACIÓN Y DESARROLLO PROFESIONAL DE LOS MAESTROS
DIRECCIÓN GENERAL DE EDUCACIÓN FISICA FEDERALIZADA