Gestão por Competências

Descripción

Conhecimento extraído do livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS - RIBAS, Andréia Lins e SALIM, Cassiano Ramalho - 3ª Edição! Respeite e reconheça o(s) autor(es)
ProjetoA .
Fichas por ProjetoA ., actualizado hace más de 1 año
ProjetoA .
Creado por ProjetoA . hace más de 7 años
17
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Modelos Tradicionais enfatizavam o conhecimento técnico e a capacidade operacional que um profissional deve ter como requisito mínimo para ocupar um cargo
Daniel Goleman ficou comprovado que os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que possuem elevada competência comportamental
Philippe Zarifian a competência é a capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas.
Competências segundo Philippe Zarifian • nova atitude dos indivíduos em relação ao trabalho que devem realizar • abordagem a respeito dos conhecimentos que as pessoas mobilizam no trabalho • abordagem coletiva: reconhece que, de maneira geral, nunca se é competente sozinho
Competências segundo Durand Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários para a realização de determinada atividade.
Competências segundo Rabaglio Conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas em qualquer situação
Existem duas linhas de conhecimento que definem competência A francesa, define competência como algo extrínseco, ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com o resultado que apresenta. A segunda linha de conhecimento (americana) define competência como algo intrínseco, ou seja, uma pessoa pode ser considerada competente de acordo com as características individuais que apresenta.
A competência pode ser vista como capacidade de entrega da pessoa, de acordo com a complexidade de suas atividades, e, também, como o conjunto de qualificações (conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências) que a pessoa possui para entregar-se ou que possibilitem a ela um desempenho superior em determinada posição.
CHA - Conhecimentos Conhecimentos: saber. Formação educacional. Informações, saber o quê, saber o porquê, capacidade de aprender;
CHA - Habilidades Habilidades: saber fazer. Experiência profissional. Técnicas, capacidades, saber como, conhecimento tácito, esquemas, rede social, modelos mentais;
CHA - Atitudes Atitudes: querer fazer. Atributos pessoais. Querer fazer, determinação, valores, responsabilidade, comprometimento, motivação, confiança, iniciativa.
Classificação das Competências Quanto ao tipo; Quanto à natureza; Quanto à singularidade; Quanto à relevância no contexto organizacional;
Classificação quanto ao tipo
Classificação quanto à natureza podem ser definidas quanto à natureza do papel ocupacional: • Técnicas. • Gerenciais.
Classificação quanto à singularidade básicas: atributos necessários ao funcionamento da organização, porém não distintivas na relação com a concorrência; essenciais: atributos de caráter distintivo, que diferenciam a organização das demais organizações.
Classificação quanto à relevância no contexto organizacional[1] Emergentes: serão necessárias no futuro. Surgem com mudanças significativas que ocorrem no mercado de trabalho.
Classificação quanto à relevância no contexto organizacional[2] Declinantes: estão relacionadas às mudanças de tecnologias ou do modo de operacionalização das atividades da organização.
Classificação quanto à relevância no contexto organizacional[3] Estáveis: são aquelas que permanecem relevantes ao longo do tempo.
Classificação quanto à relevância no contexto organizacional[4] Transitórias: embora essenciais em momentos críticos de transição, podem ser necessárias por determinado momento.
A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão ________, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos
O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. Depois disso, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa. O resultado do mapeamento e mensuração é a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função. O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. Depois disso, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa. O resultado do mapeamento e mensuração é a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função.
Instrumentos utilizados para mapeamento (identificação) das competências necessárias Análise documental; Entrevista; Grupo focal; Observação; Questionário;
mapeamento (identificação) das competências necessárias - Análise documental análise dos documentos que compõem o planejamento estratégico da organização (missão, visão de futuro, objetivos organizacionais etc.);
mapeamento (identificação) das competências necessárias - Entrevista Geralmente, é utilizada para analisar a percepção dos entrevistados com os dados apurados na análise documental, visando identificar as competências relevantes à organização.
mapeamento (identificação) das competências necessárias - Grupo focal quando nem o pesquisador nem os profissionais, objetos do estudo, dispõem de tempo para entrevistas individuais, alternativa é realizar uma entrevista coletiva, também denominada grupo focal (o entrevistador atua como moderador, estimulando e coordenando a discussão dos participantes).
mapeamento (identificação) das competências necessárias - Observação constitui um exame detalhado das competências relevantes ao trabalho de indivíduos e equipes.
mapeamento (identificação) das competências necessárias - Questionário técnica de pesquisa mais utilizada para realizar o mapeamento de competências relevantes a determinado contexto ou estratégia organizacional.
Instrumentos utilizados para mapeamento (identificação) das competências disponíveis na organização Podem-se utilizar testes, simulações, avaliação de desempenho (360 graus ou avaliação por múltiplas fontes) para certificar, dentro de determinada organização, as competências expressas pelas pessoas.
a gestão por competência refere-se a um processo contínuo, que se divide em etapas São seis etapas.
Etapa 1 definição da missão, visão de futuro e objetivos estratégicos, referindo-se a missão ao propósito principal ou à razão pela qual uma organização existe. A visão diz respeito ao estado futuro desejado pela organização, ou seja, aquilo que ela deseja ser em futuro próximo. Os objetivos estratégicos, por sua vez, representam os desígnios a atingir, isto é, a situação a ser buscada pela organização em dado período de tempo.
Etapa 2 em seguida, em razão dos objetivos estratégicos estabelecidos, é possível definir indicadores de desempenho no nível corporativo e metas.
Etapa 3 identificação das competências necessárias para concretizar o desempenho esperado.
Etapa 4 Diagnóstico ou mapeamento das competências organizacionais e humanas, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização. Identificar o gap, ou lacuna de conhecimentos, é fundamental.
Etapa 5 Planejamento de ações, captação e desenvolvimento de competências que permitam à organização minimizar essa lacuna. É fundamental realizar, periodicamente, o mapeamento e planejar a captação (por meio de recrutamento e seleção externa) e o desenvolvimento de competências (por meio da aprendizagem, seja ela individual, seja coletiva, natural ou induzida).
Etapa 6 acompanhamento e avaliação, que funcionam como mecanismos de feedback, ou retroalimentação, dentro de uma abordagem sistêmica, à medida que os resultados alcançados são comparados com aqueles que eram esperados.
Outra classificação Etapa 1: árvore do conhecimento (mapeamento das necessidades de conhecimento). Etapa 2: associação das necessidades de conhecimento aos processos. Etapa 3: mapeamento da disponibilidade de competências. Etapa 4: levantamento do fator de importância de cada processo. Etapa 5: análise comparativa entre o conhecimento disponível e o necessário (levantamento dos gaps e análises).
Ferramentas GPC A gestão por competência serve como modelo para a descrição e a análise de cargo, o recrutamento e a seleção, a avaliação de desempenho, a remuneração, o treinamento e o desenvolvimento
Descrição e análise de cargos Na descrição e na análise de cargos por competências, a vaga ou o cargo (posto de trabalho) é descrito de acordo com as competências necessárias na organização, individual ou coletivamente. Após o mapeamento de competências, é possível identificar quais são as competências necessárias para a realização de determinada atividade e, por consequência, os requisitos necessários de cada ocupante de determinado cargo ou função.
Seleção por competências Após um cargo ser descrito e analisado de acordo com as competências, é possível recrutar e selecionar o candidato utilizando técnicas baseadas em competências, que permitirão a análise das competências de cada candidato e a sua adequação à vaga.
Avaliação por competências A avaliação inicia-se pelo mapeamento, que permitirá a coleta de dados relativos às competências necessárias para o bom desempenho das atividades e o perfil do funcionário quanto a essas competências, categorizando-as em três blocos, Competências conceituais; técnicas; interpessoais
Competências conceituais Conhecimento e domínio de conceitos e teorias que embasam as técnicas;
Competências técnicas Domínio de métodos e ferramentas específicas para determinada área de trabalho;
Competências interpessoais Permitir que as pessoas comuniquem-se e interajam de forma eficaz. Atitudes e valores pessoais;
No modelo de gestão por competências, a avaliação é uma ferramenta que auxilia o funcionário a clarear para si mesmo e para a organização as competências que possui e as que terá de desenvolver ou incrementar. Esse processo deverá sempre estar alinhado às competências essenciais da própria organização. No modelo de gestão por competências, a avaliação é uma ferramenta que auxilia o funcionário a clarear para si mesmo e para a organização as competências que possui e as que terá de desenvolver ou incrementar. Esse processo deverá sempre estar alinhado às competências essenciais da própria organização.
A avaliação de desempenho por competências é um importante meio para identificar os potenciais dos funcionários, melhorar o desempenho da equipe e a qualidade das relações dos empregados e dos superiores e servir de estímulo nos esforços para alcançar resultados positivos e satisfatórios para o indivíduo e a organização. A avaliação de desempenho por competências é um importante meio para identificar os potenciais dos funcionários, melhorar o desempenho da equipe e a qualidade das relações dos empregados e dos superiores e servir de estímulo nos esforços para alcançar resultados positivos e satisfatórios para o indivíduo e a organização.
Treinamento e desenvolvimento por competências Baseado no resultado da avaliação por competências, será criado um plano de desenvolvimento para os colaboradores, cujo objetivo será aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada colaborador.
Remuneração por competências Remuneração por competências
a construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se, então, as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva em longo prazo a construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se, então, as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva em longo prazo
E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontrados em seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontrados em seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas
A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa
Ao contrário do modelo funcional, o sistema de gestão por competências baseia-se na ampla divulgação dos critérios definidos, de forma a servir como orientador das ações individuais Ao contrário do modelo funcional, o sistema de gestão por competências baseia-se na ampla divulgação dos critérios definidos, de forma a servir como orientador das ações individuais
As competências estão ligadas aos objetivos e às estratégias organizacionais, o que cria um escopo em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (inputs) a serem adquiridos. Dessa forma, não é qualquer novo conhecimento ou nova habilidade obtida que será valorizada e remunerada. E, além dos insumos, consideram-se, também, os retornos, as entregas efetivamente realizadas. A pessoa só é avaliada se tiver determinada competência e conseguir mostrar os resultados esperados pela organização As competências estão ligadas aos objetivos e às estratégias organizacionais, o que cria um escopo em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (inputs) a serem adquiridos. Dessa forma, não é qualquer novo conhecimento ou nova habilidade obtida que será valorizada e remunerada. E, além dos insumos, consideram-se, também, os retornos, as entregas efetivamente realizadas. A pessoa só é avaliada se tiver determinada competência e conseguir mostrar os resultados esperados pela organização
A gestão por competência serve como modelo para a implantação dos subsistemas de análise de cargo, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, desenvolvimento e remuneração baseados em competências. A gestão por competência serve como modelo para a implantação dos subsistemas de análise de cargo, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, desenvolvimento e remuneração baseados em competências.
Por se tratar de um processo contínuo, o alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas ao modelo de Gestão por Competências, de acordo com Brandão e Guimarães (2001), observe o seguinte fluxo Formulação estratégica; Mapeamento de competência; Captação de competências; Acompanhamento e avaliação; Retribuição;
Formulação estratégica Formulação da estratégia da organização, oportunidade em que são definidos sua missão, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos
Mapeamento de competências Diagnóstico ou mapeamento das competências, ou seja, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização.
Captação de competências Realiza-se a captação de competências por meio de planejamento de ações de recrutamento, seleção e desenvolvimento de competências por meio de ações de capacitação que permitam à organização minimizar os gaps de competência.
Acompanhamento e avaliação Avaliação de desempenho para apurar os resultados alcançados.
Retribuição Envolve reconhecer e premiar o bom desempenho e remuneração por competências, promovendo e remunerando adequadamente os funcionários, de acordo com o desempenho apresentado.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Liderança
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Gestão por Competências
alexrocksilva
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
santiagoamaral
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt