Gestão de Negócios Internacionais 1

Descripción

Tema 01 : Teorias do comércio internacional;
Mariana Sales
Fichas por Mariana Sales, actualizado hace más de 1 año
Mariana Sales
Creado por Mariana Sales hace más de 7 años
25
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Barreira Tarifarias (BNT) Medidas impostas pelo governo, mediante a fixação de tarifas aduaneiras. Ex: Imposto de importação e imposto de produtos industrializados.
Revolução Industrial Aconteceu no Reino Unido no séc. 18. * Máquinas a vapor *Revolução tecnológica *Revolução digital.
GATT - Acordo geral sobre tarifa e comércio ( 1947 ) * Industria * Agricultura * Serviços Deu origem a OMC, estabelece e regulamenta tarifas, fretes marítimos e problemas tarifários entre as nações. Reduziu a taxa de 35% para 6%
De 1950 á 1973 *PIB Mundial 4,8 *Comercio teve crescimento de 7,8
Politicas macroeconomicas Estuda e economia como um todo * Renda e Nível geral de preços * Produtos nacionais *Balanço de pagamento e Cambio *Emprego e Desempregos *Estoque de moeda e Taxa de juros
Restrições não tarifarias ( RNT ) Reduzir o fluxo de comercio internacional : * Quotas de importação * Licenciamento não automático * Exigência de certificados.
Países Emergentes Países subdesenvolvidos de industrialização tardia
Quais as vantagens de importar um produto que pode ser produzido no mercado domestico produzindo renda e emprego para o país? Isso vai depender dos custos para produção desse bem
Nas definições da politica do comércio exterior, quais produtos o país exportará e importará? Dependo dos custos e acordos feitos entre os países
Como são definidos os preços de equilíbrio do mercado mundial? quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas chama-se preço de equilíbrio; a quantidade de equilíbrio é aquela que iguala procura e oferta
Todos os países se beneficiam do comércio internacional? Sim, pois com a total produção de um bem ele pode produzir mais e exportar mais, haverá também um acordo onde ele venderá para aquele que está exportando dele.
Quais os impactos da distribuição de renda decorrentes do comercio internacional? Com as exportação o PIB mundial tende a aumentar
Princípios de vantagens comparativas - DAVID RICARDO ( 1817 ) Custo de Oportunidade. Custos relativos e mão de obra diferentes. Quando um país se especializa em uma determinada área pode lucrar mais com ela e com isso terá que impostar algum produto de outro país, gerando assim a vantagem sendo que o outro país acaba comprando dele o produto que ele se especializou.
Teoria Neoclássica de comércio internacional Heckscher-Ohlin e Paul Samuelson * Brasil e o resto do Mundo * Cada país apresenta dois bens: alimento e tecido * dois fatores de produção: Capital ( K ) e Trabalho ( L ) * Brasil abundancia em mão de obra e resto do mundo em capital * Concorrência perfeita - Ausência dos custos com transporte.
S. b. Linder Semelhança dos níveis de renda per capita dos países
Ciclo de vida do produto R. Vernon Processo tecnológico e as várias etapas de vida útil do produto. No nascimento, as vantagens comparativas - países desenvolvidos e na maturidade em países em desenvolvimento.
Final dos anos 1970 e inicio de 1980 - Mercados imperfeitos. Economias de escala e diferenciação dos produtos. Concorrência Monopolística e Teorias de Oligopólios.
Concorrência Monopolistica Muitas empresas vendendo produtos parecido mais não iguais. Ex: Filmes, livros e cds
Teorias de Oligopólio Poucos vendedores oferecem produtos similares ou iguais. Ex: Carros
Rodada do Uruguai Somente depois desse encontro, a agricultura e os serviços foram incorporados nas negociações para abertura do mercado mundial destes setores.
Arranjos Regionais Blocos Econômicos * APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. * ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático. * CARICOM – Mercado Comum e Comunidade do Caribe. * CEI – Comunidade dos Estados Independentes. * CAN – Comunidade Andina. * MCA – Mercado Comum Árabe. * MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. * NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte. * SADC – Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento. * UE – União Europeia.
Bric's Brasil Russia India China S - Africa do Sul Tem a intenção de virar um clube politico e converter o seu crescimento econômico em uma maior influencia geopolítica
Secretária de Comércio Exterior - SECEX Governo - Vem direcionar esforços para a criação de condições propicias de atuação do Brasil no comércio internacional.
Departamento de Comercio Exterior - DECEX É o órgão responsável pela operacionalização das políticas da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e completa, em 2010, 20 anos de história marcada por avanços, como a simplificação de procedimentos de exportação.
Departamento de Negociações Internacionais - DEINT Coordena os trabalhos de negociações internacionais brasileiras a qual o Brasil participa;
Departamento de Defesa Comercial - DECOM Coordena as atividades de combate ao comércio desleal às empresas e produtos brasileiros. O DECOM acompanha e supervisiona os processos instaurados no exterior contra empresas brasileiras, dando-lhes assistências e assessoria cabível.
Departamento de Planejamento Desenvolvimento do Comércio Exterior - DEPLA Coordena a políticas e programas aplicáveis ao comércio exterior. É um departamento que coleta, analisa e sistematiza os dados e informações estatísticas, de onde partem as propostas objetivando o desenvolvimento do comércio externo brasileiro.
Departamento de normas e Competitividade no Comércio Exterior DENOC Estão sob sua responsabilidade o estabelecimento de normas e procedimentos que tratam da operacionalização do comércio exterior brasileiro, a coordenação de ações referente aos acordos sobre facilitação ao comércio e sobre procedimentos de licenciamento de importação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), a coordenação dos agentes externos autorizados a processar operações de comércio exterior, bem como formular propostas para o aumento da competitividade internacional do produto brasileiro, entre outras atividades previstas.
Câmbio Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Por exemplo, quando um turista brasileiro vai viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe entrega (vende) a moeda estrangeira.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Inglés - Vocabulario Básico
maya velasquez
Ecuaciones de Segundo Grado
Diego Santos
Economía de la Empresa - Test de Selectividad
Virginia Vera
INGLES PRONOMBRES 73
Pedro Fernández
EXAMEN HISTORIA DE LA MUSICA
pipengue
EXAMENES UNAM
ROSA MARIA ARRIAGA
La tutoría
amarcita1116
Ecologia Humana
manuel ospina
PSICOLOGÍA JURÍDICA
johan enciso florez
Fases de la guerra
Salustiano Gutiérrez Baena