Revisão para Avaliação Integrada 9ºano

Descripción

Informações referentes ao conteúdo da Avaliação Integrada 9ºano
Marcos  Rogerio
Fichas por Marcos Rogerio, actualizado hace más de 1 año
Marcos  Rogerio
Creado por Marcos Rogerio hace más de 7 años
21
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Revisão para Avaliação Integrada 9ºano
Filósofo Auguste Comte Nasceu em 1798, em Montpellier, na França, e morreu em 1857. Foi secretário e colaborador de Saint-Simon, que contribuiu para o desenvolvimento de sua filosofia. Comte acreditava no caráter progressista da história e buscava a reorganização da sociedade,
Ideias de Comte Comte se opôs às filosofias metafísicas e a toda especulação teórica que não se baseasse na realidade. O termo “positivo” na filosofia desse pensador tem o significado de “real e preciso”, em oposição ao que é imaginário e vago.
A lei dos três estágios Comte considerava a lei dos três estágios a sua maior descoberta. Segundo o filósofo, a humanidade progressivamente passou por três momentos: o teológico, o metafísico e o positivo. (Conforme livro Encontro com a Filosofia página 37)
O último estágio de organização social O filósofo francês defendia que o capitalismo é a última etapa do desenvolvimento humano, na qual o homem atinge sua organização social definitiva. Os problemas surgidos nesse sistema poderiam ser resolvidos por meio do avanço da ciência e da indústria.
Filósofo Karl Marx Karl Marx nasceu em 1818, em Trier, na Alemanha, e morreu em 1883. Estudou direito e especializou-se em filosofia. Rompeu com a tradição idealista da filosofia alemã e desenvolveu o conceito de materialismo histórico. O pensamento de Marx exerceu influência sobre diversas áreas do conhecimento, como história, economia e ciência política.
ideias de Marx Para entender uma sociedade é preciso investigá-la, estudando como ela se organiza para produzir os bens de que necessita, como se desenvolvem as relações econômicas entre as pessoas – as relações de produção – e como o Estado se estrutura a partir dessas relações. A visão de todo esse conjunto permite compreender as condições históricas de determinada sociedade. ​
Trabalho e humanização O filósofo considerava o trabalho a principal atividade do ser humano. Por meio do trabalho, o homem modifica a natureza e cria produtos para o seu benefício. Ao mesmo tempo, ele se transforma, adquirindo as capacidades propriamente humanas.
O trabalho capitalista Em sua principal obra, O capital, Marx demonstrou que o trabalho nessa sociedade não era algo benéfico ao ser humano. Os trabalhadores, em vez de se humanizarem, embruteciam-se, deixando de planejar suas atividades e de ter consciência delas. Os operários apenas reproduziam movimentos que eram determinados pelos interesses dos capitalistas.
Para Marx, o trabalhador na sociedade capitalista tornou-se uma coisa, isto é, uma peça ou um elemento no processo produtivo. Pode-se dizer que o trabalhador se transformou em mercadoria. O proprietário da indústria comprava a força de trabalho e a utilizava como quisesse a fim de obter cada vez mais lucro.
Mais-valia: a exploração do trabalhador O trabalho excedente não pago ao trabalhador seria o lucro dos capitalistas. A diferença entre o valor do salário recebido pelo trabalhador e o valor das mercadorias produzidas pelo seu trabalho foi chamada por Marx de mais-valia.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Capitales Europeas
Diego Santos
Goya (1746-1828)
Joaquín Ruiz Abellán
ESTEQUIOMETRIA EN REACCIONES QUIMICAS
mabllynn
Japonés básico Lección 1
naichu-
Arquitectura Gótica
maya velasquez
Operaciones de cálculo en Excel
moni tds
Advanced English Final Exam (C1)
Paulo Cevallos
INGENIERÍA CIVÍL QUÍMICA
camila.bertiola
VOCABOLARIO ITALIANO L'HOTEL
claudiagarza
Músculos del Cuello
Javier Andrés Troncoso Bichara
Sistema óseo
Laura Mon