Elementos da narrativa

Descripción

Principais Protagonista Antagonista
Stheffany  Rodrigues De Aguiar
Fichas por Stheffany Rodrigues De Aguiar, actualizado hace más de 1 año
Stheffany  Rodrigues De Aguiar
Creado por Stheffany Rodrigues De Aguiar hace más de 7 años
8
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Personagens Principais: Protagonista: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e alguns casos pode existir mais de um.  Antagonista: é o personagem que traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja conquistar.  Exemplo: Protagonista – O assassino. Antagonista – A mulher que ele tinha que matar.
Personagens Secundários: É aquele que não é o protagonista ( personagem principal), ele faz parte do enredo, podendo aparecer várias ou poucas vezes no decorrer da história. Exemplo: A tia.
Espaço: O espaço se refere ao local onde se desenrola a ação. Pode ser físico (no colégio, no Brasil, na praça,…), social (características do ambiente social) e psicológico (vivências, pensamento e sentimentos do sujeito,…). Exemplo: Casa, sala e quarto.
Foco Narrativo: Narrador-Observador: Situado fora do enredo, o narrador dispõe de todas as informações sobre os personagens: do passado e do futuro, das suas emoções e dos seus pensamentos, daí ser chamado de onisciente. A narração é feita em terceira pessoa. – Narrador-Personagem: Dentro da narrativa, o narrador pode adotar o ponto de vista de um ou mais personagens. A narração é feita na primeira pessoa. Exemplo: Narrador-Personagem: O assasino.
Vozes: O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens. O discurso indireto livre é caracterizado por permitir que os acontecimentos sejam narrados em simultâneo, estando as falas das personagens direta e integralmente inseridas dentro do discurso do narrador. Exemplo: Discurso indireto.
Enredo Situação Inicial: É a estrutura narrativa, isto é, o desenrolar dos acontecimentos. Pode ser dividido em: – exposição: apresentação das personagens e localizações de tempo e espaço. – complicação: envolvimento das personagens, trama que gera conflito e tensão. Exemplo: Conflito: Quando a mulher começou a gritar.
Enredo Desenvolvimento: É – Clímax: o momento de maior tensão dramática, o conflito atinge um ápice. – Desfecho: consequências geradas depois da ocorrência do conflito. Exemplo: Climax: Quando ele viu que mandaram ele matar um anão e uma mulher. Desfecho: Ele perdeu o dinheiro por não ter matado o Davi e sua namorada, que seria ir contra o seu princípio.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Turma do Sítio do Pica-pau amarelo
Claudia Luisa Piva Plata
Nos bastidores da Disney
sharonkristie98
O Cortiço
gabsnvieira
Família NIAVA
niava.iat
Slides de Capitães da Areia
Sofia Perrone Miranda
O pequeno principe
Caroline Da Silv
Elementos da narrativa
Raissa Silva
Elementos da narrativa
Mariana Geschwandtner Germano
Viagem ao centro da terra
Antonio Monteiro
TEXTO DRAMÁTICO
Maria Manuel Ribeiro
Burrinho Pedrês
guilherme costa0563