Funções da Linguagem

Descripción

Flashcards sobre Funções da Linguagem.
Marilia Azevedo
Fichas por Marilia Azevedo, actualizado hace más de 1 año
Marilia Azevedo
Creado por Marilia Azevedo hace más de 7 años
43
2

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Função Poética É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Uma oração que se foge da forma padrão para ter caráter mais elaborado. Palavras usadas em sentido conotativo, ou figurado, utilização de figuras de linguagem. Tem, muitas vezes, objetivo de soar humorístico.
Função Fática Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Função Metalinguística A explicação do código/meio pelo próprio código/meio. Ex: um livro de gramática onde eu estou utilizando a gramática para explicar a mesma, ou uma poesia que fala sobre como escrever poemas. Em síntese, é algo que usa de si mesmo para se explicar.
Funções da Linguagem É o nome dado a recursos que utilizamos nas nossas formas de comunicação para explicar-las; explicar coisas que são feitas e se repetem quando nos comunicamos.
Função Referencial ou Denotativa É em terceira pessoa e oferece informação imparcial sobre algo ou alguém. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere. Específico e concreto. Ex: textos jornalísticos, receitas de bolo, frases que falam sobre outrem.
Função Expressiva ou Emotiva Em primeira pessoa e cujo o centro principal são os interesses, sentimentos e opiniões de quem fala. Apresentado, geralmente, com pontos de reticência ou exclamação. Ex: Eu gosto muito de bolo!
Função Apelativa ou Conativa Em segunda pessoa, seu principal personagem será o destinatário ao qual ela fala. Usa-se frases no imperativo e tenta-se influenciar o receptor. É comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa. Ex: "Mãe, você deveria me dar bolo", "Você já dormiu hoje?", assim como propagandas, comerciais e sermões.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
Tipos textuais
brunolorenzatto
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso