ECA- FlashCards Bloco I

Descripción

DIREITO INFÂNCIA E JUVENTUDE Fichas sobre ECA- FlashCards Bloco I, creado por Neury N el 29/07/2017.
Neury N
Fichas por Neury N, actualizado hace más de 1 año
Neury N
Creado por Neury N hace alrededor de 7 años
3
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
ECA é o nome dado a lei... Lei 8069 de 13 de julho de 1990
O ECA dispõe sobre... A proteção integral da criança e do adolescente.
Definição de criança, segundo o ECA... Pessoa até 12 anos de idade incompletos.
Definição de adolescente, segundo o ECA... Pessoa entre 12 e 18 anos.
O ECA se aplica apenas às crianças e adolescente? Não. Em casos expressos em lei, o ECA será aplicado às pessoas entre 18 e 21 anos.
Antecipação de maioridade e casamento antes dos 18 anos. Plena capacidade civil. Esses indivíduos são amparados pelo ECA? Sim. O ECA adota, para sua aplicação, critérios de natureza biológica (Cronologia). Idade.
Direitos da criança e do adolescente. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos inerentes a pessoa humana, sem prejuízo integral de que trata o ECA. Assegurando-se-lhes por lei ou por outros meios todas as oportunidades e facilidades para o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.
O ECA é aplicado à... Todas as crianças e adolescentes sem nenhum tipo de discriminação.
Família, comunidade, sociedade em geral e poder público têm o dever de assegurar com... Absoluta prioridade os direitos referentes a vida, saúde, alimentação, educação, profissionalização, esporte, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária.
A garantia de prioridade compreende... Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. Precedência no atendimento de serviços públicos ou de relevância pública. Preferência na formulação de políticas sociais públicas. Destinação privilegiada de recursos nas áreas de proteção à infância e juventude.
Crianças e adolescentes não serão vítimas de.... Negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Punidos na forma da lei qualquer atentado contra seus direitos fundamentais.
O que se deve levar em consideração para a interpretação do ECA? Seus fins sociais. As exigências do bem comum. Os direitos e deveres individuais e coletivos. A condição peculiar da criança e do adolescente como pessoa em desenvolvimento.
Proteção à via e a saúde... Mediante políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso em condições dignas de existência.
É assegurado à mulher... Acesso às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo.
É assegurado à gestante... Acesso a nutrição adequada, atenção humanizada e atendimento pré, peri e pós natal integral pelo SUS.
Incentivo ao aleitamento materno. As instituições, o poder público e os empregadores deverão assegurar condições adequadas para o aleitamento materno, inclusive para os filhos de mães privadas de liberdade.
Acesso integral às linhas de cuidado do SUS Para saúde da criança e do adolescente, sendo que aqueles portadores de deficiência devem ser atendidos sem discriminação ou segregação.
Profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância... Devem receber treinamento específico e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.
Suspeita ou confirmação de situações que envolvam castigo físico, tratamento cruel ou degradante e maus tratos. Obrigatória a comunicação ao conselho tutelar local sem prejuízo de outras providências legais.
Hospitais e demais estabelecimentos de saúde para atenção a gestantes e RNs Registro das atividades pelo prazo de 18 a. Identificação do RN por impressão plantar e digital e da digital materna além de outras formas de id normatizadas pela autoridade adm. competente. Exames para diagnóstico de anormalidades e orientação aos pais. Declaração de nascimento que conste as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato. Alojamento conjunto.
Gestantes e mães que manifestem interesse em entregar o filho para adoção... Devem ser obrigatoriamente encaminhadas a justiça da infância e juventude, sem nenhum constrangimento.
Crianças e adolescentes têm direito á liberdade, ao respeito e à dignidade como... Pessoas em processo de desenvolvimento. Sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na CF e nas leis.
Direito á liberdade. Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais. Opinião e expressão. Brincar, praticar esportes e divertir-se. Participar da vida familiar e comunitária sem discriminação. Participar da vida política na forma da lei. Buscar refúgio, auxílio e orientação.
Direito ao respeito. Inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral. Preservação da imagem e da identidade, da autonomia, dos valores e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
Castigo físico e tratamento cruel/degradante como forma de disciplina Expressamente proibido
Conceito de castigo físico. Natureza disciplinar. uso de força física. Resulta em sofrimento psíquico ou lesão.
Conceito tratamento cruel/ degradante Conduta ou forma cruel de tratar. Ameaçar gravemente. Humilhar. Ridicularizar
Medidas adotadas pelo conselho tutelar, conforme a gravidade do caso, sem prejuízo de outras providências legais. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de apoio a família. Encaminhamento para tratamento psiquiátrico ou psicológico. Encaminhamento para cursos ou programas de orientação. Obrigação de encaminhar a criança à tratamento especializado. Advertência.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Phrasal Verbs Ingles/español
alba mateos figueroa
INGENIERIA DE LAS TELECOMUNICACIONES
Alejandra Diaz Ibarra
"Formas de integrar TIC en un aula de clases"
Diana Peñailillo
Compás de 4/4
mariajesus camino
MATEMÁTICAS: ARITMÉTICA...
Ulises Yo
Las Ciencias Sociales
Ana Llorach
TECNICAS DE VENTAS
Mireya Meza Leal
MAPA SINOPTICO
pozeliza
USO DE HERRAMIENTAS DE DISEÑO AUTOCAD
mart cruzz
Historia Psicología Precientífica
María Angélica Mesa Ramirez
REPRODUCTION I
Nuria Prado Álvarez