A Primeira Guerra Mundial

Descripción

Fichas sobre A Primeira Guerra Mundial, creado por beea.souza12 el 05/06/2014.
beea.souza12
Fichas por beea.souza12, actualizado hace más de 1 año
beea.souza12
Creado por beea.souza12 hace alrededor de 10 años
126
6

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Introdução à Primeira Guerra Deslocamento do centro economico mundial. Indústrias químicas e automobilisticas nos EUA. Industrias bélicas alemãs surpreendentes.
Paz Armada Alemanha exigia nova divisão colonial. Inglaterra se militarizava rápido para se defender. Corrida armamentista para amedrontar o inimigo.
Consequências da paz armada Africa e Asia disputam pelo mercado das potencias europeias. nacionalismo fortalecido. capacidade destrutiva do homem ampliada. Nacionalistas glorificavam o conflito e justificavam a dominação de outros povos.
Alemanha (1870-1871) Unificação da Alemanha (Bismarck). Conversão em potencia internacional que perturbava o equilíbrio de poder na Europa. Nacionalistas pressionaram a militarização.
Guerra Franco-Prussiana França perdeu a Alsácia e a Lorena para a Alemanha. Nacionalistas francesas queriam uma guerra por desforra, porem havia uma inferioridade bélica.
Bismarck política exterior para manter a França isolada e sem aliados. A fim de manter a paz e as fronteiras alemãs, forjou a Tríplice Aliança (Áustria-Hungria / Itália)
A triplice Entente A França investe e manda armas à Russia e estabeleceram uma aliança. Acabou com o isolamento de bismarck. Junto com a Inglaterra, formaram a Tríplice Entente.
Os Bálcãs desmembramento do Império Turco-Otomano. As potencias Imperialistas criavam nacionalismo. Russia defendia o Pan-Eslavismo (unificar os eslavos balcânicos para ampliar sua influencia)
Os Bálcãs II Império Austro-Hungaro queria construir a ferrovia Berlim-Bagdá para ter acesso direto ao petroleo do Golfo Pérsico (havia hegemonia inglesa nessa área).
Os Bálcãs III A Sérvia queria a construção da Grande Sérvia. O império Austro-Húngaro anexou a Bósnia-Herzegovina, dificultando o projeto sérvio. A sérvia promoveu movimentos nacionalistas na região.
O Estopim da Guerra I O Arquiduque Francisco Ferdinando (austria) viajou a Saravejo (Bósnia) para anunciar uma monarquia tríplice (austro-húngaro-eslava), elevando a Bósnia-Herzegovina ao nivel da Austria
O estopim da Guerra II Um terrorista com o apoio da Mão Negra assassinou F. Ferdinando. A Austria usou o assassinato como pretexto para esmagar a Sérvia (com a aprovação da alemanha)
O Estopim da Guerra III A Austria apresentou à Servia um Ultimato exigindo a investigação do assassinato para ser respondido em 48 horas. A Russia, temia um plano Austro-alemão para dominar os bálcãs e resolveu apoiar os Sérvios. Com o apoio Frances, a russia proclamou a mobilização geral.
Declaração de Guerra. A Alemanha declarou guerra à Russia e à França. Quando as tropas alemãs através da bélgica rumo ao território francês, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, para impedir que ela se convertesse em "Dona da Europa"
A classe operária vai à guerra Os partidos socialistas dividiram-se sobre a participação na guerra. apoiaram as decisões dos governos de participar da guerra. internacionalismo. Os partidos russo, sérvio e húngaro mantiveram-se contra a guerra. Lênin - "A IIª Internacional está morta, vencida pelo oportunismo".
Plano Schlieffen (alemão) previa passar pela Bélgica(neutra) para fugir das defesas francesas e ocupar paris. Depois, as ferrovias alemãs conduziriam as tropas para enfrentar a Russia. Paris deveria ser tomada antes que a rússia pudesse invadir a alemanha.
Guerra de Trincheiras Era esperada uma guerra curta, porém durou 4 anos. os alemães A alemanha venceu inicialmente os franceses porem os russos invadiram a prússia oriental, obrigando os generais alemães e transferirem suas tropas do front francês.
Guerra de Trincheiras II A Itália (triplice aliança) manteve-se neutra até que sob a promessa de receber territórios austríacos entrou na guerra ao lado de franceses e ingleses. Os austriacos assumiram a ofensiva contra a Italia e os italianos retiraram-se desordenadamente
Entrada dos Estados Unidos I A Alemanha queria privar a Inglaterra de suprimentos e, como os EUA eram o principal fornecedor, viraram alvos. Os EUA temiam perder o mercado europeu caso a Alemanha dominasse o continente.
Entrada do Brasil O Brasil entrou na guerra com os EUA, porem numa posição secundária. cuidava de transporte e vigilancia dos mares, alimentação de tropas, envio de médicos e aviadores e apreensão de embarcações alemãs.
O Tratado de Brest-Litovsk A Rússia se retirou da guerra e negociou com a alemanha o tratado de brest-litovsk, pelo qual abriam mão da polônia, finlândia, estônia, letônia, lituânia, bielorússia e ucrânia. A revolução assustara as potencias capitalistas.
O Fim da guerra Os ingleses romperam as defesas alemãs. O exercito alemão temia que os aliados invadissem sua pátria e destruíssem sua reputação militar. O Kaiser abdicou e a nova republica alemã assinou um armistício encerrando o conflito.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Disputa contemporânea entre as concepções de mundo
Natane Garcia Santos
Idade coteporanea
Ana Clara Araújo
Inglés - Verbos Compuestos I (Phrasal Verbs)
Diego Santos
Los agentes de la economía
María Eugenia Méndez Piamba
Segunda Guerra Mundial
Fer Lopez Alonso
Segunda guerra mundial
Betshy
Mapa Mental Estructura gramatical presente simple inglés
JOWANI BELLO MELO
LEY 1/2000 ENJUICIAMIENTO CIVIL: "De los procesos matrimoniales y de menores" (II)
Miguel Angel del Rio
La desintegración del Renacimiento
amadis96
PIKTOCHART
jennifer reyes
FGM-3. REALES ORDENANZAS PARA LAS FUERZAS ARMADAS (I)
antonio del valle