Evolução das Políticas Públicas de Saúde

Descripción

Discussão sobre a evolução das políticas públicas de saúde
Hilton Soares
Fichas por Hilton Soares, actualizado hace más de 1 año
Hilton Soares
Creado por Hilton Soares hace casi 7 años
205
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Durante milhares e milhares de anos jaz incógnito e anônimo o gigantesco território brasileiro com suas florestas verde-escuras e sussurrantes, suas montanhas e seus rios e seu mar ritmicamente sonoro. A tardinha de 22 de abril de 1500, de repente aparecem no horizonte algumas velas brancas; caravelas bojudas e pesadas, com a vermelha cruz portuguesa em suas velas, aproximam-se da costa, e no dia seguinte chegam à praia desconhecida os primeiros escaleres. (Brasil, País do Futuro, Stefan Zweig)
Considerações Iniciais: 1 - O país sempre foi dirigido por uma elite conservadora muito presa a seus interesses e privilégios. 2 - O Brasil, mesmo sendo um país grande e diverso, seja pelo clima ou pela colonização e evolução econômica das diferentes regiões, tem sua história contada sob a ótica dos estados hegemônicos, o que dá uma falsa idéia de homogeneidade. As Políticas públicas de saúde compreendem um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado e têm como objetivo preservar a vida, bem maior de todos, promovendo a saúde e realizando a prevenção e cura das doenças.
As ações do Estado estão vinculadas aos interesses dominantes que, para evitar o acúmulo de tensões sociais, passam a contemplar, dentro de certos limites, determinadas necessidades das classes subalternas através das políticas públicas.
As políticas sociais implementadas pelo Estado visam amortecer os conflitos entre as diferentes classes da sociedade e diminuir as contradições internas do sistema capitalista. Na evolução, o processo social não se dá de forma linear e determinista. No estudo das políticas públicas, fatores devem ser considerados, como aspectos culturais, individuais, climáticos e epidemiológicos. As secas e as epidemias, por exemplo, alteraram os rumos das políticas públicas de saúde no Ceará.
A REVOLTA DA VACINA
O caráter centralizador e autoritário que emergiu da Revolução de 30 deu ao país, pela primeira vez, uma política nacional de saúde. Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, composto por dois departamentos nacionais, um de educação e outro de saúde
Nos estados, foram nomeados os ASSISTENTES TÉCNICOS DO GOVERNO FEDERAL, verdadeiros interventores no setor saúde. Os estados mais atrasados passaram a ter políticas de saúde mais efetivas.
Para evoluir nas políticas públicas de saúde, o Estado teve como foco, as experiências da Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos. A influência do sanitarismo americano passou a preponderar, quer como modelo de organização de serviços, como no caso dos Centros de Saúde, quer como agente financiador, como a criação do Serviço Nacional de Febre Amarela e o Serviço de Malária do Nordeste.
Em 1941, o já Departamento Nacional de Saúde de Assistência Médico-Social (1934), incorporou todos os serviços autônomos ligados à saúde pública, tornando-se a base do futuro Ministério da Saúde a ser criado em 1953. Durante a segunda guerra mundial, com financiamento norte-americano, foi criado o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), para combater a malária e a febre amarela, que exterminavam os trabalhadores que extraiam a borracha na Amazônia, sendo do interesse estratégico garantir esta produção.
PERCURSO PARA A SUA IMPLANTAÇÃO
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Mesopotamia y Egipto
irinavalin
Sub-Disciplinas de la Antropologia
Carlos Botero
La acentuación de diptongos, triptongos e hiatos
Elisa Tormo Guevara
INGENIERIA DE LAS TELECOMUNICACIONES
Alejandra Diaz Ibarra
Segunda guerra mundial
Betshy
Conditionals
martarodru99
Repaso Romano
Lina Arevalo
La conquista de América (llegada de los europeos en 1492)
no sé
PRESENT SIMPLE 1
Silvia Francisco Llorente
PRESENT SIMPLE 2 MULTIPLE CHOICE
Silvia Francisco Llorente
HISTORIA DE LA COMPUTADORA
SERGYO DAVID CALDERON QUINTERO