É uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia
ESTRUTURA
Introdução
Nota:
Geralmente constituída de um ou dois períodos curtos iniciais, onde se expressa a ideia principal.
Declaração Inicial
Nota:
Inicia-se o parágrafo com uma afirmação ou negação de alguma coisa que será, em seguida, justificada ou fundamentada.
Ex.:
Nota:
“É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.”
Definição
Nota:
Processo também quase que exclusivamente didático.
Ex.:
Nota:
“O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.”
Divisão
Nota:
Processo quase que exclusivamente didático
Ex.:
Nota:
"Dividimos o ensaio em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão>A introdução estabelece o objetivo e a ideia centra do ensaio, além de indicar como esta deia central sera desenvolvida. O desenvolvimento explana a ideia central enunciada na introdução. Fazem parte do desenvolvimento os parágrafos restantes, exceto o último. Este é ocupado pela conclusão, que retoma a ideia central expressa na introdução e resume a explanação feita sobre ela no desenvolvimento." (MORENO, Cláudio & GUEDES, Paulo Coimbra, Curso Básico de Redação.
Alusão Histórica
Nota:
Inicia-se o parágrafo, fazendo-se uma referência a um fato acontecido, real ou fictício, lendas, crendices.
Ex.:
Nota:
“Após a queda do muro de Berlim, acabaram os antagonismos leste-oeste, e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização . As fronteiras foram derrubadas, e a economia entrou e m rota acelerada de competição. Preparou-se o terreno para a construção da chamada aldeia global.” ( ANTONIO CARLOS VIANA)
Interrogação
Nota:
Inicia-se com uma pergunta que serve para despertar a atenção do leitor para o tema, sendo respondida ao longo da argumentação.
Ex.:
Nota:
“Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. (…)”
Desenvolvimento
Nota:
Corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que fundamentam ou esclarecem
Enumeração ou descrição de detalhes
Ex.:
Nota:
“A vida nas grandes cidades aumenta os índices de doença do coração. O tráfego intenso excessivos, as preocupações geradas pela pressa, o almoço corrido, o horário de entrar no trabalho, tudo isso abala as pessoas,produzindo o estresse que provoca os males cardíacos
Por Definição
Ex.:
Por Confronto
Ex.:
Por Analogia e comparação
Ex.:
Por Causas e consequências
Ex.:
Exemplo Específico
Ex.:
Fundamentação da proposição
Ex.:
Conclusão
Nota:
Nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
TIPOS
Dissertativo
Nota:
É estruturado a partir de uma ideia que normalmente é apresentada em sua introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão.
Narrativo
Nota:
Nesse tipo de parágrafo, há o predomínio dos verbos de ação que se referem a personagens, além de indicações de circunstâncias relativas ao fato: onde ele ocorreu, quando ocorreu, por que ocorreu, etc.
Descritivo
Nota:
Tem como ideia central um quadro ou fragmento daquilo que está sendo descrito, visto sob determinada perspectiva, num determinado momento.
Características
Nota:
- Predomínio de verbos de ligação;
- Emprego de adjetivos que caracterizam o que está sendo descrito;
- ocorrência de orações justapostas ou coordenadas.
Qual a função da divisão de um texto em parágrafo?
Nota:
Facilitar para quem escreve, a estruturação coerente do texto e de possibilitar, a quem lê, uma melhor compreensão do texto em sua totalidade.